Hackers estão a fazer caixas de multibanco “cuspir” todo o seu dinheiro

A importante empresa de vendas e serviços de caixas de multibanco ATM Diebold Nixdorf está a avisar que os ladrões descobriram uma nova forma de fazer com que as caixas “cuspam” todo o dinheiro que têm.

De acordo com comunicado divulgado pela empresa multinacional de soluções bancárias Diebold Nixdorf, os ladrões descobriram uma nova forma de obter grandes quantidades de dinheiro.

Segundo o Ars Technica, o ataque, chamado “Jackpot”, envolve ligar dispositivos não autorizados chamados “caixas pretas” para abrir interfaces de programação dentro do software da máquina ATM e emitir comandos, forçando-a a “cuspir” todo o dinheiro que têm no seu interior.

Os ataques normalmente envolvem uma combinação de força bruta e inteligência em ataques cibernéticos. “Nos incidentes recentes, os atacantes estão a concentrar-se em sistemas externos e estão a destruir partes da fáscia para obter acesso físico ao compartimento”, lê-se no alerta de segurança.

Depois de entrar na caixa multibanco, os ladrões ligam dispositivos USB especiais a fim de acionar a máquina e forçá-la a deitar fora todo o dinheiro que está no seu interior.

O novo esquema está a acontecer principalmente em “certos países europeus” e parece afetar amplamente um tipo comum de caixa multibanco.

Abordagens anteriores do ataque envolveram o uso de caixas pretas que conseguiram alterar a quantidade máxima que uma determinada caixa multibanco era autorizada a entregar.

Por um lado, neste novo ataque, não há indicação de que os ladrões estejam a usar software para roubar dados bancários. A má notícia é que os invasores parecem ter em mãos um software proprietário que torna os ataques mais eficazes.

Em outubro do ano passado, foram noticiados os primeiros casos de um vírus informático que estava a ser utilizado para entrar em caixas multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro na Alemanha. O uso deste método começou em 2017, onde ladrões conseguiram roubar mais de um milhão de euros de várias caixas de multibanco do país.

Malwares como estes não são revolucionários. Em 2010, durante uma conferência anual de cibersegurança, o investigador Barnaby Jack demonstrou no palco como funcionava a sua versão do programa de “limpar” caixas multibanco.

O problema das caixas multibanco é que muitas delas são basicamente computadores com versões antigas do Windows, tornando-as presas fáceis para os hackers. Apesar das fabricantes estarem a melhorar neste aspeto, nem todas as caixas multibanco têm o mais recente sistema.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. … os bancos só pensam nos chorudos lucros, os hackers (cérebros)pensam em aliviar essas parasitas bancários do seu sistema e que dividem o que roubam aos clientes.

  2. Não deviam confundir caixas automáticas (Automatic Teller Machine, ATM) com o MultiBanco.
    É como confundir o leite com a Mimosa.
    O MultiBanco é um sistema de pagamentos que incluí uma rede de ATMs e que só existe em Portugal.
    Nem sei se há ATMs da marca Diebold Nixdorf a funcionar na rede MultiBanco, pelo menos eu nunca vi.

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …