“Homem-árvore” pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, o homem-árvore do Bangladesh

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como “Homem-árvore” devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis. 

Bajandar sofre de epidermodisplasia verruciforme, uma doença genética rara da qual se conhecem menos de meia dúzia de casos em todo o mundo, segundo a AFP.

Desde 2016, Bajandar foi submetido a 25 operações para eliminar as excrescências nas mãos e nos pés, que são semelhantes a ramificações de plantas ou cascas de árvores.

Embora os médicos tenham acreditado que o jovem do Bangladesh conseguisse superar a doença após as intervenções cirúrgicas, Bajandar acabou por piorar, tendo voltado ao hospital em janeiro com uma condição de saúde pior. Algumas verrugas tinham voltado a atingir centímetros de comprimento.

Em declarações à agência noticiosa AFP, o jovem de 28 anos disse não conseguir dormir à noite, nem ser capaz de “suportar mais dor”. “Pedi aos médicos que cortassem as minhas mãos para que eu pudesse pelo menos ter algum alívio”, explicou, dizendo ainda que queria procurar tratamentos no exterior, mas não que não tinha dinheiro para o fazer.

A mãe de Bajandar, Amina Bibi, apoia a vontade do filho, sustentando que com a amputação o jovem ficará, pelo menos “livre da dor”. Nas palavras de Bibi, o estado atual de Bajandar é “infernal”.

A cirurgiã plástica do Hospital da Escola de Medicina de Dhaka, Samanta Lal Sen, disse, contudo, que  uma equipa de sete médicos vai reunir para discutir a situação de Bajandar e vai optar pela “melhor solução” para o paciente.

Foi também este hospital que tratou uma menina do Bangladesh com a mesma doença em 2017. Embora os médicos tenham dito na altura que a cirurgia correu bem, o pai da menor revelou mais tarde que as excrescências voltaram a crescer num número ainda maior e que a família parou o tratamento e voltou à sua aldeia.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E não haverão médicos e generosidade num outro país onde se possa tentar remediar a situação deste ser humano?

RESPONDER

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …

Novo filme da saga Bond tem Agente 007 feminina

De acordo com jornais ingleses, o filme Bond 25 não terá um novo James Bond, mas sim uma nova Agente 007. No filme, que será uma homenagem ao legado de Roger Moore e de todos …