Há um recorde de bilionários no Mundo (e já não vivem em Nova Iorque)

gonzak / Flickr

-

Nova Iorque já não é a cidade com mais bilionários no Mundo

Pequim ultrapassou pela primeira vez Nova Iorque como a cidade com o maior número de bilionários, aponta um novo relatório.

Segundo um estudo da consultora chinesa Hurun, há um total de 100 bilionários a viver na capital chinesa, comparados com os 95 bilionários de Nova Iorque.

O principal centro comercial chinês, Xangai, aparece em quinto lugar.

A Hurun, que mapeia a riqueza na China, tem divulgado nos últimos cinco anos um relatório anual intitulado Global Rich List, uma Lista Global dos Ricos, que mede o património dos bilionários em dólares americanos.

O estudo revelou que Pequim ganhou 32 novos bilionários o ano passado, ultrapassando Nova Iorque, que teve apenas 4 novos bilionários.

No panorama geral, a China também superou os EUA como o país com mais bilionários no mundo. Contudo, o ranking das dez pessoas mais ricas do mundo ainda é dominado por americanos.

A China conta com 568 bilionários, depois de ter aumentado em 90 o número de super-ricos, enquanto os EUA têm 535.

No total, o património destes 568 bilionários chineses ascende a 1.2 biliões de euros, algo como 6 vezes o PIB de Portugal em 2014 – 220 mil milhões de Euros.

Rupert Hoogewerf, o fundador da Hurun, citado pela BBC, destaca que este crescimento da riqueza na China ocorre num período de redução acentuada no ritmo de crescimento do país e com instabilidade nos mercados financeiros.

De acordo com a Hurun, o homem mais rico da China continua a ser Wang Jianlin, proprietário de um grupo de desenvolvimento imobiliário e de entretenimento, com um valor estimado em 23.6 mil milhões de euros.

Mas Jianlin não consegue, ainda assim, entrar na lista dos 10 maiores bilionários do mundo, liderada por Bill Gates, com 72.6 mil milhões de euros de património, seguido do investidor Warren Buffett, com 61.7 mil milhões.

Em terceiro lugar na lista encontra-se o magnata da moda espanhol Amancio Ortega, proprietário das cadeias de lojas Zara e Maxímo Dutti, com um património avaliado em 58.1 mil milhões de euros.

Américo Amorim é o homem mais rico de Portugal, com uma fortuna avaliada em 2.5 mil milhões de euros. No nosso país, depois de Amorim, há só mais 2 bilionários: Alexandre Soares dos Santos (1.8  mil milhões) e Belmiro de Azevedo (1.4 mil milhões).

O relatório identificou 2188 bilionários no mundo – um novo recorde.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta dá para perguntar ao senhor Jerónimo e Catarina como é que acontecem estas coisas do capitalismo em território comunista, não é porque isso seja uma surpresa para as outras pessoas pois todos compreendemos que isto de dinheiro e ter acesso a ele facilmente e para mais em regimes totalitários onde poucos açambarcam tudo (veja-se o caso de Angola) ainda é mais fácil, o que é ridículo e contraditório é esta gente tentar atirar poeira aos olhos dos outros fazendo crer que os comunistas são uma espécie de virgens alérgicas ao capital.

RESPONDER

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …

Bernardo Silva faz o primeiro 'hat-trick' da carreira na maior goleada de sempre do City

O avançado português Bernardo Silva fez este sábado o primeiro ‘hat-trick’ da carreira na vitória por 8-0 do Manchester City frente ao Watford, em jogo da sexta jornada da Liga inglesa de futebol. David Silva abriu …

Centenas foram à baixa de Lisboa protestar contra exploração do lítio

Cerca de quatro centenas de manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram hoje em Lisboa, contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em …

Rússia vai permitir que astronautas levem armas em viagens espaciais

Os astronautas russos vão começar a levar consigo uma arma de fogo durante as suas viagens espaciais. O objetivo é poderem afastar animais selvagens quando aterrarem em áreas remotas na Terra. A Rússia começou a armar …

Hotel no Peru vai ser demolido porque destruiu muro da época Inca

A justiça peruana determinou a demolição de um hotel da rede Sheraton que estava em construção em Cusco, por ter destruído, durante as obras, muros incas de 500 anos numa região considerada Património Cultural da …