Pequim ultrapassou pela primeira vez Nova Iorque como a cidade com o maior número de bilionários, aponta um novo relatório.
Segundo um estudo da consultora chinesa Hurun, há um total de 100 bilionários a viver na capital chinesa, comparados com os 95 bilionários de Nova Iorque.
O principal centro comercial chinês, Xangai, aparece em quinto lugar.
A Hurun, que mapeia a riqueza na China, tem divulgado nos últimos cinco anos um relatório anual intitulado Global Rich List, uma Lista Global dos Ricos, que mede o património dos bilionários em dólares americanos.
O estudo revelou que Pequim ganhou 32 novos bilionários o ano passado, ultrapassando Nova Iorque, que teve apenas 4 novos bilionários.
No panorama geral, a China também superou os EUA como o país com mais bilionários no mundo. Contudo, o ranking das dez pessoas mais ricas do mundo ainda é dominado por americanos.
A China conta com 568 bilionários, depois de ter aumentado em 90 o número de super-ricos, enquanto os EUA têm 535.
No total, o património destes 568 bilionários chineses ascende a 1.2 biliões de euros, algo como 6 vezes o PIB de Portugal em 2014 – 220 mil milhões de Euros.
Rupert Hoogewerf, o fundador da Hurun, citado pela BBC, destaca que este crescimento da riqueza na China ocorre num período de redução acentuada no ritmo de crescimento do país e com instabilidade nos mercados financeiros.
De acordo com a Hurun, o homem mais rico da China continua a ser Wang Jianlin, proprietário de um grupo de desenvolvimento imobiliário e de entretenimento, com um valor estimado em 23.6 mil milhões de euros.
Mas Jianlin não consegue, ainda assim, entrar na lista dos 10 maiores bilionários do mundo, liderada por Bill Gates, com 72.6 mil milhões de euros de património, seguido do investidor Warren Buffett, com 61.7 mil milhões.
Em terceiro lugar na lista encontra-se o magnata da moda espanhol Amancio Ortega, proprietário das cadeias de lojas Zara e Maxímo Dutti, com um património avaliado em 58.1 mil milhões de euros.
Américo Amorim é o homem mais rico de Portugal, com uma fortuna avaliada em 2.5 mil milhões de euros. No nosso país, depois de Amorim, há só mais 2 bilionários: Alexandre Soares dos Santos (1.8 mil milhões) e Belmiro de Azevedo (1.4 mil milhões).
O relatório identificou 2188 bilionários no mundo – um novo recorde.
ZAP
Esta dá para perguntar ao senhor Jerónimo e Catarina como é que acontecem estas coisas do capitalismo em território comunista, não é porque isso seja uma surpresa para as outras pessoas pois todos compreendemos que isto de dinheiro e ter acesso a ele facilmente e para mais em regimes totalitários onde poucos açambarcam tudo (veja-se o caso de Angola) ainda é mais fácil, o que é ridículo e contraditório é esta gente tentar atirar poeira aos olhos dos outros fazendo crer que os comunistas são uma espécie de virgens alérgicas ao capital.
O que é um “bilionário”?
Isto é português?
Caro J.Melim,
“Bilionário” é português e está 100% correcto.
É o termo que se atribui a uma pessoa que tem uma riqueza “na ordem dos biliões”, ou “que possui uma grande riqueza ou abastança”.
o fim da supremacia do ocidente,financiada pelo proprio