Harvard expulsa 10 alunos por “memes” xenófobos, racistas e sexistas

A Universidade de Harvard cancelou o processo de candidatura a dez alunos por terem partilhado conteúdos de teor sexista e racista nas redes sociais. Piadas de mau gosto sobre o Holocausto e o abuso de crianças são alguns dos exemplos.

Harvard está entre as mais prestigiadas instituições de ensino de todo o mundo. Do organismo norte-americano são reconhecidas as práticas de seleção rigorosas e, por causa disso, a universidade expulsou dez alunos por terem publicado nas suas contas das redes sociais ‘memes’ com conteúdos ofensivos.

Os alunos foram apanhados a publicar vários conteúdos com teor sexista e racista, segundo aponta o Harvard Crimson. Os alunos publicaram as imagens num grupo privado do Facebook denominado “Harvard memes for horny bourgeois teens” (“Memes de Harvard para adolescentes burgueses excitados” na tradução para português).

Segundo a mesma fonte, no grupo do Facebook abundavam as imagens com piadas relativas ao Holocausto, assim como piadas à morte de crianças, material racista e um post que se referia ao hipotético enforcamento de uma criança mexicana como “Hora da Piñata”.

O grupo era alimentado por participações de um alegado ritual de iniciação à universidade, o “Harvard College Class of 2021”. Quem cumprisse esta praxe, ganhava acesso ao grupo do Facebook usado para estas piadas de mau gosto.

Os dez alunos receberam então uma convocatória para explicar a sua conduta perante a instituição de ensino que, apesar das muitas e diversificadas justificações, cancelou o processo de candidatura.

A frequência da Universidade de Harvard, uma das mais caras dos EUA, pode chegar a ter um custo final de quase 260 mil dólares, mas, segundo a Investopedia, as oportunidades de carreira que proporciona mais do que compensam o elevado investimento inicial.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Para aceder a Harvard, é necessário o pagamento de cerca de 2,5 milhões de dólares.”
    Corrijam la isto por favor… 2,5 milhões?!??!?

  2. Se por um lado as pessoas devem ser livres de dizer (não de fazer) as parvoices que entenderem. Por outro, as instituições também têm o direito de não querer admitir pessoas com certo tipo de ideologias de preconceito e intolerância. Parece-me bem. Certos valores universais devem ser promovidos no meio académico.

RESPONDER

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …