Há um recorde de bilionários no Mundo (e já não vivem em Nova Iorque)

gonzak / Flickr

-

Nova Iorque já não é a cidade com mais bilionários no Mundo

Pequim ultrapassou pela primeira vez Nova Iorque como a cidade com o maior número de bilionários, aponta um novo relatório.

Segundo um estudo da consultora chinesa Hurun, há um total de 100 bilionários a viver na capital chinesa, comparados com os 95 bilionários de Nova Iorque.

O principal centro comercial chinês, Xangai, aparece em quinto lugar.

A Hurun, que mapeia a riqueza na China, tem divulgado nos últimos cinco anos um relatório anual intitulado Global Rich List, uma Lista Global dos Ricos, que mede o património dos bilionários em dólares americanos.

O estudo revelou que Pequim ganhou 32 novos bilionários o ano passado, ultrapassando Nova Iorque, que teve apenas 4 novos bilionários.

No panorama geral, a China também superou os EUA como o país com mais bilionários no mundo. Contudo, o ranking das dez pessoas mais ricas do mundo ainda é dominado por americanos.

A China conta com 568 bilionários, depois de ter aumentado em 90 o número de super-ricos, enquanto os EUA têm 535.

No total, o património destes 568 bilionários chineses ascende a 1.2 biliões de euros, algo como 6 vezes o PIB de Portugal em 2014 – 220 mil milhões de Euros.

Rupert Hoogewerf, o fundador da Hurun, citado pela BBC, destaca que este crescimento da riqueza na China ocorre num período de redução acentuada no ritmo de crescimento do país e com instabilidade nos mercados financeiros.

De acordo com a Hurun, o homem mais rico da China continua a ser Wang Jianlin, proprietário de um grupo de desenvolvimento imobiliário e de entretenimento, com um valor estimado em 23.6 mil milhões de euros.

Mas Jianlin não consegue, ainda assim, entrar na lista dos 10 maiores bilionários do mundo, liderada por Bill Gates, com 72.6 mil milhões de euros de património, seguido do investidor Warren Buffett, com 61.7 mil milhões.

Em terceiro lugar na lista encontra-se o magnata da moda espanhol Amancio Ortega, proprietário das cadeias de lojas Zara e Maxímo Dutti, com um património avaliado em 58.1 mil milhões de euros.

Américo Amorim é o homem mais rico de Portugal, com uma fortuna avaliada em 2.5 mil milhões de euros. No nosso país, depois de Amorim, há só mais 2 bilionários: Alexandre Soares dos Santos (1.8  mil milhões) e Belmiro de Azevedo (1.4 mil milhões).

O relatório identificou 2188 bilionários no mundo – um novo recorde.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta dá para perguntar ao senhor Jerónimo e Catarina como é que acontecem estas coisas do capitalismo em território comunista, não é porque isso seja uma surpresa para as outras pessoas pois todos compreendemos que isto de dinheiro e ter acesso a ele facilmente e para mais em regimes totalitários onde poucos açambarcam tudo (veja-se o caso de Angola) ainda é mais fácil, o que é ridículo e contraditório é esta gente tentar atirar poeira aos olhos dos outros fazendo crer que os comunistas são uma espécie de virgens alérgicas ao capital.

RESPONDER

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …