Menina de 10 anos pode ser primeira mulher a sofrer do síndrome “homem-árvore”

Uma menina de dez anos, natural do Bangladesh, pode ser o primeiro caso do síndrome do “homem-árvore” no feminino. Esta doença caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas protuberâncias no corpo que parecem ramos de árvores.

Sahana Khatun, de dez anos, está a ser observada no Hospital Universitário de Daca, a capital do Bangladesh, e os médicos ainda não têm um diagnóstico definitivo.

Mas tudo aponta para que a menina seja a primeira mulher a sofrer da rara condição genética que é conhecida cientificamente como epidermodisplasia verruciforme, ou displasia Lewandowsky–Lutz.

“Acreditamos que ela é a primeira mulher” a sofrer do síndrome, destaca a directora da unidade de cirurgia plástica do Hospital de Daca, Samanta Lal Sen, citada pelo jornal britânico The Guardian.

Esta disfunção é extremamente rara e só são conhecidos outros quatro casos, em todo o mundo, e todos envolvendo homens, destaca o também diário britânico The Telegraph.

O caso mais conhecido é o de Abul Bajandar, o “homem árvore” cujas impressionantes verrugas desde os 15 anos lhe cobrem as mãos e pés. Bajandar foi recentemente operado.

Sahana, o único caso conhecido a afectar uma mulher, tem no rosto pequenas protuberâncias que se assemelham a ramos de árvore e os médicos referem que parece apresentar uma versão mais “suave” da doença.

O pai, Mohammad Shahjahan, um agricultor pobre de uma zona rural no norte do Bangladesh, explica que os primeiros rebentos nasceram na cara da filha há cerca de 4 meses.

Somos muito pobres. A minha filha perdeu a mãe quando tinha apenas seis anos. Espero sinceramente, que os médicos consigam remover os troncos da cara bonita da minha filha”, desabafa, citado pelo The Guardian.

O mesmo Hospital Universitário de Daca tem tratado de outro cidadão do Bangladesh que padece da disfunção genética. Abul Bajandar, de 27 anos, já foi sujeito a 16 cirurgias para a remoção de “troncos” enormes das mãos e das pernas, sublinha o dito jornal, notando que alguns tinham cinco quilos cada.

“A cura de Bajandar foi um marco extraordinário na história da ciência da medicina”, atesta Samanta Lal Sen, notando que as mãos e pés do paciente “estão quase bem”.

“Ele terá alta dentro de 30 dias, depois de mais algumas cirurgias menores para aperfeiçoar a forma das suas mãos”, explica a directora do Hospital de Daca.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Arrepiante observar isto, espero que esta linda menina tenha a sorte de alguém se ocupar do seu caso e que consiga ser operada para que a sua beleza natural lhe seja restituída e a paz também.

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …