Haitham Imad / EPA

Hamas exibiu corpos dos reféns mortos em palco com uma caricatura de Netanyahu como Drácula.
O Hamas entregou, nesta quinta-feira, à Cruz Vermelha os restos mortais de quatro reféns israelitas mortos, numa cerimónia no sul da Faixa de Gaza que está a chocar o mundo.
O evento foi transmitido em directo pelo canal de televisão Al Jazeera, e foi divulgadas por vários outros canais internacionais, como a CNN e a SIC Notícias.
O Hamas exibiu os caixões com os restos mortais dos quatro reféns num palco, à frente de uma lona onde surgia uma foto das vítimas e uma caricatura do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, com dentes de vampiro e sangue a marcarem-lhe a face.
Cada um dos caixões exibia uma fotografia do refém – a israelita Shiri Bibas e os dois filhos menores, Ariel e Kfir, de 4 anos e 9 meses, e o activista pela paz Oded Lifshitz, de 84 anos, que era conhecido por transportar residentes de Gaza que sofriam de cancro para hospitais israelitas.
A mulher de Lifshitz, Yocheved, foi libertada durante a primeira trégua na guerra, em Novembro de 2023.
O pai das crianças da família Bibas, Yarden, só foi libertado no passado dia 1 de Fevereiro, durante uma troca por prisioneiros palestinianos, após 16 meses de cativeiro.
O Hamas alega que Shiri Bibas e os filhos morreram num ataque israelita.
A este propósito, podia ler-se na lona com a caricatura uma mensagem escrita em três Línguas – árabe, hebraico e inglês.
“O criminoso de guerra [Benjamin] Netanyahu e o seu exército nazi mataram-nos com mísseis de aviões sionistas“, estava escrito num recado para a comunidade internacional.
Hamas are parading the coffined bodies of babies. They are sick.#Hamas #Bibas #Israel pic.twitter.com/QJ4I7c6JSI
— Martin in Monmouthshire (@MartinMonmouth1) February 20, 2025
ONU condena desfile de corpos “abominável”
A exibição dos caixões com os reféns mortos está a indignar a comunidade internacional, e o responsável pelos direitos humanos das Nações Unidas, Volker Turk, já disse que o desfile de corpos organizado pelo Hamas é “abominável”.
“De acordo com o direito internacional, qualquer entrega dos restos mortais de falecidos deve obedecer à proibição de tratamento cruel, desumano ou degradante, garantindo o respeito pela dignidade do falecido e das suas famílias”, sublinhou Volker Turk num comunicado.
O Hamas tem libertado os reféns israelitas a conta gotas em cerimónias públicas que são vistas como campanhas de “marketing de libertação”, conforme palavras do coronel Carlos Mendes Dias em declarações à SIC Notícias.
O major general Agostinho Costa também notou à CNN Portugal que a libertação de reféns tem sido “uma promoção muito grande, tanto para o Hamas, como para a jihad islâmica”, que se tem associado às cerimónias.
É uma forma de assinalar a força do Hamas e de fazer passar a mensagem de que o verdadeiro “diabo” é Israel.
Entretanto, nas redes sociais, a par da indignação com a cerimónia do Hamas, divulgam-se imagens da família Bibas a ser sequestrada a 7 de Outubro de 2023.
Shiri and her two baby boys, Ariel and Kfir, were abducted by Gazans in civilian clothes. Whether they were kidnapped by #Hamas or another Islamist group, it doesn’t matter. What matters is that the terrorists kidnapped and murdered this family.
They should never have been… pic.twitter.com/B70oqd9SgB
— Rotem Segev (@RotemSegev) February 20, 2025
ZAP // Lusa
Neste conflito é muito difícil encontrar inocentes, o ódio tende a aumentar e não há boa solução à vista. Os criminosos, passados, presentes e futuros estão de ambos os lados. E europeus e americanos têm muita responsabilidade.
Sabes quem começa sempre? Depois não gostam do resultado e gritam genocídio para apelar a simpatia. Temos responsabilidades por um ódio com 1400 anos? Não me digas que os europeus e americanos escreveram que o Maomé ia voltar quando todos os judeus desaparecem da face da terra. “That is because our battle against the Jews is great and fateful, and all honest means are necessary for it.” “people of all religions can live in the shadow of Islam in tranquility and
security for their lives” “are spread over the face of the earth, making the movement universal.” De acordo os “palestinianos” nós todos no Mundo podemos viver “paz” sobre o governo deles se pagarmos todos anos jizzia (4.5 gramas de ouro mínimo) There is no solution to the Palestinian problem except jihad. Regarding the international initiatives, suggestions and conferences, they are an empty waste of time and complete nonsense.” Não existe possibilidade de paz…. Logo faço a pergunta de quem é a culpa?
Se tiveres curiosidade de ler basta procurares The Hamas Charter
Parece que os teste de Adn deram negativos….