Há um recorde de bilionários no Mundo (e já não vivem em Nova Iorque)

gonzak / Flickr

-

Nova Iorque já não é a cidade com mais bilionários no Mundo

Pequim ultrapassou pela primeira vez Nova Iorque como a cidade com o maior número de bilionários, aponta um novo relatório.

Segundo um estudo da consultora chinesa Hurun, há um total de 100 bilionários a viver na capital chinesa, comparados com os 95 bilionários de Nova Iorque.

O principal centro comercial chinês, Xangai, aparece em quinto lugar.

A Hurun, que mapeia a riqueza na China, tem divulgado nos últimos cinco anos um relatório anual intitulado Global Rich List, uma Lista Global dos Ricos, que mede o património dos bilionários em dólares americanos.

O estudo revelou que Pequim ganhou 32 novos bilionários o ano passado, ultrapassando Nova Iorque, que teve apenas 4 novos bilionários.

No panorama geral, a China também superou os EUA como o país com mais bilionários no mundo. Contudo, o ranking das dez pessoas mais ricas do mundo ainda é dominado por americanos.

A China conta com 568 bilionários, depois de ter aumentado em 90 o número de super-ricos, enquanto os EUA têm 535.

No total, o património destes 568 bilionários chineses ascende a 1.2 biliões de euros, algo como 6 vezes o PIB de Portugal em 2014 – 220 mil milhões de Euros.

Rupert Hoogewerf, o fundador da Hurun, citado pela BBC, destaca que este crescimento da riqueza na China ocorre num período de redução acentuada no ritmo de crescimento do país e com instabilidade nos mercados financeiros.

De acordo com a Hurun, o homem mais rico da China continua a ser Wang Jianlin, proprietário de um grupo de desenvolvimento imobiliário e de entretenimento, com um valor estimado em 23.6 mil milhões de euros.

Mas Jianlin não consegue, ainda assim, entrar na lista dos 10 maiores bilionários do mundo, liderada por Bill Gates, com 72.6 mil milhões de euros de património, seguido do investidor Warren Buffett, com 61.7 mil milhões.

Em terceiro lugar na lista encontra-se o magnata da moda espanhol Amancio Ortega, proprietário das cadeias de lojas Zara e Maxímo Dutti, com um património avaliado em 58.1 mil milhões de euros.

Américo Amorim é o homem mais rico de Portugal, com uma fortuna avaliada em 2.5 mil milhões de euros. No nosso país, depois de Amorim, há só mais 2 bilionários: Alexandre Soares dos Santos (1.8  mil milhões) e Belmiro de Azevedo (1.4 mil milhões).

O relatório identificou 2188 bilionários no mundo – um novo recorde.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta dá para perguntar ao senhor Jerónimo e Catarina como é que acontecem estas coisas do capitalismo em território comunista, não é porque isso seja uma surpresa para as outras pessoas pois todos compreendemos que isto de dinheiro e ter acesso a ele facilmente e para mais em regimes totalitários onde poucos açambarcam tudo (veja-se o caso de Angola) ainda é mais fácil, o que é ridículo e contraditório é esta gente tentar atirar poeira aos olhos dos outros fazendo crer que os comunistas são uma espécie de virgens alérgicas ao capital.

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …