O “homem-árvore” foi operado e correu melhor que o esperado

Abul Bajandar, conhecido como o “homem árvore” devido às impressionantes verrugas que cresceram nas suas mãos, submeteu-se a uma operação para limpar parte delas – e não conseguiu conter as lágrimas quando lhe disseram que a operação tinha sido um sucesso.

Abul Bajandar sofre de uma doença rara, chamada “epidermodysplasia verruciformis”, que desde os 15 anos lhe cobre as mãos e pés com uma enorme camada de verrugas parecidas com as raízes de árvores – fenómeno que lhe trouxe a alcunha de “homem-árvore”.

A cirurgia decorreu no hospital público de Dhaka, o maior do Bangladesh.

Um sucesso”, disse um dos cirurgiões. O plano inicial era recuperar 60% da mão direita de Abul, intervindo nos dedos polegar e indicador.

Mas o cenário foi tão favorável, que, em duas horas, acabaram por intervir nos cinco dedos e retirar 80% das verrugas.

“Tínhamos a intenção de libertar apenas os dedos polegar e indicador da mão direita, que eram os menos afectados pela doença, e que lhe dariam uns 60% de mobilidade“, contou ao El Pais o professor Byapari, um dos cirurgiões responsáveis pela operação.

“Mas decidimos continuar, porque as condições eram boas, e afinal acabámos por conseguir libertar cerca de 80% da mão, incluindo cinco dedos”, acrescentou o médico.

(dr) Zigor Aldama / El Pais

O jovem Abul Bajadar, antes da cirurgia.

Rodeada de jornalistas, a mãe de Abul Bajandar não escondeu a emoção, quando soube que tudo tinha corrido bem. O filho tem agora uma esperança concreta de ter uma vida nova.

“Não tenho mais palavras de agradecimento ao governo do Bangladesh. O meu filho vai recuperar a mobilidade, vai poder procurar trabalho”, diz a senhora, visivelmente emocionada.

Boas notícias, num país onde elas não abundam.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Para ouvir a nova música dos Pearl Jam tem de apontar o telemóvel para a Lua

A banda de rock norte-americana Pearl Jam está empenhada em usar as tecnologias ao serviço da criatividade e da promoção do novo disco, que vai ser lançado no dia 27 de março. Uma semana antes do …

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …