Hostages Missing Families Forum

Shiri Bibas e o filho, ambos mortos em cativeiro
Um ataque aéreo terá matado os filhos de Yarden Bibas. Os corpos das duas crianças serão libertados este sábado.
Yarden Bibas tem 34 anos e foi um dos reféns libertados no dia 1 de fevereiro, juntamente com o português Ofer Calderon. Estava preso desde os ataques de 7 de outubro, e as fotografias tiradas durante o seu sequestro, no kibutz Nir Oz, mostram-no ferido.
Na mesma data, foram também capturados os seus dois filhos e a sua mulher, Shiri. Kfir e Ariel Bibas tornaram-se rostos do conflito israelo-árabe, por terem sido os mais novos reféns do grupo armado palestiniano. Kfir foi capturado com 9 meses, e o irmão com 4 anos.
Em novembro de 2023, o Hamas comunicou que as duas crianças tinham morrido, mas até há pouco tempo ainda se suspeitava da veracidade dessa afirmação. Mas as dúvidas desvanecem-se agora: o grupo terrorista afirma que vai libertar os seus corpos no sábado, bem como os de mais dois reféns que morreram em cativeiro.
Khalil Al-Hayya, chefe da equipa de negociação do Hamas, assegurou ainda que serão libertados 6 reféns vivos no sábado, na sequência da segunda fase do acordo de cessar-fogo entre Israel e o grupo armado.
Um vídeo do sequestro da família Bibas tornou-se um dos primeiros momentos marcantes do 7 de outubro, quando Shiri se agarrou firmemente aos seus filhos, com Ariel ainda a chuchar na chupeta. As crianças não choram nem fazem barulho enquanto os militantes do Hamas rodeiam a sua mãe, com um cobertor enrolado à volta do corpo. Os seus avós foram mortos no ataque.
De acordo com o Hamas, as crianças e a mãe terão morrido devido a um ataque aéreo israelita. Um vídeo divulgado pelo grupo terrorista mostra o pai, Yarden, quando ainda estava preso, em que o refém acusa o primeiro-ministro do seu próprio país, Benjamin Netanyahu, de ter sido o culpado pela morte dos filhos.
“Netanyahu bombardeou e matou minha esposa e dois filhos; eles eram minha vida… peço que devolvam os seus corpos para serem enterrados em Israel”, pede Yarden Bibas nas imagens divulgadas.
As forças armadas israelitas chamaram ao vídeo de “terror psicológico”, mas não negaram a morte das crianças: informaram os familiares de que podem não estar vivas.
Um primo da família, em 2023, dissera que “Ariel é uma criança frágil e tem vários problemas de saúde”, disse ele, explicando que o menino de quatro anos tem um problema de pele que precisa de tratamento. “É uma criança muito animada e gosta muito de carros e tratores”, recordou. E “é preciso leite em pó para bebé”, lamentara, uma vez que ainda estava a ser amamentado na altura do seu sequestro.
Claro que culpam os outros…. Como o Rocket “israelita que caiu junto a um Hospital no parque de estacionamento e o chefe do hospital a declarar 500 mortos (6 carros incendiados)