Harvard expulsa 10 alunos por “memes” xenófobos, racistas e sexistas

A Universidade de Harvard cancelou o processo de candidatura a dez alunos por terem partilhado conteúdos de teor sexista e racista nas redes sociais. Piadas de mau gosto sobre o Holocausto e o abuso de crianças são alguns dos exemplos.

Harvard está entre as mais prestigiadas instituições de ensino de todo o mundo. Do organismo norte-americano são reconhecidas as práticas de seleção rigorosas e, por causa disso, a universidade expulsou dez alunos por terem publicado nas suas contas das redes sociais ‘memes’ com conteúdos ofensivos.

Os alunos foram apanhados a publicar vários conteúdos com teor sexista e racista, segundo aponta o Harvard Crimson. Os alunos publicaram as imagens num grupo privado do Facebook denominado “Harvard memes for horny bourgeois teens” (“Memes de Harvard para adolescentes burgueses excitados” na tradução para português).

Segundo a mesma fonte, no grupo do Facebook abundavam as imagens com piadas relativas ao Holocausto, assim como piadas à morte de crianças, material racista e um post que se referia ao hipotético enforcamento de uma criança mexicana como “Hora da Piñata”.

O grupo era alimentado por participações de um alegado ritual de iniciação à universidade, o “Harvard College Class of 2021”. Quem cumprisse esta praxe, ganhava acesso ao grupo do Facebook usado para estas piadas de mau gosto.

Os dez alunos receberam então uma convocatória para explicar a sua conduta perante a instituição de ensino que, apesar das muitas e diversificadas justificações, cancelou o processo de candidatura.

A frequência da Universidade de Harvard, uma das mais caras dos EUA, pode chegar a ter um custo final de quase 260 mil dólares, mas, segundo a Investopedia, as oportunidades de carreira que proporciona mais do que compensam o elevado investimento inicial.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Para aceder a Harvard, é necessário o pagamento de cerca de 2,5 milhões de dólares.”
    Corrijam la isto por favor… 2,5 milhões?!??!?

  2. Se por um lado as pessoas devem ser livres de dizer (não de fazer) as parvoices que entenderem. Por outro, as instituições também têm o direito de não querer admitir pessoas com certo tipo de ideologias de preconceito e intolerância. Parece-me bem. Certos valores universais devem ser promovidos no meio académico.

RESPONDER

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …

“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória. "Disse …