Há mais pessoas a mudar-se dos EUA para o México do que em sentido oposto

Dados recentes revelam que há mais pessoas a mudar-se dos Estados Unidos para o México do que em sentido oposto. A crise económica de 2018 e a lenta recuperação dos Estados Unidos pode justificar este movimento.

Entre 2009 e 2014, 1 milhão de mexicanos, incluindo os seus filhos nascidos em solo norte-americano, deixaram os Estados Unidos rumo ao México, segundo uma investigação citada pelo Pew Research Center, um grupo de reflexão que analisa profundamente questões, atitudes e tendências. No mesmo período, e de acordo com os dados dos censos dos Estados Unidos, apenas 870 mil mexicanos migraram para os Estados Unidos.

Números do Instituo de Estatísticas do México aponta que há cerca de 800 mil pessoas que nasceram nos Estados Unidos a viver no país sul-americano. Este número, que é quatro vezes superior ao registado em 1990, é, provavelmente, uma estimativa por baixo, observa o jornal norte-americano The Washington Post.

A Embaixada dos Estados Unidos na Cidade do México estima que o número real de residentes dos Estados Unidos ascenda já a 1,5 milhões.

A crise financeira de 2018 e a consequente recuperação lenta dos Estados Unidos é o principal razão apontada para este movimento.

Quanto aos cidadãos norte-americanos que se mudam para o México, são uma massa diversificada, que pode ir desde os nativos digitais até a reformados.

“Está a tornar-se um fenómeno cultural muito importante”, disse Marcelo Ebrard, ministro das Relações Exteriores do México. “Tal como a comunidade mexicana nos Estados Unidos”, apontou, citado pela revista Sábado.

De acordo com o Ebrard, que realça os benefícios que esta massa de pessoas leva até ao México, o país sabe ainda pouco sobre a dimensão as necessidades destes imigrantes.

Apesar de as autoridades reconhecerem que muitas destas pessoas são ilegais, os imigrantes continuam a ser bem-vindos no México. “Gostamos de pessoas que vêm trabalhar e ajudam a nossa economia – como os mexicanos fazem nos Estados Unidos”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …

Abel Ferreira expulso e Palmeiras perde Supertaça para o Flamengo

O Flamengo bateu o Palmeiras nos penáltis, este domingo, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar, na final da Supertaça do Brasil, na qual o treinador português acabou expulso por protestos. O médio Raphael Veiga, …

Centeno quer que BdP possa vender bancos sem aval da Autoridade da Concorrência. Regulador está contra

As novas regras da banca preveem que o Banco de Portugal (BdP) possa alienar total ou parcialmente um banco a outra instituição sem ter de esperar pela decisão da Autoridade da Concorrência. Porém, o regulador …

Ruben Amorim falou do "campeonato cheio de artistas", mas fintou arbitragem após novo empate

O Sporting empatou o segundo jogo consecutivo e Ruben Amorim acabou expulso já depois do apito final no jogo com o Famalicão (1-1). Fintando o tema da arbitragem, o treinador dos leões falou de um …

"Só amamos as batalhas difíceis." Sócrates culpa silêncio da esquerda pela ascensão da extrema-direita

"Passei sete anos a defender-me da mentira da fortuna escondida e no final ouço, pela primeira vez, que há indícios de um crime que já prescreveu." José Sócrates escreveu um artigo de opinião, no jornal …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: O Alpinista Descendente

Maior animação no topo da tabela. Um líder em queda, o dragão europeu, uma águia mais artística. Números e frases da semana, visto da Linha de Fundo. Fama sem proveito Sporting CP (Pedro Gonçalves 25') 1 …