A guerra dos tempos modernos. Índia recruta 500 mil “soldados das redes sociais”

O próximo tipo de guerra está a chegar e exige um novo tipo de tropas. Em vez de se equiparem com capacetes e armaduras, os “soldados das redes sociais” estão armados com smartphones, contas em várias plataformas e experiência em tecnologia.

Não é novidade que certos Governos estão a usar as redes sociais como uma ferramenta para controlar a sua população, influenciar resultados e decisões ou espalhar desinformação através de campanhas online.

Porém, segundo o Interesting Engineering, a forma como os outros estão a aprender a responder através da tecnologia está agora na linha de frente da agenda.

Em comunicado, a Freedom of House, uma organização sem fins lucrativos que classifica os países quanto à liberdade na Internet, destaca o aumento da vigilância das redes sociais em todo o mundo e afirma que o “novo campo de batalha” das forças democráticas está a ser travado nas plataformas digitais.

Em alguns países, como a China e a Rússia, onde a liberdade na Internet tem uma classificação baixa, as redes sociais são silenciadas ou censuradas, bem como usadas para propaganda.

Já na Turquia, por exemplo, uma nova lei de 2020 impõe requisitos rigorosos às empresas de redes sociais e aumenta a capacidade do Governo de censurar o discurso online.

As redes sociais têm a capacidade de fazer crescer determinados assuntos e temas, como como quando ocorreu o movimento Black Lives Matter, após o homicídio de George Floyd.

Assim, para contra-atacar, certos partidos governamentais estão a reunir tropas para ficar de olho nas ações dos oponentes e responder. Por exemplo, esta segunda-feira, o Congresso Nacional Indiano anunciou estar ativamente à procura de 500 mil “guerreiros das redes sociais” para desafiar o partido adversário, o Partido do Povo Indiano, online.

“Este é um exército de verdade. Este é um exército que defenderá a ideia da Índia. Estamos a construir esta plataforma para vocês. Para vos dar ferramentas para lutar esta batalha e vencer”, disse Rahul Gandhi, membro do parlamento indiano, citado pelo The Indian Express.

O Congresso vai alistar 50 mil titulares de cargos em todos os distritos da Índia e será ajudado pelos 450 mil voluntários na sua “guerra”. Todos vão receber treino apropriado para saber como combater adequadamente a propaganda do partido adversário.

A guerra através das redes sociais e de outras plataformas digitais está apenas a começar. Certas nações, instituições e pessoas estão a esforçar-se por encontrar formas de lidar com isso e usá-las em seu benefício e, com sorte, do mundo.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É esta a forma correta de lidar com batoteiros de extrema direita que têm milhares de contas falsas nas redes sociais e sites de notícias. É o governo contratar “guerreiros” de plataformas digitais para fazer face às mentirinhas e intriguinhas que são lançados constantemente por estaa forças mesquinhas financiadas por putin.

    • Pois o Putin da extrema-direita comunista, por si só já é um vulcão autêntico, mas pela notícia verificamos que o mal atrai milhões de “humanos” que por sua vez anda sempre à frente das forças do bem.

RESPONDER

Julian Reichelt, ex-diretor do jornal alemão Bild

Diretor do jornal alemão Bild despedido por "conduta inapropriada"

Julian Reichelt, diretor do jornal alemão Bild, foi demitido com efeito imediato por “conduta inapropriada”, anunciou a empresa de comunicação social Axel Springer, detentora do jornal mais vendido da Alemanha. O diretor do jornal alemão Bild, …

“Não acho que o CDS esteja a viver uma crise interna”, diz Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu esta segunda-feira que a situação interna que o partido atravessa, com congresso eletivo marcado para o final de dezembro, "não é uma crise, é a democracia …

Em sessão acesa, primeiro-ministro polaco diz ao Parlamento Europeu que o país não cederá a chantagens

Guerra de palavras entre representantes do governo polaco e as instituições europeias tem vindo a escalar ao longo das últimas semanas, depois de o Tribunal Constitucional do país ter determinado que a lei nacional se …

China nega lançamento de míssil hipersónico - mas Estados Unidos estão “muito preocupados”

Em agosto, a China terá lançado um míssil com capacidade nuclear. Os Estados Unidos mostram-se muito preocupados com este tipo de atividade. Segundo noticia o Financial Times, o míssil terá sido lançado pelos militares chineses num …

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional. "Aqui permanecerá até ao fim dos tempos, se os tempos tiverem fim"

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …