Há cerca de mil europeus desaparecidos no Nepal

Narendra Shrestha / EPA

Baluwa, Nepal, depois do terramoto: Uma nepalesa beija a filha bebé em frente aos escombros da sua casa

Cerca de mil cidadãos europeus permanecem desaparecidos no Nepal, quase uma semana depois do violento sismo que afetou o país, disse hoje Rensje Teerink, a representante da União Europeia no Nepal.

Segundo Rensje Teerink, em declarações aos jornalistas, em Katmandu, a maioria estaria a fazer ‘trekking’ (marcha em trilhos) na remota zona montanhosa de Langtang, próximo do epicentro do sismo ou na região do Monte Evereste.

“Eles estão desaparecidos, mas nós não sabemos qual é a situação deles. Muitos estavam na zona de Langtang e outros na zona de Lukla”, disse a embaixadora, referindo-se à pequena pista de voo, conhecida como a porta do Evereste.

Outra fonte da União Europeia, que falou à agência de notícias France-Presse sob anonimato, disse que a maioria provavelmente está bem e em segurança, mas o seu estado é desconhecido devido às dificuldades no terreno e à falta de acessos às zonas afetadas.

Segundo os últimos dados oficiais, mais de 6.200 pessoas morreram e quase 14.000 ficaram feridas, apesar de se calcular que estes dados deverão aumentar por se desconhecer os efeitos do sismo nas zonas mais remotas do Nepal.

O sismo, ocorrido a 25 de abril, provocou ainda cerca de 2,8 milhões de deslocados num país com uma população de cerca de 28 milhões de habitantes e o ministério do Interior do Nepal assegurou que o sismo destruiu 148.329 edifícios em todo o país.

Com 7,8 graus na escala aberta de Richter, o sismo foi o de maior magnitude no Nepal em 80 anos e o pior na região na última década desde 2005, quando 84.000 pessoas morreram devido a um outro terramoto na Índia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …

A queda da Aurora Dourada. Como a Grécia lidou com a onda de extrema-direita

Quando uma onda da extrema-direita atingiu a Grécia em 2012, poucos previram que a Aurora Dourada, um dos grupos envolvidos, cresceria e tornar-se-ia o terceiro maior partido no parlamento grego. Este foi o início de um …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Pote matador, arte de Díaz, cebola gourmet e momentos de uma semana negra

A liderança firme do Sporting, a acrobacia de Díaz e o Benfica de regresso às vitórias. Ainda o adeus a Maradona, Vítor Oliveira e Reinaldo Teles, visto da Linha de Fundo.   Matador Pote reforça liderança Sporting …

Cerimónia da Restauração da Independência assinalada sem discursos devido à pandemia

As comemorações do 1.º de Dezembro assinalaram-se este ano em Lisboa sem os habituais discursos e num formato mais reduzido, devido à situação pandémica que o país atravessa, justificou o Presidente da República, Marcelo Rebelo …

Stress durante a gravidez pode afetar e influenciar o desenvolvimento cerebral do bebé

Stress durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento cerebral do bebé, sugere uma nova investigação da Universidade de Edimburgo, na Escócia. De acordo com os cientistas, os níveis de stress nas mães, medidos através do …

Novos documentos revelam falhas na gestão inicial do surto de covid-19 na China

A China difundiu dados mais otimistas do que os estágios iniciais do surto do novo coronavírus sugeriam e tardou em confirmar casos já diagnosticados, segundo documentos internos das autoridades citados pela cadeia televisiva norte-americana CNN. As …

Anti-laser: o novo dispositivo sem fios que pode vir a carregar o telemóvel

Já existem dispositivos que permitem carregar o telemóvel (e outros aparelhos) sem fios, mas que precisam de estar em contacto para funcionar. Agora, cientistas criaram um novo aparelho que irradia energia diretamente para os smartphones, …