Guia do Adepto: se vai ao Mundial, não viaje de noite e não resista a assalto

Wikimedia

-

O Ministério dos Negócios Estrangeiros recomenda aos adeptos portugueses que vão assistir a jogos do Mundial de futebol no Brasil que evitem viajar de noite ou oferecer resistência em caso de assalto, num guia publicado na página oficial.

O “Guia do Adepto“, disponível no site da secretaria de Estado das Comunidades, faz várias recomendações aos portugueses que se preparam para viajar para o Brasil e deixa contactos úteis em caso de necessidade e emergência.

“Em caso de assalto, NUNCA ofereça resistência nem efetue movimentos bruscos ou fora da visão do(s) assaltante(s)”, aconselha o ministério, que sugere ainda que os portugueses devem evitar levantar dinheiro sozinhos e não devem também viajar de noite ou andar a pé isolados.

Se conduzirem, os adeptos devem manter sempre as portas e janelas trancadas e o carro pronto a seguir marcha e não devem reagir a “indicações de outros condutores ou transeuntes de que algo de errado se passa com a viatura”, sendo preferível verificar a situação numa estação de serviço ou numa esquadra de polícia.

Os viajantes devem assegurar que têm o passaporte com validade mínima de seis meses e fazer-se sempre acompanhar do documento original.

Proteção consular

Nos dias dos jogos, haverá nas imediações dos estádios onde joga a seleção nacional uma equipa de apoio e proteção consular portuguesa, “que poderá prestar auxílio em caso de necessidade”, existindo ainda elementos da PSP de Portugal dentro e fora do recinto.

Se for necessário, as secções consulares das embaixadas e os consulados portugueses podem prestar apoio aos viajantes, nomeadamente na emissão de documento de viagem provisório e facilitação do contacto com unidades hospitalares, em situação de acidente ou doença e com advogados e polícia, em caso de detenção.

“A proteção consular não poderá, no entanto, libertá-lo da prisão ou efetuar por si o pagamento de contas de hotel, médico, advogados, viagens ou outras”, alerta o ministério.

Os portugueses são ainda aconselhados a informar-se sobre as vacinas recomendadas (febre amarela) e a profilaxia da malária, devendo consultar-se com o seu médico ou na consulta do viajante.

O Governo sugere ainda o envio de um e-mail para o gabinete de emergência consular do ministério dos Negócios Estrangeiros ([email protected]), onde os adeptos poderão fornecer detalhes da viagem e, entre outros dados, indicar o nome de um familiar ou amigo a ser contactado em situação de emergência.

O Campeonato do Mundo de futebol disputa-se no Brasil entre 12 de junho e 13 de julho.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.