Mykhailo Podolyak está convencido de que o conflito Rússia-Ucrânia vai ser resolvido ainda neste ano. EUA falam em “maratona”.
A guerra na Ucrânia começou no dia 24 de Fevereiro de 2022, quando a Rússia começou a invadir o país vizinho.
Especialistas acreditam que Vladimir Putin e os seus aliados pensavam que iam conseguir uma rendição ucraniana em poucos dias, ou em poucas semanas.
Não aconteceu, a resistência da Ucrânia terá surpreendido e, entretanto, já passou um ano, já passaram 15 meses e a guerra continua.
É arriscado fazer previsões sobre a data do fim da guerra mas, numa fase em que a contra-ofensiva da Ucrânia já terá começado, Mykhailo Podolyak está optimista.
O assessor do chefe de gabinete do presidente da Ucrânia, acredita que o conflito vai terminar ainda neste ano.
“A guerra terminará, muito provavelmente, antes de chegarmos a 2024“, disse Podolyak, citado no portal TSN.
O responsável de Kiev divide o seu argumento em três pontos. O primeiro: fica à espera dos “resultados” das Forças Armadas da Ucrânia. “Aí vamos começar a fazer planos”.
O segundo ponto: “Putin pode estar à espera de qualquer coisa, mas ele terá problemas legais específicos que vão aparecer muito antes das eleições presidenciais nos EUA” – marcadas para Novembro de 2024.
O terceiro ponto: “Hoje no mundo, independentemente de quem seja o presidente em qualquer país democrático, ninguém apoiará o regime genocida de Putin. Na própria Rússia, Putin ainda influencia alguma coisa, mas do ponto de vista da política global, Putin nem existe como sujeito”.
Kyryl Budanov, chefe dos serviços secretos da Ucrânia, também havia dito que a guerra na Ucrânia vai terminar em 2023 – com a vitória da Ucrânia. Acreditava, que ainda na Primavera (que termina na próxima semana), haveria batalhas decisivas que iriam virar o conflito.
Dos Estados Unidos da América chega outra perspectiva: a guerra na Ucrânia é uma “maratona”, não um “sprint”.
A descrição surgiu nas palavras de Lloyd Austin, secretário de Defesa dos EUA; mas o país norte-americano vai continuar a apoiar a Ucrânia.
Também nesta quinta-feira, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que o conflito atravessa um “momento crítico”.
No terreno
A Ucrânia revelou que abateu 20 drones durante um ataque russo, durante a noite passada.
A cidade onde nasceu Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, foi atingida com mísseis cruzeiro – que provocou um incêndio num complexo industrial em Kryvyi Rih, onde uma pessoa ficou ferida.
That night, #Russian invaders again attacked #KryvyiRih with rockets. A 38-year-old man was injured. pic.twitter.com/XA4ZTERu7N
— NEXTA (@nexta_tv) June 15, 2023
Oxalá a Ucrânia consiga resolver a Guerra até ao fim do ano.
Não acredito que a guerra termine em 2023. A guerra vai durar vários anos. Preparem-se. No final, a Ucrânia ganhará, mas isto vai levar mais 3 ou 4 anos. Isto será uma maratona. Russos e Ucranianos equivalem-se, pelo que dificilmente o conflito será desatado nos próximos tempos. Com esta guerra longa, o Ocidente vencerá e a Rússia de Putin será totalmente sufocada.
Deus queira! Tanta desgraça!…
Já estamos em 18 de outubro e nada indica que Guerra vá terminar. Talvez o conflito acabe se o Ocidente deixar de armar a Ucrânia., mas isso seria uma espécie de traição.