Há membros da família Espírito Santo que já não conseguem pagar as contas

CarbonNYC / Flickr

Dezenas de familiares ligados ao Grupo Espírito Santo estão actualmente a passar dificuldades financeiras, dez dias depois do Banco de Portugal ter decidido congelar todas as contas da família Espírito Santo, noticia esta quinta-feira o jornal I.

Segundo o jornal, as contas congeladas abrangeram até à terceira geração da família,  envolvendo maridos, mulheres, mãos, pais, filhos e mesmo netos que continuam sem poder movimentar os seus depósitos, que transitaram para o bad bank, muito embora estejam a mover-se no sentido de poderem aceder ao dinheiro.

Segundo a noticia em causa dezenas de familiares, que não tinham ligação directa com o banco estão presentemente a passar por dificuldades financeiras, sem conseguir pagar contas correntes como água, luz e supermercado ou mesmo conseguir o mínimo para a sobrevivência diária.

Três idosos terão de deixar os lares onde actualmente vivem para irem morar com os filhos, por terem deixado de conseguir pagar as despesas.

Muitas destas pessoas pertencem à classe média, não possuindo depósitos noutros bancos ou fora do país.

Banco de Portugal

Interrogado pelo I, o Banco de Portugal recusou-se a comentar quantas foram as contas que passaram para o bad bank.

Da mesma forma, continua sem se saber quanto tempo levará o Banco de Portugal a dar resposta aos pedidos que têm sido feitos para desbloquear a situação.

Às famílias têm sido pedidas declarações sobre rendimentos, montantes depositados e actividade profissional dos titulares das contas.

A 3 de Agosto, o Banco de Portugal deliberou que o Novo Banco peça aos familiares que comprovem o direito aos depósitos que detinham no banco e que ficaram congelados no bad bank.

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Eu não conheço essas pessoas, e não sei se são culpados ou inocentes, e pelos vistos quem manda tambem não, e não me admira as tomadas de posição deste governo que gosta de fazer experiencias com a vida das pessoas.
    Para mim isto a par de tantas outras decisões é TERRORISMO
    Eu culpado me confesso de ter votado ao longo dos anos neste partido. espero em dias da minha vida e espero que não me deixem morrer por uma questão económica, ter a clareza de espirito de nunca mais o fazer

  2. Para o Joaquim das 17,49
    è devido a centenas de milhares de Jakins e a outros tantos Tónes, que o país chegou onde chegou. Um país de miseráveis, com governos capitalistas, diz muito da ignorância do povo. Corrompido de alto a baixo, em todos os sectores e serviços, á custa dos trengos que votam neles há 40 anos. Jakim, já não vais a tempo, o teu arrependimento já não te leva a lado nenhum.

  3. Só se deixa levar pelas lamúrias que soltam, quem não conhece o chefe da quadrilha.Todos estão bem e querem passar a nuvem pelos olhos de outros.Eu até me lembro de alguém dizer que a reforma que tinha não lhe chegava para as despesas!…Pobres de quem não veem.Cegos de espirito, cegos de vista…E até me admiro como os agentes da informação, não querem ver.Porquê?
    Que sejam burros até admito.Que sejam cegos, custa-me a acreditar

  4. Acho muita piada a todas as pessoas que comentaram aqui em tom jocoso a “pena” que tinham destas pessoas. Pergunto-vos então o seguinte:

    Vocês são a família Silva, o vosso filho Manuel Silva casa com a Maria Oliveira. Tem um emprego estável com um ordenado de classe média. A Maria Oliveira o mesmo. Vem-se a descobrir que o primo em 3º grau da Maria desfalcou um banco. (A Maria não fala nem vê esse primo à 15 anos) Passados 10 dias desta notícia as contas da Maria e do Manuel são congeladas e é-lhes impedido o acesso a elas. Ficam sem dinheiro. Não podem pagar contas nem comprar comida. Vocês família Silva não têm nada ver com a família Oliveira mas mesmo assim são afectados. É justo??? Não têm motivos para se queixar? Não são livres de ter o dinheiro no banco Oliveira ou X ou mesmo no Y?

    Que eu saiba em Portugal é-se “inocente até prova em contrário” e não culpado até me provares que tens um trabalho e não estás o dia todo deitado à sombra da bananeira. Aprendam a ver o mundo através dos olhos dos outros e não só através dos vossos umbigos ou desejos nunca realizados.

  5. E o DDT tem alguma dificuldade? Ja pagou o hotel do seu novo escritorio em Cascais? Pagou a fianca com que dinheiro? Nao me digam que congelaram o dinheiro de todos os outros mas esqueceram-se do patriarca… Opa coitadinhos, eles que pecam entao ao DDT que ele arranja-lhes um bilhete gratuito de ferry para a comporta.

  6. coitadinhos ! no tempo do estado novo eram quatro ou cinco ,despois voltaram e agora trouxeram os filhos da, m, e do, p, e os netos e os bisnetos e mais alguns colados ,para serem uma grande quadri, para se juntarem aos que se cá formaram apôs o vinte e cinco de abril, e estão a crescer mais se não os levarem á justiça? vamos lutar por os que não tem nada, e deixar apodrecer essa gente como uma maçã debaixo da macieira, porque são todos da mesma qualidade; já não devia existir essa qualidade porque não presta. o povo já não gosta dessa fruta

  7. Enquanto o grupo dos ” punho erguido e cara de ódio ” por aí deambular, dizendo mal do que invejam, cobiçando o esforço alheio, exigir regalias recusando-se a ter obrigações, tendo plena consciencia que são uns incompetentes, tanto como trabalhadores como membros da sociedade, em suma comportarem-se como parasitas que são, vai ser dificil este país endireitar-se, porque mais dificil que sustentar um governo incompetente, é sustentar uma franja da população que não quer, produzir e ainda se arroga o direito de exigir que os que o fazem os alimentem, e se sintam agradecidos por ter quem os represente.
    Já vai sendo tempo de responsabilizar esta corja de inuteis, retirando-lhes as regalias que se auto-instituiram de forma a compensar dignamente aqueles que trabalharam uma vida inteira.
    Essa coisa de acabar com os ricos, já não pega.
    Vamos é acabar com os pobres.

  8. Esta família tinha o hábito de ir para a praia da Comporta brincar aos pobres e gozar com isso, agora têm oportunidade de ir praticando a sério, quem sabe se por milagre, não lhe serão retiradas as propriedades que possuem na América do Sul e todos os milhões depositados nos offshores . Estes jornalistas são uns brincalhões

  9. Ainda não vi noticias da minha familia que vive hà mais de um ano sem poder pagar as suas contas devido a todos estarmos desempregados. Há … e nunca fizemos nada vezes nada de ilegal, apenas pagamos tudo o que nos foi ditado por quem manda e nunca discutimos…fizemos muito mal!

RESPONDER

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …