/

Polícia catalã abate homem que invadiu esquadra a gritar “Alá é grande”

8

Andreu Dalmau / EPA

O homem de 29 anos, de origem argelina, foi abatido, na manhã desta segunda-feira, depois de ter tentado invadir uma esquadra catalã armado com uma faca e a gritar “Allahu Akbar”.

Segundo o El País, os Mossos d’Esquadra abateram, esta segunda-feira, um homem armado com uma faca que tentou invadir a esquadra de Cornellà de Llobregat, em Barcelona, gritando “Allahu Akbar” (“Alá é grande”).

O homem de origem argelina, Abdelouahab Taib, aproximou-se da entrada do edifício policial “com intenção de atacar os agentes”, de acordo com a informação disponibilizada pela polícia catalã na sua conta do Twitter.

Fontes policiais asseguram que o agente que estava na receção não estava sozinho quando o homem tentou invadir o edifício, acrescentando que os agentes tentaram controlar o ataque antes de disparar e abater o atacante.

O jornal escreve ainda que o homem tinha 29 anos e que residia a cerca de 150 metros da esquadra. A Audiência Nacional já assumiu a investigação deste incidente e fontes policiais afirmam, para já, que o atacante não constava dos suspeitos de terrorismo do país.

De acordo com os vizinhos, o homem morava naquela zona há cerca de dois anos, tendo iniciado uma relação com uma mulher de nacionalidade espanhola, que se converteu ao Islão depois de o conhecer.

A mulher, que tem duas filhas fruto de uma relação anterior e que estão de férias com o pai, foi levada pelas autoridades para ser interrogada sobre o sucedido. O casal tinha iniciado há uma semana o processo de divórcio.

Numa conferência de imprensa esta manhã, o comissário dos Mossos d’Esquadra, Rafael Comes, disse que o atacante, armado de uma faca, gritou “Alá” e outras palavras que os polícias não compreenderam.

Segundo o comissário, o atacante lançou-se na direção de um agente, demonstrando uma vontade “claramente homicida”, e a polícia regional está a tratar o ataque como um “atentado terrorista”.

Seguindo o comissário, a porta de segurança da esquadra estava fechada no momento do ataque, mas o suspeito tocou repetidamente para entrar e falou com os agentes através de um intercomunicador. Depois de decidirem deixá-lo entrar, o atacante sacou uma “faca grande” e arremeteu contra os agentes.

Comes disse que a polícia está a investigá-lo e que aguarda um mandado judicial para fazer buscas no apartamento em que residia.

Há apenas três dias, cumpriu-se o primeiro aniversário dos atentados terroristas nas Ramblas, em Barcelona, e em Cambrils, Tarragona, que fizeram 16 mortos e mais de 150 feridos. O responsável disse que não há qualquer indício, até ao momento, de que o ataque desta segunda-feira esteja relacionado com estes atentados.

ZAP // Lusa

8 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.