Há mais de um crime de maus tratos a animais denunciado por dia

zweiff / Flickr

-

Mais de um crime de maus tratos e abandono de animais por dia foram participados pela GNR aos tribunais desde a entrada em vigor da lei que criminaliza estes actos, há um ano, num total de 452 crimes.

Os maus tratos e o abandono de animais deram origem a mais de uma participação por dia ao tribunal, num total de 452 crimes encaminhados pela GNR desde a entrada em vigor da lei que criminaliza estes actos.

De acordo com a GNR, desde a entrada em vigor da lei, em Outubro do ano passado, e o dia 27 de Setembro deste ano, esta força de segurança participou ao tribunal um total de 452 crimes, dos quais 331 por maus tratos e 121 por abandono.

Setúbal (43), Faro (38) e Braga (36) foram os distritos com mais crimes de maus tratos registados.

Em relação ao abandono de animais de companhia, o distrito de Lisboa lidera, com 16 crimes participados ao tribunal.

Os infractores são maioritariamente particulares, com os cães e gatos a serem os animais que mais são alvo deste tipo de crimes: 95 por cento.

Estes crimes foram detectados na área de influência da GNR, desconhecendo esta força de segurança o desfecho que os casos tiveram em tribunal.

A actuação da GNR ocorreu após denúncias efectuadas nos postos territoriais da Guarda, para a Via Linha SOS 808200520, ou por correio electrónico.

Desde o início do ano, e apenas em relação à Grande Lisboa, a PSP encaminhou para o Ministério Público 200 situações de maus tratos e abandono de animais, das quais 141 deram origem a processos-crime, revelou esta força policial.

Segundo a PSP, entre Janeiro e Agosto deste ano, foram elaboradas pela PSP de Lisboa 200 peças de expediente relacionadas com maus tratos (93) e abandono (107) de animais.

Deste expediente enviado para o Ministério Público, 141 seguiram para inquérito.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …

Regime sírio acusado de crimes contra a humanidade na Suécia

Quatro organizações não-governamentais apresentaram uma queixa junto da polícia da Suécia contra altos responsáveis do regime sírio por crimes contra a humanidade pelos ataques com armas químicas na Síria, em 2013 e 2017. A queixa foi …

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão …

Jair Bolsonaro diz que quem votar em Lula da Silva "merece sofrer"

No mês passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que Lula da Silva pode voltar a candidatar-se à presidência do Brasil e Jair Bolsonaro, o atual presidente do país, considera que quem votar em Lula "merece …

Covid-19. Plano Nacional inclui testes em centros comerciais ou empresas

O Plano Nacional para a Testagem Massiva prevê a realização generalizada de testes para deteção precoce do coronavírus, passando a estar disponível em centros comerciais, estações de transportes públicos ou empresas, e podendo pode ser …

Seul vai aceitar descarga de água radioativa de Fukushima (se o Japão cumprir certas condições)

A Coreia do Sul aceitará, caso sejam cumpridas algumas condições, o plano do Governo japonês para despejar gradualmente no mar águas tratadas, mas ainda radioativas, da central nuclear destruída de Fukushima, segundo o Governo sul-coreano. O …

CDS vai apresentar projeto sobre enriquecimento ilícito. PSD só apoia medida que seja "eficaz e constitucional"

O CDS-PP vai apresentar no Parlamento um projeto sobre o enriquecimento ilícito, anunciou o presidente do partido esta terça-feira, antecipando que a iniciativa se debruçará sobre o poder político, o poder judicial e o funcionamento …

Deputada Cristina Rodrigues propõe campanha contra pirataria de jornais

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues recomendou, esta segunda-feira, ao Governo a divulgação de uma campanha nacional que promova o combate à pirataria de jornais e revistas e que aumente a fiscalização relativa ao crime …