Há mais de um crime de maus tratos a animais denunciado por dia

zweiff / Flickr

-

Mais de um crime de maus tratos e abandono de animais por dia foram participados pela GNR aos tribunais desde a entrada em vigor da lei que criminaliza estes actos, há um ano, num total de 452 crimes.

Os maus tratos e o abandono de animais deram origem a mais de uma participação por dia ao tribunal, num total de 452 crimes encaminhados pela GNR desde a entrada em vigor da lei que criminaliza estes actos.

De acordo com a GNR, desde a entrada em vigor da lei, em Outubro do ano passado, e o dia 27 de Setembro deste ano, esta força de segurança participou ao tribunal um total de 452 crimes, dos quais 331 por maus tratos e 121 por abandono.

Setúbal (43), Faro (38) e Braga (36) foram os distritos com mais crimes de maus tratos registados.

Em relação ao abandono de animais de companhia, o distrito de Lisboa lidera, com 16 crimes participados ao tribunal.

Os infractores são maioritariamente particulares, com os cães e gatos a serem os animais que mais são alvo deste tipo de crimes: 95 por cento.

Estes crimes foram detectados na área de influência da GNR, desconhecendo esta força de segurança o desfecho que os casos tiveram em tribunal.

A actuação da GNR ocorreu após denúncias efectuadas nos postos territoriais da Guarda, para a Via Linha SOS 808200520, ou por correio electrónico.

Desde o início do ano, e apenas em relação à Grande Lisboa, a PSP encaminhou para o Ministério Público 200 situações de maus tratos e abandono de animais, das quais 141 deram origem a processos-crime, revelou esta força policial.

Segundo a PSP, entre Janeiro e Agosto deste ano, foram elaboradas pela PSP de Lisboa 200 peças de expediente relacionadas com maus tratos (93) e abandono (107) de animais.

Deste expediente enviado para o Ministério Público, 141 seguiram para inquérito.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nove anos de prisão efetiva para a mãe que abandonou bebé no contentor do lixo

A mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em novembro de 2019, foi esta quarta-feira condenada a nove anos de prisão efetiva, por tentativa de …

Mais 16 mortes e 2.535 novos casos. País vive "momento grande preocupação"

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 16 mortos relacionados com a covid-19 e 2.535 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim hoje …

"Falso histórico". Depois do Ambiente, Cultura chumba palácio de Berardo na Arrábida

Depois do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) chumbou as obras ilegais levadas a cabo pela Bacalhôa Vinhos de Portugal, empresa de Joe Berardo. Há cerca …

Hotelaria quer testes covid-19 gratuitos para o setor (e TAP à escala do turismo nacional)

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu esta terça-feira que o Estado deve disponibilizar gratuitamente testes covid-19 a empresas que lidam diretamente com o público, como é o caso dos trabalhadores …

NASA aterrou por breves segundos no Bennu (e recolheu uma amostra) a 320 milhões de quilómetros da Terra

A aeronave OSIRIS-REx da NASA aterrou, esta terça-feira, por breves segundos na superfície do asteroide Bennu. A missão, que teve como objetivo a colheita de uma amostra de entulho solto, está em andamento desde 2004 …

Autoridade da Concorrência dá "luz verde" a reforço do controlo estatal da TAP

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu "luz verde" ao reforço do Estado na TAP, com a aquisição de 22,5% do capital da companhia, que se somam aos 50% já detidos pela Parpública. O Conselho da AdC …

Centeno apela a uma utilização "sensata" da bazuca europeia

Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, disse ao FMI que apenas os  investimentos que forem produtivos irão assegurar que a dívida com que os estados se encontram não se transforme numa nova crise financeira. De …

Ministros selam acordo sobre reforma da Política Agrícola Comum

Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram a acordo sobre a reforma da Política Agrícola Comum (PAC). Seguem-se agora as negociações com o Parlamento Europeu. Os ministros da Agricultura da União Europeia chegaram esta quarta-feira …

Só 17% dos portugueses diz que abertura das escolas correu mal (e maioria quer teletrabalho obrigatório)

Uma sondagem da Intercampus feita para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que, cerca de um mês depois da reabertura das escolas, 42% dos portugueses entendem que o processo “decorreu de forma …

Espanha vai tornar máscaras mais baratas graças a Portugal

Espanha vai reduzir o preço das máscaras após um cidadão espanhol ter despoletado a discussão após comparar com o preço em Portugal. Uma única máscara em Espanha chegava aos 96 cêntimos. Em Espanha, uma máscara pode …