O “homem-árvore” foi operado e correu melhor que o esperado

Abul Bajandar, conhecido como o “homem árvore” devido às impressionantes verrugas que cresceram nas suas mãos, submeteu-se a uma operação para limpar parte delas – e não conseguiu conter as lágrimas quando lhe disseram que a operação tinha sido um sucesso.

Abul Bajandar sofre de uma doença rara, chamada “epidermodysplasia verruciformis”, que desde os 15 anos lhe cobre as mãos e pés com uma enorme camada de verrugas parecidas com as raízes de árvores – fenómeno que lhe trouxe a alcunha de “homem-árvore”.

A cirurgia decorreu no hospital público de Dhaka, o maior do Bangladesh.

Um sucesso”, disse um dos cirurgiões. O plano inicial era recuperar 60% da mão direita de Abul, intervindo nos dedos polegar e indicador.

Mas o cenário foi tão favorável, que, em duas horas, acabaram por intervir nos cinco dedos e retirar 80% das verrugas.

“Tínhamos a intenção de libertar apenas os dedos polegar e indicador da mão direita, que eram os menos afectados pela doença, e que lhe dariam uns 60% de mobilidade“, contou ao El Pais o professor Byapari, um dos cirurgiões responsáveis pela operação.

“Mas decidimos continuar, porque as condições eram boas, e afinal acabámos por conseguir libertar cerca de 80% da mão, incluindo cinco dedos”, acrescentou o médico.

(dr) Zigor Aldama / El Pais

O jovem Abul Bajadar, antes da cirurgia.

Rodeada de jornalistas, a mãe de Abul Bajandar não escondeu a emoção, quando soube que tudo tinha corrido bem. O filho tem agora uma esperança concreta de ter uma vida nova.

“Não tenho mais palavras de agradecimento ao governo do Bangladesh. O meu filho vai recuperar a mobilidade, vai poder procurar trabalho”, diz a senhora, visivelmente emocionada.

Boas notícias, num país onde elas não abundam.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …

Deputado Lobo d'Ávila abre portas ao futuro no CDS. "Não digo não" ao partido

O ex-deputado Filipe Lobo d'Ávila afirmou que não afasta a possibilidade de se candidatar à liderança do CDS. O potencial candidato à sucessão de Assunção Cristas indicou que a estratégia do partido, nos últimos anos, …