Polícia catalã abate homem que invadiu esquadra a gritar “Alá é grande”

Andreu Dalmau / EPA

O homem de 29 anos, de origem argelina, foi abatido, na manhã desta segunda-feira, depois de ter tentado invadir uma esquadra catalã armado com uma faca e a gritar “Allahu Akbar”.

Segundo o El País, os Mossos d’Esquadra abateram, esta segunda-feira, um homem armado com uma faca que tentou invadir a esquadra de Cornellà de Llobregat, em Barcelona, gritando “Allahu Akbar” (“Alá é grande”).

O homem de origem argelina, Abdelouahab Taib, aproximou-se da entrada do edifício policial “com intenção de atacar os agentes”, de acordo com a informação disponibilizada pela polícia catalã na sua conta do Twitter.

Fontes policiais asseguram que o agente que estava na receção não estava sozinho quando o homem tentou invadir o edifício, acrescentando que os agentes tentaram controlar o ataque antes de disparar e abater o atacante.

O jornal escreve ainda que o homem tinha 29 anos e que residia a cerca de 150 metros da esquadra. A Audiência Nacional já assumiu a investigação deste incidente e fontes policiais afirmam, para já, que o atacante não constava dos suspeitos de terrorismo do país.

De acordo com os vizinhos, o homem morava naquela zona há cerca de dois anos, tendo iniciado uma relação com uma mulher de nacionalidade espanhola, que se converteu ao Islão depois de o conhecer.

A mulher, que tem duas filhas fruto de uma relação anterior e que estão de férias com o pai, foi levada pelas autoridades para ser interrogada sobre o sucedido. O casal tinha iniciado há uma semana o processo de divórcio.

Numa conferência de imprensa esta manhã, o comissário dos Mossos d’Esquadra, Rafael Comes, disse que o atacante, armado de uma faca, gritou “Alá” e outras palavras que os polícias não compreenderam.

Segundo o comissário, o atacante lançou-se na direção de um agente, demonstrando uma vontade “claramente homicida”, e a polícia regional está a tratar o ataque como um “atentado terrorista”.

Seguindo o comissário, a porta de segurança da esquadra estava fechada no momento do ataque, mas o suspeito tocou repetidamente para entrar e falou com os agentes através de um intercomunicador. Depois de decidirem deixá-lo entrar, o atacante sacou uma “faca grande” e arremeteu contra os agentes.

Comes disse que a polícia está a investigá-lo e que aguarda um mandado judicial para fazer buscas no apartamento em que residia.

Há apenas três dias, cumpriu-se o primeiro aniversário dos atentados terroristas nas Ramblas, em Barcelona, e em Cambrils, Tarragona, que fizeram 16 mortos e mais de 150 feridos. O responsável disse que não há qualquer indício, até ao momento, de que o ataque desta segunda-feira esteja relacionado com estes atentados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo. Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar …

Mona Lisa de cubos mágicos vendida em leilão por 480 mil euros

"Rubik Mona Lisa", uma Mona Lisa feita com quase 300 cubos mágicos, foi vendida em leilão, este domingo, por 480.200 euros. A obra é da autoria do artista francês Invader. A obra de arte, que se …

Cientistas utilizam IA para criar antibiótico que mata até as bactérias mais resistentes

Investigadores norte-americanos utilizaram mecanismos de inteligência artificial para criar um poderoso, capaz de matar algumas das bactérias resistentes mais perigosas do mundo. Segundo informou o Guardian, este fármaco atua de maneira diferente dos antibacterianos existentes, tendo …

Mulheres que assinaram acordos de sigilo vão poder falar sobre comportamento de Bloomberg, garantiu o empresário

Após uma extensa repercussão sobre os acordos de confidencialidade da sua empresa, que impedem as funcionárias de falar sobre as alegações de assédio no local de trabalho, Michael Bloomberg tentou inverter o curso da polémica. "A …

Nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado

O nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado na próxima sexta-feira. PSD e BE mostram-se contra a sua nomeação. Os deputados do PSD “não estão confortáveis” com a proposta do PS …

Amazon está a remover produtos que promovem a cura contra o coronavírus

A Amazon está a retirar os produtos que alegam "matar" o coronavírus e a avisar os utilizadores da desinformação em torno deste tema. Há empresas e vendedores a aproveitarem-se do mediatismo do coronavírus e a promover …

Autoridades revelam que atropelamento em desfile de Carnaval foi intencional

O atropelamento de pelo menos 15 pessoas num desfile de carnaval hoje em Volkmarsen, no centro da Alemanha, foi intencional, segundo a polícia, que não confirmou a hipótese de atentado. Henning Hinn, da diretoria de polícia …