“Homem-árvore” pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, o homem-árvore do Bangladesh

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como “Homem-árvore” devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis. 

Bajandar sofre de epidermodisplasia verruciforme, uma doença genética rara da qual se conhecem menos de meia dúzia de casos em todo o mundo, segundo a AFP.

Desde 2016, Bajandar foi submetido a 25 operações para eliminar as excrescências nas mãos e nos pés, que são semelhantes a ramificações de plantas ou cascas de árvores.

Embora os médicos tenham acreditado que o jovem do Bangladesh conseguisse superar a doença após as intervenções cirúrgicas, Bajandar acabou por piorar, tendo voltado ao hospital em janeiro com uma condição de saúde pior. Algumas verrugas tinham voltado a atingir centímetros de comprimento.

Em declarações à agência noticiosa AFP, o jovem de 28 anos disse não conseguir dormir à noite, nem ser capaz de “suportar mais dor”. “Pedi aos médicos que cortassem as minhas mãos para que eu pudesse pelo menos ter algum alívio”, explicou, dizendo ainda que queria procurar tratamentos no exterior, mas não que não tinha dinheiro para o fazer.

A mãe de Bajandar, Amina Bibi, apoia a vontade do filho, sustentando que com a amputação o jovem ficará, pelo menos “livre da dor”. Nas palavras de Bibi, o estado atual de Bajandar é “infernal”.

A cirurgiã plástica do Hospital da Escola de Medicina de Dhaka, Samanta Lal Sen, disse, contudo, que  uma equipa de sete médicos vai reunir para discutir a situação de Bajandar e vai optar pela “melhor solução” para o paciente.

Foi também este hospital que tratou uma menina do Bangladesh com a mesma doença em 2017. Embora os médicos tenham dito na altura que a cirurgia correu bem, o pai da menor revelou mais tarde que as excrescências voltaram a crescer num número ainda maior e que a família parou o tratamento e voltou à sua aldeia.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E não haverão médicos e generosidade num outro país onde se possa tentar remediar a situação deste ser humano?

RESPONDER

Afinal, Vénus pode não ser tão semelhante à Terra como pensávamos

Uma nova investigação questiona a habitabilidade de Vénus, planeta que os cientistas consideram há pouco tempo numa outra investigação poder ter um clima habitável semelhante ao da Terra. De acordo com a nova investigação, cujos …

Há gelo no polo sul da Lua e pode ter muitas fontes

Um novo estudo sugere que o gelo encontrado na superfície lunar pode ter milhares de milhões de anos, além de ter surgido de diferentes fontes. O estudo, publicado recentemente na Icarus, sugere que a maioria do …

A Evolução mostra que podemos ser a única forma de vida inteligente no Universo

As reduzidas probabilidades que acompanham a nossa evolução ao longo da história podem ser uma pista que talvez sejamos a única forma de vida inteligente no Universo. Será que estamos sozinhos no Universo? Tudo se resume …

A China está a usar a educação como arma para controlar o Tibete

A China quer obrigar crianças tibetanas a abandonarem as escolas da região e mudarem-se para escolas chinesas. O objetivo, segundo uma especialista, é "tirar o tibetano da criança". A batalha geopolítica entre a China e o …

Revelada explosão violenta no coração de um sistema que alberga um buraco negro

Uma equipa de astrónomos, liderada pela Universidade de Southampton, usou câmaras de última geração para criar um filme com alta taxa de quadros de um sistema com um buraco negro em crescimento e a um …

"É altura de dizer basta". Sporting corta com as claques

O Sporting rescindiu “com efeitos imediatos” os protocolos que celebrou em 31 de julho com a Associação Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI – Associação, anunciou hoje o clube, devido à “escalada de …

Poluição atmosférica associada a abortos espontâneos

Elevados níveis de poluição atmosférica foram associados a abortos espontâneos num estudo feito com mulheres grávidas a viver e trabalhar em Beijing, na China. A China é um dos países que mais sofre com a poluição …

Empresas espanholas dominam obras públicas na ferrovia

As empresas espanholas dominam as obras públicas na ferrovia em Portugal, ascendendo a sua quota a 70%, avança o Expresso na sua edição deste sábado. Para presidente da Associação de Empresas de Construção e Obras …

Cada vez mais mulheres denunciam abusos médicos durante o parto

Um número crescente de mulheres tem vindo a denunciar casos de abuso durante o trabalho de parto. No entanto, pouco está a ser feito para mudar isto. Durante o parto, as mulheres ficam numa posição vulnerável …

Já podemos explorar "Melckmeyd", naufrágio holandês do século XVII

Nas profundezas do Oceano Atlântico, perto da costa da Islândia, encontram-se os destroços de um navio holandês que afundou há 360 anos, no qual agora podemos "mergulhar" graças a uma experiência de realidade virtual. Quando a …