Há mais pessoas a mudar-se dos EUA para o México do que em sentido oposto

Dados recentes revelam que há mais pessoas a mudar-se dos Estados Unidos para o México do que em sentido oposto. A crise económica de 2018 e a lenta recuperação dos Estados Unidos pode justificar este movimento.

Entre 2009 e 2014, 1 milhão de mexicanos, incluindo os seus filhos nascidos em solo norte-americano, deixaram os Estados Unidos rumo ao México, segundo uma investigação citada pelo Pew Research Center, um grupo de reflexão que analisa profundamente questões, atitudes e tendências. No mesmo período, e de acordo com os dados dos censos dos Estados Unidos, apenas 870 mil mexicanos migraram para os Estados Unidos.

Números do Instituo de Estatísticas do México aponta que há cerca de 800 mil pessoas que nasceram nos Estados Unidos a viver no país sul-americano. Este número, que é quatro vezes superior ao registado em 1990, é, provavelmente, uma estimativa por baixo, observa o jornal norte-americano The Washington Post.

A Embaixada dos Estados Unidos na Cidade do México estima que o número real de residentes dos Estados Unidos ascenda já a 1,5 milhões.

A crise financeira de 2018 e a consequente recuperação lenta dos Estados Unidos é o principal razão apontada para este movimento.

Quanto aos cidadãos norte-americanos que se mudam para o México, são uma massa diversificada, que pode ir desde os nativos digitais até a reformados.

“Está a tornar-se um fenómeno cultural muito importante”, disse Marcelo Ebrard, ministro das Relações Exteriores do México. “Tal como a comunidade mexicana nos Estados Unidos”, apontou, citado pela revista Sábado.

De acordo com o Ebrard, que realça os benefícios que esta massa de pessoas leva até ao México, o país sabe ainda pouco sobre a dimensão as necessidades destes imigrantes.

Apesar de as autoridades reconhecerem que muitas destas pessoas são ilegais, os imigrantes continuam a ser bem-vindos no México. “Gostamos de pessoas que vêm trabalhar e ajudam a nossa economia – como os mexicanos fazem nos Estados Unidos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Microsoft quer usar a inteligência artificial para salvar a nossa história

https://vimeo.com/349508365 Muitas pessoas olham para a tecnologia como a ameaça que vai condenar a nossa espécie, mas a Microsoft planeia agora usar inteligência artificial para preservar a nossa cultura, linguagem e história. O projeto "AI for Good", …

Uber cobrou 100 vezes mais a passageiros nos Estados Unidos

Vários passageiros da Uber nos Estados Unidos denunciaram que a empresa lhes cobrou 100 vezes mais do que o preço inicialmente apresentado na aplicação, noticia a BBC. A Uber já reagiu, dizendo que o problema …

Barbie alia-se à ESA para mostrar que as mulheres também podem ser astronautas

A Barbie e a Agência Espacial Europeia (ESA) deram as mãos para incentivar as crianças a tornarem-se na próxima geração de astronautas, engenheiras e cientistas espaciais, realçando as conquistas da única astronauta viva da Europa, …

Filho de Júlio Iglesias e portuguesa querem a sua parte da herança, que pode chegar aos 30 milhões

Agora que foi reconhecido, pelo tribunal, como filho de Júlio Iglesias, Javier Sánchez quer ter direito à sua parte da herança - 30 milhões de euros - e a uma indemnização por danos morais. Segundo divulgou …

Na terceira semana de julho contam-se cisnes no rio Tamisa (e é um assunto real)

Há vários séculos que contar cisnes no rio Tamisa é um assunto sério e real. Swan upping é o nome desta tradição que conta com a participação da coroa britânica. A tradição manda: na terceira semana …

Ciborgues vão dominar a Terra até ao final do século XXI, diz cientista

A ideia de que as máquinas com inteligência artificial irão coexistir, dominar ou até mesmo destruir a humanidade tem ganho destaque na ficção científica. Esta ideia está presente e tem ganho grande popularidade como, por exemplo, …

Concorrência acusa associações de anunciantes e de agências de publicidade de violarem regras de mercado

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e a Associação Portuguesa de Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP) "de limitarem o normal funcionamento do mercado ao estipularem uma regra …

Vídeo raro mostra últimos índios isolados da Amazónia para evitar um genocídio

Imagens da tribo isolada Awá, que não mantém contacto com o exterior e que está ameaçada pelo avanço dos madeireiros, na Amazónia, foram divulgadas pela organização não-governamental (ONG) Survival International como uma forma de alerta …

KLM citou estudo sobre lugares onde é mais provável sobreviver

Citando um estudo da Time, a companhia aérea KLM escreveu que "a taxa de mortalidade para os assentos no meio do avião é maior" e foi muito criticada. Após a polémica recente em que a tripulação …

Elefantes são os nossos aliados na luta contra as alterações climáticas

Os elefantes-da-floresta desempenham um papel importantíssimo na luta contra as alterações climáticas, nomeadamente no armazenamento de carbono. No entanto, a espécie está em vias de extinção. Isto de acordo com um novo estudo publicado esta segunda-feira …