“Homem-árvore” pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, o homem-árvore do Bangladesh

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como “Homem-árvore” devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis. 

Bajandar sofre de epidermodisplasia verruciforme, uma doença genética rara da qual se conhecem menos de meia dúzia de casos em todo o mundo, segundo a AFP.

Desde 2016, Bajandar foi submetido a 25 operações para eliminar as excrescências nas mãos e nos pés, que são semelhantes a ramificações de plantas ou cascas de árvores.

Embora os médicos tenham acreditado que o jovem do Bangladesh conseguisse superar a doença após as intervenções cirúrgicas, Bajandar acabou por piorar, tendo voltado ao hospital em janeiro com uma condição de saúde pior. Algumas verrugas tinham voltado a atingir centímetros de comprimento.

Em declarações à agência noticiosa AFP, o jovem de 28 anos disse não conseguir dormir à noite, nem ser capaz de “suportar mais dor”. “Pedi aos médicos que cortassem as minhas mãos para que eu pudesse pelo menos ter algum alívio”, explicou, dizendo ainda que queria procurar tratamentos no exterior, mas não que não tinha dinheiro para o fazer.

A mãe de Bajandar, Amina Bibi, apoia a vontade do filho, sustentando que com a amputação o jovem ficará, pelo menos “livre da dor”. Nas palavras de Bibi, o estado atual de Bajandar é “infernal”.

A cirurgiã plástica do Hospital da Escola de Medicina de Dhaka, Samanta Lal Sen, disse, contudo, que  uma equipa de sete médicos vai reunir para discutir a situação de Bajandar e vai optar pela “melhor solução” para o paciente.

Foi também este hospital que tratou uma menina do Bangladesh com a mesma doença em 2017. Embora os médicos tenham dito na altura que a cirurgia correu bem, o pai da menor revelou mais tarde que as excrescências voltaram a crescer num número ainda maior e que a família parou o tratamento e voltou à sua aldeia.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E não haverão médicos e generosidade num outro país onde se possa tentar remediar a situação deste ser humano?

RESPONDER

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …

Portugal deverá perder dois milhões de habitantes até 2080

A população residente em Portugal poderá baixar dos atuais 10,3 milhões de habitantes para 8,2 milhões em 2080, de acordo com projeções do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgadas. Os mesmos dados indicam, porém, …