Há um recorde de bilionários no Mundo (e já não vivem em Nova Iorque)

gonzak / Flickr

-

Nova Iorque já não é a cidade com mais bilionários no Mundo

Pequim ultrapassou pela primeira vez Nova Iorque como a cidade com o maior número de bilionários, aponta um novo relatório.

Segundo um estudo da consultora chinesa Hurun, há um total de 100 bilionários a viver na capital chinesa, comparados com os 95 bilionários de Nova Iorque.

O principal centro comercial chinês, Xangai, aparece em quinto lugar.

A Hurun, que mapeia a riqueza na China, tem divulgado nos últimos cinco anos um relatório anual intitulado Global Rich List, uma Lista Global dos Ricos, que mede o património dos bilionários em dólares americanos.

O estudo revelou que Pequim ganhou 32 novos bilionários o ano passado, ultrapassando Nova Iorque, que teve apenas 4 novos bilionários.

No panorama geral, a China também superou os EUA como o país com mais bilionários no mundo. Contudo, o ranking das dez pessoas mais ricas do mundo ainda é dominado por americanos.

A China conta com 568 bilionários, depois de ter aumentado em 90 o número de super-ricos, enquanto os EUA têm 535.

No total, o património destes 568 bilionários chineses ascende a 1.2 biliões de euros, algo como 6 vezes o PIB de Portugal em 2014 – 220 mil milhões de Euros.

Rupert Hoogewerf, o fundador da Hurun, citado pela BBC, destaca que este crescimento da riqueza na China ocorre num período de redução acentuada no ritmo de crescimento do país e com instabilidade nos mercados financeiros.

De acordo com a Hurun, o homem mais rico da China continua a ser Wang Jianlin, proprietário de um grupo de desenvolvimento imobiliário e de entretenimento, com um valor estimado em 23.6 mil milhões de euros.

Mas Jianlin não consegue, ainda assim, entrar na lista dos 10 maiores bilionários do mundo, liderada por Bill Gates, com 72.6 mil milhões de euros de património, seguido do investidor Warren Buffett, com 61.7 mil milhões.

Em terceiro lugar na lista encontra-se o magnata da moda espanhol Amancio Ortega, proprietário das cadeias de lojas Zara e Maxímo Dutti, com um património avaliado em 58.1 mil milhões de euros.

Américo Amorim é o homem mais rico de Portugal, com uma fortuna avaliada em 2.5 mil milhões de euros. No nosso país, depois de Amorim, há só mais 2 bilionários: Alexandre Soares dos Santos (1.8  mil milhões) e Belmiro de Azevedo (1.4 mil milhões).

O relatório identificou 2188 bilionários no mundo – um novo recorde.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta dá para perguntar ao senhor Jerónimo e Catarina como é que acontecem estas coisas do capitalismo em território comunista, não é porque isso seja uma surpresa para as outras pessoas pois todos compreendemos que isto de dinheiro e ter acesso a ele facilmente e para mais em regimes totalitários onde poucos açambarcam tudo (veja-se o caso de Angola) ainda é mais fácil, o que é ridículo e contraditório é esta gente tentar atirar poeira aos olhos dos outros fazendo crer que os comunistas são uma espécie de virgens alérgicas ao capital.

RESPONDER

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …

Especialistas alemães consideram que país já está a ter uma segunda vaga

Especialistas alemães consideram que o país já está a passar por uma segunda vaga de covid-19, ainda que não seja comparável à primeira. De acordo com o sindicato dos médicos Marburger Bund, o país já está …

Governo garante que julho foi o mês com mais testes à covid-19

O mês de julho registou o maior número de testes à covid-19, totalizando 431.178 rastreios e uma média diária de 13.909, revelou, esta quarta-feira, a secretária de Estado da Saúde. Na conferência de imprensa para fazer …

Imprensa chinesa acusa EUA de "abuso de poder" para roubar TikTok

Um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC) acusou esta quarta-feira os Estados Unidos (EUA) de "abusarem do seu poder" para "roubarem" o TikTok, ao forçarem a venda da aplicação de vídeos detida pela empresa …

"Poder militar supremo". Duas semanas de estado de emergência em Beirute

O Governo libanês decretou, esta quarta-feira, o estado de emergência por duas semanas em Beirute, na sequência das explosões no porto da capital. O último balanço feito pelo Governo aponta para 135 mortos. Pelo menos 135 …