A “arma mais destrutiva da história” foi vendida em leilão por 239 mil euros

O telefone vermelho de Adolf Hitler, apresentado como a “arma mais destrutiva” da história, foi vendido este domingo por 243 mil dólares (239 mil euros), anunciou a empresa que organizou a venda em leilão.

O preço base estava situado nos 100 mil dólares e o preço da venda foi estimado pela empresa Alexander Historical Auctions, responsável pelo leilão, entre os 200 mil e os 300 mil dólares. O leiloeiro recusou dar qualquer indicação sobre a identidade ou a nacionalidade do comprador, que realizou as ofertas por telefone.

O aparelho, descoberto no “bunker” após a queda da Alemanha nazi, tem o nome de Adolf Hitler e uma cruz suástica com uma águia, símbolo do Terceiro Reich.

O leilão, que se realizou em Maryland, na costa leste dos Estados Unidos, apresentou cerca de mil objetos que foram oferecidos aos compradores do mundo inteiro por telefone.

A estimativa do valor deste telefone foi feita tendo em conta a “raridade e o aspeto único” do objeto, segundo disse à AFP Andreas Kornfeld, da casa de leilões Alexander Historical Auctions.

Recuerdos de Pandora / Flickr

-

Adolf Hitler usou este telefone para dar a maior parte das suas mais destrutivas ordens de ataque

Através deste telefone, fornecido a Adolf Hitler pela Wehrmacht, o exército do Terceiro Reich, o líder nazi terá dado a maior parte das suas ordens nos últimos dois anos da Segunda Guerra Mundial, precisou.

O objeto foi recuperado por um antigo brigadeiro britânico, Ralph Rayner, que tinha visitado Berlim em maio de 1945, após a rendição da Alemanha nazi, e a quem os oficiais russos ofereceram o telefone, posteriormente conservado pelos seus filhos.

Após mais de 70 anos, a pintura vermelha do telefone Siemens já se encontra em parte corroída, devolvendo a cor preta inicial do aparelho em baquelite.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …

Pinto da Costa avança com queixa-crime contra Frederico Varandas

O presidente do FC Porto anunciou, esta quarta-feira, que vai avançar com uma queixa-crime contra o seu homólogo do Sporting devido às declarações proferidas a 23 de outubro. "Não costumo falar de processos judiciais e como …

Nutriente encontrado no vinho tinto, chá e maçã pode reduzir a pressão arterial

Um composto natural, chamado flavan-3-ol, presente no vinho tinto, no chá e nas maçãs, pode contribuir para a redução da pressão arterial. Uma equipa de cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido, recolheu amostras de …

Maduro acusa EUA e Europa de atacar refinaria (e diz que só há gasolina para 20 dias)

O Presidente Nicolás Maduro acusou esta quarta-feira os Estados Unidos e a Europa de terem atacado "com uma arma poderosa" a refinaria venezuelana de Amuay e anunciou que a Venezuela conta apenas com reservas de …

Ataque em Nice faz pelo menos 2 mortos e vários feridos. Autarca fala em "terrorismo"

Duas pessoas morreram e várias ficaram feridas esta quinta-feira em Nice, no sudeste da França, após serem atacadas com uma faca por um homem que já foi detido pela polícia, de acordo com a agência …

Novas restrições serão circunscritas a territórios. Rui Moreira vai aguardar pelo Conselho de Ministros

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde defendeu esta quinta-feira que as novas restrições para combater a pandemia no país serão a nível territorial e mais circunscritas, num modelo que ainda terá que ser …

Portugal sai da "lista negra" da Suíça de países com chegadas condicionadas

As autoridades federais suíças decidiram esta quarta-feira levantar as restrições à entrada de pessoas provenientes da maior parte de países e regiões que estavam na sua lista negra, incluindo Portugal. Os nacionais ou viajantes provenientes desses …