Harvard expulsa 10 alunos por “memes” xenófobos, racistas e sexistas

A Universidade de Harvard cancelou o processo de candidatura a dez alunos por terem partilhado conteúdos de teor sexista e racista nas redes sociais. Piadas de mau gosto sobre o Holocausto e o abuso de crianças são alguns dos exemplos.

Harvard está entre as mais prestigiadas instituições de ensino de todo o mundo. Do organismo norte-americano são reconhecidas as práticas de seleção rigorosas e, por causa disso, a universidade expulsou dez alunos por terem publicado nas suas contas das redes sociais ‘memes’ com conteúdos ofensivos.

Os alunos foram apanhados a publicar vários conteúdos com teor sexista e racista, segundo aponta o Harvard Crimson. Os alunos publicaram as imagens num grupo privado do Facebook denominado “Harvard memes for horny bourgeois teens” (“Memes de Harvard para adolescentes burgueses excitados” na tradução para português).

Segundo a mesma fonte, no grupo do Facebook abundavam as imagens com piadas relativas ao Holocausto, assim como piadas à morte de crianças, material racista e um post que se referia ao hipotético enforcamento de uma criança mexicana como “Hora da Piñata”.

O grupo era alimentado por participações de um alegado ritual de iniciação à universidade, o “Harvard College Class of 2021”. Quem cumprisse esta praxe, ganhava acesso ao grupo do Facebook usado para estas piadas de mau gosto.

Os dez alunos receberam então uma convocatória para explicar a sua conduta perante a instituição de ensino que, apesar das muitas e diversificadas justificações, cancelou o processo de candidatura.

A frequência da Universidade de Harvard, uma das mais caras dos EUA, pode chegar a ter um custo final de quase 260 mil dólares, mas, segundo a Investopedia, as oportunidades de carreira que proporciona mais do que compensam o elevado investimento inicial.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Para aceder a Harvard, é necessário o pagamento de cerca de 2,5 milhões de dólares.”
    Corrijam la isto por favor… 2,5 milhões?!??!?

  2. Se por um lado as pessoas devem ser livres de dizer (não de fazer) as parvoices que entenderem. Por outro, as instituições também têm o direito de não querer admitir pessoas com certo tipo de ideologias de preconceito e intolerância. Parece-me bem. Certos valores universais devem ser promovidos no meio académico.

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …