Hitler abraçou uma menina judia. 85 anos depois, a foto foi a leilão

(dr) Alexander Historical Auctions

Adolf Hitler abraça Rosa Bernile Nienau, então com 6 anos

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazi ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por mais de 10 mil euros.

Uma fotografia de Adolf Hitler a abraçar uma menina de origem judaica foi esta semana vendida em leilão por 11.520 dólares — cerca de 10 mil euros.

Segundo o The Washington Post, a imagem a preto e branco, feita pelo fotógrafo pessoal do ditador, Heinrich Hoffmann, tem uma dedicatória de Hitler, em tinta azul escura. A imagem retrata-o a sorrir enquanto abraça Rosa Bernile Nienau, então com 6 anos, em 1933 em Berghof, o seu retiro nas montanhas. “À querida e apreciada Rosa Nienau. Adolf Hitler, Munique, 16 de junho de 1933“, diz a inscrição.

O jornal explica que a imagem foi usada como propaganda, numa altura em que o líder nazi era apresentado ao mundo como uma figura gentil e simpática.

Na passada terça-feira, a casa de leilões Alexander Historical Auctions, da cidade de Chesapeake, no estado norte-americano de Maryland, leiloou a foto. Ninguém sabe de que forma a imagem chegou à posse da casa de leilões, nem a identidade do seu comprador  foi revelada.

A casa de leilões revelou que, segundo as suas pesquisas, Hitler soube da origem judaica da menina, mas optou por ignorá-la. A menina, que tinha cerca de 6 anos de idade quando a foto foi tirada, tinha uma avó judia — o que, segundo as leis nazis, fazia com que a menina fosse “um quarto judia”.

Segundo a casa de leilões, Rosa terá visitado Hitler com a mãe, para celebrar o aniversário do ditador, e provavelmente terá sido escolhida para o conhecer por terem nascido no mesmo dia, 20 de abril. Hitler e a menina terão criado uma ligação, tendo-se encontrado várias vezes e trocado correspondência durante cinco anos, até 1938.

De acordo com o livro Hitler’s Alpine Headquarters, de James Wilson, um dos assistentes de Hitler descobriu as raízes judias da jovem e proibiu-a de visitar o retiro.

Após algum tempo, Hitler, que não tinha sido informado desta proibição, perguntou o que tinha acontecido à sua criança favorita – descobrindo que Rosa tinha sido proibida de  o visitar. Segundo o livro, Hitler não ficou nada satisfeito com o facto.

Após a ascensão de Hitler e dos nazis ao poder, os judeus começaram a ser perseguidos. A chamada “Noite dos Cristais”, em 1938, marcou o início do Holocausto, que resultou na morte de seis milhões de judeus. Rosa Nienau morreu de poliomelite em 1943, dez anos depois do encontro com o ditador nazi.

Esta não foi a primeira vez que a casa de leilões de Maryland negociou objectos ligados a Adof Hitler. Em fevereiro de 2017, o telefone vermelho do ditador nazi, apresentado como a “arma mais destrutiva” da história, foi vendido em leilão por 243 mil dólares.

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Qualquer um que saiba de história sabe que Hitler foi atrás dos judeus porque eram a desculpa fácil para justificar a pobreza e desemprego. Os judeus eram o top 1% que detinham a riqueza e o controlo do poder financeiro, os socialistas nazis foram atrás do dinheiro dos mesmos. Caso fossem pobres os judeus tinham sido deixados em paz

    • Não, não é “nem mais”. O Nazismo xenófobo de socialista só tinha o nome porque estava na moda tudo o que soasse a Marx, mas que nunca nada fez no sentido de redistribuição de riqueza ou da eliminação das classes sociais. Mas na realidade o Nazismo foi desde o início inspirado no Fascismo Italiano e Hitler era grande admirador de Mussolini. Dois palhaços que na sua linguagem corporal e discurso de louco furioso, só lembram o Trump.

      Claro que pode ter dado muito jeito ficar com a riqueza dos Judeus. A Suiça que o diga! Mas Hitler perseguiu e chacinou inúmeras outras raças: Ciganos, Polacos, Afro-Germânicos, homossexuais, testemunhas de jeová, prisioneiros de guerra soviéticos e quaisquer pessoas com invalidez ou deficiência.

      A motivação do genocídio Nazi, está longe de ter sido só económico-financeira. Aliás isso era apenas uma consequência bem-vinda. Um juntar do útil ao agradável, por assim dizer.

      • Entre os 25 pontos do Programa Nacional-Socialista adoptado em 1920 encontrava-se a reforma agrária e a nacionalização de alguns indústrias.

        Dentro do Partido Nazi havia uma corrente mais pró-capitalista (Hermann Göring e Heinrich Himmler, por ex.) e outra mais pró-socialista (Joseph Goebbels, por ex.). Otto Strasser foi um membro destacado que abandonou o partido porque acreditava que Hitler tinha traído os objectivos socialistas ao abraçar o capitalismo.

        Por isso, não é descabido apelidar de “socialista” o Partido Nazi.

        • Ou, dito de outra forma, o Partido Nazi viria, com o tempo, a afastar-se do socialismo tanto quanto o português Partido Socialista viria também a afastar-se do socialismo (tendo este tornado-se num partido social-democrata).

          Isto para dizer que os nomes frequentemente não correspondem à prática real. Quem não se lembra da República “Democrática” Alemã, ou a República “Democrática” Popular da Coreia do Norte…

  2. Com vários comentários acerca de democracia e socialismo e bla bla bla, qual é a democracia que seja verdadeiramente democrática, que tipo de democracia nos é imposta? Quais as opções que temos no nosso país à excepção de pagarmos eternamente por tudo o que supostamente é “nosso”? Tudo fica muito lindo e floreado na teoria, na prática dói mais!

  3. Que notícia tão conveniente para alguns descendentes ideológicos da besta…
    Ele tão depressa dava um beijo nojento e cínico como de imediato a mandava para a câmara de gás!!!

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …