Há uma nova taxa extra de 213 euros para visitar os EUA – mas Trump promete reembolsar

1

Os Estados Unidos vão cobrar uma taxa adicional de, pelo menos, 250 dólares  a quem precisa de visto para entrar no país. Destina-se a todos os estrangeiros que entrem nos EUA com um visto de não imigrante, incluindo turistas, vistos de negócios e estudantes internacionais.

Atualmente, muitos turistas não precisam de visto para entrar nos EUA, devido ao Programa de Isenção de Visto, que permite aos residentes de mais de 40 países — incluindo Portugal — entrar nos EUA automaticamente por período inferior a 90 dias.

Mas, aos visitantes que precisam de visto, os Estados Unidos vão passar a cobrar uma taxa extra de 250 dólares (213 euros, ao câmbio atual).

A taxa sobre vistos de visitantes, aprovada na recente lei orçamental do Presidente Donald Trump, será adicionada às taxas já estabelecidas.

Designada “taxa de integridade do visto”, destina-se a todos os estrangeiros que entram no país com um visto de não imigrante, incluindo turistas, vistos de negócios e estudantes internacionais.

De acordo com dados do Departamento de Estado, os Estados Unidos vão emitir quase 11 milhões de vistos de não imigrante em 2025.

Um porta-voz do Departamento de Estado disse à CNN que a taxa foi criada “para apoiar” as prioridades de imigração da administração Trump.

De acordo com a legislação assinada pelo Presidente a 4 de julho, o Departamento de Segurança Interna tem autoridade para aumentar a taxa atual.

A taxa será ajustada à inflação e o pagamento será exigido no momento da emissão do visto, sem isenção de taxas para pessoas com baixos rendimentos.

Trump promete reembolsar

De acordo com a nova lei, os titulares de vistos sujeitos à taxa poderão ser reembolsados posteriormente, desde que cumpram as restrições do visto, como a saída do país até cinco dias após o mesmo expirar.

No entanto, a lei não especifica como os titulares de vistos podem solicitar o reembolso da taxa, nem como será cobrada, adianta a CBS.

O Gabinete Orçamental do Congresso (CBO) estima que a nova taxa poderá reduzir o défice federal em 28,9 mil milhões de dólares nos próximos dez anos.

Taxa sobre taxa

Segundo cálculos da CBS, os requerentes de visto de estudante, que já precisam de pagar uma taxa de candidatura de 185 dólares e uma taxa de 350 dólares para o Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio, terão de pagar pelo seu visto um total para 785 dólares, incluindo a taxa adicional de 250 dólares.

Os solicitantes de asilo podem ter de suportar taxas de registo totais superiores a 1.150 dólares ao abrigo da nova lei, quando antes o processo era gratuito, de acordo com o Conselho Americano de Imigração (AIC, na sigla inglesa).

O AIC afirmou em comunicado que estas taxas “elevadas” bloqueiam o acesso a estes serviços para as pessoas que não podem suportar os pagamentos extra.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. A mim o Trump tinha de pagar para eu visitar os EUA, à Rússia nem que me pagassem.
    Já agora, proponho uma taxa de 1000 € a todos os americanos que entrem em Portugal.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.