/

Helicóptero chinês resgata finalmente exploradores presos na Antártida

 

Foi completada esta quinta-feira a operação de resgate dos passageiros do navio russo que está preso no gelo, próximo da Antártida, desde a véspera do Natal.

O navio Akademik Shokalskiy leva um total de 74 pessoas, entre cientistas, turistas e tripulantes. Três navios quebra-gelo tentaram alcançar o navio, sem sucesso.

O resgate ficou a cargo de um helicóptero do Snow Dragon, o navio quebra-gelo chinês Xue Long, que transportou os passageiros para esta embarcação. De lá, eles seguem por mar até o quebra-gelo australiano Aurora Australis, de onde serão levados para a Tasmânia.

O helicóptero aterrou nesta quinta-feira num heliponto improvisado no gelo pela tripulação do Akademik Shokalskiy. Após avaliar as condições da área, a aeronave retornou à base e iniciou então as viagens de resgate dos passageiros.

twitter/ProfChrisTurney

Chris Turney, líder da expedição do Akademik Shokalskiy

Chris Turney, líder da expedição do Akademik Shokalskiy

Os passageiros foram então transportados de helicóptero, em viagens de 45 minutos, do Akademik Shokalskiy para o quebra-gelo australiano Aurora Australis.

Andrew Luck–Baker, um dos passageiros do navio, disse à BBC que a viagem de resgate foi “uma aventura excitante, de cortar a respiração”.

Estamos no Aurora Australis a são e salvo“, disse Chris Turney, o líder da expedição, no seu Twitter, acrescentando “um enorme agradecimento às tripulações do Xue Long e do Aurora Australis”.

O Akademik Shokalskiy deixou a Nova Zelândia no final de novembro para refazer uma viagem do explorador australiano Douglas Mawson realizada há 100 anos.

Curiosamente, Mawson ficou preso no gelo por mais de um ano e perdeu dois membros de sua equipe nas tentativas fracassadas de deixar o local.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.