A “arma mais destrutiva da história” foi vendida em leilão por 239 mil euros

O telefone vermelho de Adolf Hitler, apresentado como a “arma mais destrutiva” da história, foi vendido este domingo por 243 mil dólares (239 mil euros), anunciou a empresa que organizou a venda em leilão.

O preço base estava situado nos 100 mil dólares e o preço da venda foi estimado pela empresa Alexander Historical Auctions, responsável pelo leilão, entre os 200 mil e os 300 mil dólares. O leiloeiro recusou dar qualquer indicação sobre a identidade ou a nacionalidade do comprador, que realizou as ofertas por telefone.

O aparelho, descoberto no “bunker” após a queda da Alemanha nazi, tem o nome de Adolf Hitler e uma cruz suástica com uma águia, símbolo do Terceiro Reich.

O leilão, que se realizou em Maryland, na costa leste dos Estados Unidos, apresentou cerca de mil objetos que foram oferecidos aos compradores do mundo inteiro por telefone.

A estimativa do valor deste telefone foi feita tendo em conta a “raridade e o aspeto único” do objeto, segundo disse à AFP Andreas Kornfeld, da casa de leilões Alexander Historical Auctions.

Recuerdos de Pandora / Flickr

-

Adolf Hitler usou este telefone para dar a maior parte das suas mais destrutivas ordens de ataque

Através deste telefone, fornecido a Adolf Hitler pela Wehrmacht, o exército do Terceiro Reich, o líder nazi terá dado a maior parte das suas ordens nos últimos dois anos da Segunda Guerra Mundial, precisou.

O objeto foi recuperado por um antigo brigadeiro britânico, Ralph Rayner, que tinha visitado Berlim em maio de 1945, após a rendição da Alemanha nazi, e a quem os oficiais russos ofereceram o telefone, posteriormente conservado pelos seus filhos.

Após mais de 70 anos, a pintura vermelha do telefone Siemens já se encontra em parte corroída, devolvendo a cor preta inicial do aparelho em baquelite.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …