“Hipócritas”. Greta Thunberg ataca discursos de líderes mundiais

UNclimatechange / Fotos Públicas

Greta Thunberg

Greta Thunberg criticou os políticos dizendo que são hipócritas no que diz respeito aos seus discursos sobre políticas ambientais. Para a jovem, enquanto a humanidade não admitir que falhou na forma como enfrentou a crise climática ou a pandemia do coronavírus, será incapaz de parar o aquecimento global.

Numa entrevista ao The Guardian, Greta Thunberg sublinhou que apesar dos líderes se mostrarem confiantes na definição de metas para o futuro, hesitaram quando uma ação imediata para cortar as emissões foi necessária.

Thunberg relembrou que a escala e a velocidade das reduções de emissões necessárias para manter a temperatura global próxima ao limite estabelecido pelo acordo climático de Paris. são tão grandes que não podem ser alcançadas pelo funcionamento normal da sociedade.

Na opinião da adolescente, que irá completar 18 anos em 2021, “a primeira coisa que é preciso fazer é entender que estamos numa emergência e admitir que falhamos – a humanidade falhou coletivamente”.

Uma reunião sobre o clima, organizada pela ONU, teria lugar na segunda-feira em Glasgow, mas foi adiada para o próximo ano por causa dacCovid-19. Thunberg, no entanto, disse que não ficou desapontada com o atraso. “Enquanto não tratarmos a crise climática como uma crise, podemos ter quantas conferências quisermos, mas serão apenas negociações, palavras vazias e lacunas”.

Em relação às promessas de países como o Reino Unido, China e Japão de atingir carbono zero até 2050 ou 2060, Greta refere que estas propostas não passam de “algo simbólico”. “Não nos devemos concentrar em datas. Se não reduzirmos as emissões agora, essas metas distantes não significarão nada, porque nessa altura os orçamentos de carbono já terão acabado”.

Thunberg é particularmente crítica relativamente aos eurodeputados, que em outubro aprovaram quase 400 mil milhões de euros em subsídios para os agricultores, a maioria dos quais com condições verdes muito fracas ou inexistentes. A agricultura é responsável por cerca de um quarto de todas as emissões de gases de efeito estufa, e Thunberg defende que isso é “é um desastre para o clima e para a biodiversidade”.

A ativista foi dura nos comentários às políticas europeias para o ambiente. “Quando se trata de algo que é em 10 anos os políticos ficam mais do que felizes em votar a favor, porque isso não irá ter impacto para eles. Mas quando é algo que tem um efeito a curto prazo, não querem tocar no assunto. Isso mostra hipocrisia”.

Ainda no sentido político, Thunberg disse que apoiará o melhor partido disponível quando atingir a idade de votar, mas para já não há políticos que considere bons.

Sobre a campanha que encabeça, Thunberg referiu que o objetivo é sensibilizar as pessoas “para fazer tudo o que estiver ao nosso alcance”.

A jovem revelou ainda que se sente inspirada por colegas da mesma idade que lutam pelas mesmas questões em todo o mundo, e que têm feito greves de forma a apelar às suas causas.

“É muito inspirador vê-los, pois em alguns países podem até ser presos por fazer greve. Por exemplo, o caso de Arshak Makichyan na Rússia. Ele teve problemas com a polícia, mas continua porque sabe que o que está a fazer é certo”.

Para rematar a jovem garante que não desiste dos seus ideais: “Vamos ter que continuar a pressionar o mundo com estas questões. Mas vamos em frente. Não planeamos parar”.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma falar de barriga cheia. Nao devemos criticar por nao gostamos ou porque maioria pensa assim ou nao. ‘E importante entender e compreender a dinamica das difrentes realidades enquadradas nas geopoliticas locais e no global…isto nao parece nada mas quem entende e se interessa….claro que hoje vivemos no mundo de imagem, poder e dinheiro, quanto mais rapido melhor….resto que se lixe….e nao vou comentar quem nada entende….devemos ponderar muito bem e entender ainda melhor o porque? das decisoes e jogo da economia e industria global….com toda certeza o progresso da humanidade ‘e inimiga da natureza seja ela qual for…. nao podemos ter conforto e boas condicoes de vida sem custos e sem destruicao da natureza… pessoas teem de escolher??? nao,os politicos e especuladores e empresarios teem ver coisa de outro lado, primeiro ouvir quem sabe, especialistas da materia e depois ver conseguencias se ouver transformacao….ora constroem partamentos e mais construcao…criaram sociadade de galinhas, sem nexo…hoje maioria do povo ‘e nada…vivem em cidades e nao entendem a horta, crescimento natural da natureza, nao entendem ritmo da vida no campo, na cidade, ritmo das plantas, das florestas…sao necessarios estudos anos a fio… se conversarem com agricultores esplicam logo muita coisa na linguagem deles…mundo ‘e neste momento uma barata tonta….

  2. A menina Thunberg devia fazer uma grande mobilização no país dela para desligarem o ar condicionado e o aquecimento central já neste inverno. Assim evitariam a libertação de milhares de toneladas de CO2.

RESPONDER

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …

Advogados dizem que há questões "pontuais" por resolver no SEF do aeroporto de Lisboa

Responsável pela Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados reveleu que mantém uma "estreita relação e cooperação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e que o centro de instalação temporária no aeroporto …

EUA "golearam" Europa mas a Europa "humilhou" o Mundo

Vitória clara dos americanos no golfe, mas vitória ainda mais "gorda" dos europeus no ténis. Quem é europeu e gosta de várias modalidades desportivas, teve muito para ver neste fim-de-semana. E terminou com emoções completamente distintas: …