Hitler abraçou uma menina judia. 85 anos depois, a foto foi a leilão

(dr) Alexander Historical Auctions

Adolf Hitler abraça Rosa Bernile Nienau, então com 6 anos

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazi ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por mais de 10 mil euros.

Uma fotografia de Adolf Hitler a abraçar uma menina de origem judaica foi esta semana vendida em leilão por 11.520 dólares — cerca de 10 mil euros.

Segundo o The Washington Post, a imagem a preto e branco, feita pelo fotógrafo pessoal do ditador, Heinrich Hoffmann, tem uma dedicatória de Hitler, em tinta azul escura. A imagem retrata-o a sorrir enquanto abraça Rosa Bernile Nienau, então com 6 anos, em 1933 em Berghof, o seu retiro nas montanhas. “À querida e apreciada Rosa Nienau. Adolf Hitler, Munique, 16 de junho de 1933“, diz a inscrição.

O jornal explica que a imagem foi usada como propaganda, numa altura em que o líder nazi era apresentado ao mundo como uma figura gentil e simpática.

Na passada terça-feira, a casa de leilões Alexander Historical Auctions, da cidade de Chesapeake, no estado norte-americano de Maryland, leiloou a foto. Ninguém sabe de que forma a imagem chegou à posse da casa de leilões, nem a identidade do seu comprador  foi revelada.

A casa de leilões revelou que, segundo as suas pesquisas, Hitler soube da origem judaica da menina, mas optou por ignorá-la. A menina, que tinha cerca de 6 anos de idade quando a foto foi tirada, tinha uma avó judia — o que, segundo as leis nazis, fazia com que a menina fosse “um quarto judia”.

Segundo a casa de leilões, Rosa terá visitado Hitler com a mãe, para celebrar o aniversário do ditador, e provavelmente terá sido escolhida para o conhecer por terem nascido no mesmo dia, 20 de abril. Hitler e a menina terão criado uma ligação, tendo-se encontrado várias vezes e trocado correspondência durante cinco anos, até 1938.

De acordo com o livro Hitler’s Alpine Headquarters, de James Wilson, um dos assistentes de Hitler descobriu as raízes judias da jovem e proibiu-a de visitar o retiro.

Após algum tempo, Hitler, que não tinha sido informado desta proibição, perguntou o que tinha acontecido à sua criança favorita – descobrindo que Rosa tinha sido proibida de  o visitar. Segundo o livro, Hitler não ficou nada satisfeito com o facto.

Após a ascensão de Hitler e dos nazis ao poder, os judeus começaram a ser perseguidos. A chamada “Noite dos Cristais”, em 1938, marcou o início do Holocausto, que resultou na morte de seis milhões de judeus. Rosa Nienau morreu de poliomelite em 1943, dez anos depois do encontro com o ditador nazi.

Esta não foi a primeira vez que a casa de leilões de Maryland negociou objectos ligados a Adof Hitler. Em fevereiro de 2017, o telefone vermelho do ditador nazi, apresentado como a “arma mais destrutiva” da história, foi vendido em leilão por 243 mil dólares.

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Qualquer um que saiba de história sabe que Hitler foi atrás dos judeus porque eram a desculpa fácil para justificar a pobreza e desemprego. Os judeus eram o top 1% que detinham a riqueza e o controlo do poder financeiro, os socialistas nazis foram atrás do dinheiro dos mesmos. Caso fossem pobres os judeus tinham sido deixados em paz

    • Não, não é “nem mais”. O Nazismo xenófobo de socialista só tinha o nome porque estava na moda tudo o que soasse a Marx, mas que nunca nada fez no sentido de redistribuição de riqueza ou da eliminação das classes sociais. Mas na realidade o Nazismo foi desde o início inspirado no Fascismo Italiano e Hitler era grande admirador de Mussolini. Dois palhaços que na sua linguagem corporal e discurso de louco furioso, só lembram o Trump.

      Claro que pode ter dado muito jeito ficar com a riqueza dos Judeus. A Suiça que o diga! Mas Hitler perseguiu e chacinou inúmeras outras raças: Ciganos, Polacos, Afro-Germânicos, homossexuais, testemunhas de jeová, prisioneiros de guerra soviéticos e quaisquer pessoas com invalidez ou deficiência.

      A motivação do genocídio Nazi, está longe de ter sido só económico-financeira. Aliás isso era apenas uma consequência bem-vinda. Um juntar do útil ao agradável, por assim dizer.

      • Entre os 25 pontos do Programa Nacional-Socialista adoptado em 1920 encontrava-se a reforma agrária e a nacionalização de alguns indústrias.

        Dentro do Partido Nazi havia uma corrente mais pró-capitalista (Hermann Göring e Heinrich Himmler, por ex.) e outra mais pró-socialista (Joseph Goebbels, por ex.). Otto Strasser foi um membro destacado que abandonou o partido porque acreditava que Hitler tinha traído os objectivos socialistas ao abraçar o capitalismo.

        Por isso, não é descabido apelidar de “socialista” o Partido Nazi.

        • Ou, dito de outra forma, o Partido Nazi viria, com o tempo, a afastar-se do socialismo tanto quanto o português Partido Socialista viria também a afastar-se do socialismo (tendo este tornado-se num partido social-democrata).

          Isto para dizer que os nomes frequentemente não correspondem à prática real. Quem não se lembra da República “Democrática” Alemã, ou a República “Democrática” Popular da Coreia do Norte…

  2. Com vários comentários acerca de democracia e socialismo e bla bla bla, qual é a democracia que seja verdadeiramente democrática, que tipo de democracia nos é imposta? Quais as opções que temos no nosso país à excepção de pagarmos eternamente por tudo o que supostamente é “nosso”? Tudo fica muito lindo e floreado na teoria, na prática dói mais!

  3. Que notícia tão conveniente para alguns descendentes ideológicos da besta…
    Ele tão depressa dava um beijo nojento e cínico como de imediato a mandava para a câmara de gás!!!

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …