Menina de 10 anos pode ser primeira mulher a sofrer do síndrome “homem-árvore”

Uma menina de dez anos, natural do Bangladesh, pode ser o primeiro caso do síndrome do “homem-árvore” no feminino. Esta doença caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas protuberâncias no corpo que parecem ramos de árvores.

Sahana Khatun, de dez anos, está a ser observada no Hospital Universitário de Daca, a capital do Bangladesh, e os médicos ainda não têm um diagnóstico definitivo.

Mas tudo aponta para que a menina seja a primeira mulher a sofrer da rara condição genética que é conhecida cientificamente como epidermodisplasia verruciforme, ou displasia Lewandowsky–Lutz.

“Acreditamos que ela é a primeira mulher” a sofrer do síndrome, destaca a directora da unidade de cirurgia plástica do Hospital de Daca, Samanta Lal Sen, citada pelo jornal britânico The Guardian.

Esta disfunção é extremamente rara e só são conhecidos outros quatro casos, em todo o mundo, e todos envolvendo homens, destaca o também diário britânico The Telegraph.

O caso mais conhecido é o de Abul Bajandar, o “homem árvore” cujas impressionantes verrugas desde os 15 anos lhe cobrem as mãos e pés. Bajandar foi recentemente operado.

Sahana, o único caso conhecido a afectar uma mulher, tem no rosto pequenas protuberâncias que se assemelham a ramos de árvore e os médicos referem que parece apresentar uma versão mais “suave” da doença.

O pai, Mohammad Shahjahan, um agricultor pobre de uma zona rural no norte do Bangladesh, explica que os primeiros rebentos nasceram na cara da filha há cerca de 4 meses.

Somos muito pobres. A minha filha perdeu a mãe quando tinha apenas seis anos. Espero sinceramente, que os médicos consigam remover os troncos da cara bonita da minha filha”, desabafa, citado pelo The Guardian.

O mesmo Hospital Universitário de Daca tem tratado de outro cidadão do Bangladesh que padece da disfunção genética. Abul Bajandar, de 27 anos, já foi sujeito a 16 cirurgias para a remoção de “troncos” enormes das mãos e das pernas, sublinha o dito jornal, notando que alguns tinham cinco quilos cada.

“A cura de Bajandar foi um marco extraordinário na história da ciência da medicina”, atesta Samanta Lal Sen, notando que as mãos e pés do paciente “estão quase bem”.

“Ele terá alta dentro de 30 dias, depois de mais algumas cirurgias menores para aperfeiçoar a forma das suas mãos”, explica a directora do Hospital de Daca.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Arrepiante observar isto, espero que esta linda menina tenha a sorte de alguém se ocupar do seu caso e que consiga ser operada para que a sua beleza natural lhe seja restituída e a paz também.

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …