Menina de 10 anos pode ser primeira mulher a sofrer do síndrome “homem-árvore”

Uma menina de dez anos, natural do Bangladesh, pode ser o primeiro caso do síndrome do “homem-árvore” no feminino. Esta doença caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas protuberâncias no corpo que parecem ramos de árvores.

Sahana Khatun, de dez anos, está a ser observada no Hospital Universitário de Daca, a capital do Bangladesh, e os médicos ainda não têm um diagnóstico definitivo.

Mas tudo aponta para que a menina seja a primeira mulher a sofrer da rara condição genética que é conhecida cientificamente como epidermodisplasia verruciforme, ou displasia Lewandowsky–Lutz.

“Acreditamos que ela é a primeira mulher” a sofrer do síndrome, destaca a directora da unidade de cirurgia plástica do Hospital de Daca, Samanta Lal Sen, citada pelo jornal britânico The Guardian.

Esta disfunção é extremamente rara e só são conhecidos outros quatro casos, em todo o mundo, e todos envolvendo homens, destaca o também diário britânico The Telegraph.

O caso mais conhecido é o de Abul Bajandar, o “homem árvore” cujas impressionantes verrugas desde os 15 anos lhe cobrem as mãos e pés. Bajandar foi recentemente operado.

Sahana, o único caso conhecido a afectar uma mulher, tem no rosto pequenas protuberâncias que se assemelham a ramos de árvore e os médicos referem que parece apresentar uma versão mais “suave” da doença.

O pai, Mohammad Shahjahan, um agricultor pobre de uma zona rural no norte do Bangladesh, explica que os primeiros rebentos nasceram na cara da filha há cerca de 4 meses.

Somos muito pobres. A minha filha perdeu a mãe quando tinha apenas seis anos. Espero sinceramente, que os médicos consigam remover os troncos da cara bonita da minha filha”, desabafa, citado pelo The Guardian.

O mesmo Hospital Universitário de Daca tem tratado de outro cidadão do Bangladesh que padece da disfunção genética. Abul Bajandar, de 27 anos, já foi sujeito a 16 cirurgias para a remoção de “troncos” enormes das mãos e das pernas, sublinha o dito jornal, notando que alguns tinham cinco quilos cada.

“A cura de Bajandar foi um marco extraordinário na história da ciência da medicina”, atesta Samanta Lal Sen, notando que as mãos e pés do paciente “estão quase bem”.

“Ele terá alta dentro de 30 dias, depois de mais algumas cirurgias menores para aperfeiçoar a forma das suas mãos”, explica a directora do Hospital de Daca.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Arrepiante observar isto, espero que esta linda menina tenha a sorte de alguém se ocupar do seu caso e que consiga ser operada para que a sua beleza natural lhe seja restituída e a paz também.

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …