“Guerra preventiva”. Churchill propôs atacar a URSS com armas nucleares até à submissão

O antigo primeiro-ministro do Reino Unido, Winston Churchill, estava a planear uma guerra nuclear preventiva contra a União Soviética, mesmo depois de Moscovo ter criado as suas próprias bombas atómicas.

De acordo com o jornal britânico The Times, Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido entre 1940 e 1945, período em que o país lutou contra o nazismo, antes de regressar ao cargo entre 1951 e 1955, propôs uma guerra nuclear preventiva contra a União Soviética em 1951.

Esta informação foi encontrada num memorando escrito pelo então editor-chefe do The New York Times, Julius Ochs Adler, após uma reunião com o famoso político britânico em 29 de abril de 1951, seis meses antes de se tornar primeiro-ministro do Reino Unido pela segunda vez.

No texto, encontrado pelo historiador Richard Toye nos arquivos do jornal novaiorquino, Adler recorda a forma como o então líder da oposição britânica o recebeu na sua casa em Kent, onde bebeu champanhe com uma taça “moldada e tamanhos incomuns”.

Em certo momento, Churchill mudou o tema da conversa e falou das relações entre o Ocidente e a URSS, chamando a política conjunta Estados Unidos-Reino Unido em relação ao país euroasiático de “mais fraca do que agressiva”.

“De forma um tanto abrupta, perguntou-me o número oficial do nosso arsenal de bombas atómicas e a nossa estimativa do suprimento disponível da Rússia“, escreveu o jornalista norte-americano.

“Respondi que, felizmente, não fazia parte dos círculos internos do Governo e, portanto, não conhecia esse segredo impressionante. Depois, surpreendeu-nos uma segunda vez, afirmando que, se fosse Primeiro-Ministro e pudesse obter um acordo do nosso Governo, imporia certas condições para a Rússia na forma de um ultimato“, lembrou Adler.

“Perante uma recusa, o Kremlin deve ser informado de que, a menos que reconsidere, bombardearíamos uma em cada 20 ou 30 cidades. Ao mesmo tempo, devemos alertá-los de que é imperativo que a população civil de todas as cidades escolhidas seja evacuada imediatamente”, disse.

“Ele acreditava que se recusariam novamente a considerar os nossos termos. Então, tínhamos de bombardear um dos alvos e, se necessário, outros. Seria tal o pânico que se seguiria (certamente por causa do terceiro ataque) não só entre o povo russo, mas também dentro do Kremlin, que os nossos termos seriam cumpridos”, disse Adler.

O jornalista acrescenta que se opõe à ideia, argumentando que nem o povo norte-americano nem “muitos sócios” em Washington apoiariam tal guerra preventiva.

Os planos de Churchill de realizar bombardeamentos nucleares não se limitaram à União Soviética – o político britânico também considerou atacar a China. Em particular, estava a pensar em atacar bases militares e concentrações de tropas chinesas ao norte do rio Yalu.

Toye indicou que, embora já fossem conhecidos planos semelhantes de Churchill antes de 1949 – o ano em que a URSS testou a sua primeira bomba nuclear, não havia evidências de que tivesse continuado a desenvolvê-los dois anos depois.

O historiador reconheceu que a ideia não era “brilhante” e afirmou que a estratégia que Churchill promoveu quando era primeiro-ministro era “muito melhor”. “Quando se tornou primeiro-ministro novamente, não andava a comportar-se de uma forma incrivelmente ameaçadora”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Chega e IL dizem que cerco na AML é "inconstitucional". Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo

André Ventura, líder do Chega, contestou a decisão do Governo de limitar a circulação na AML. Considerando que a medida é inconstitucional, entregou uma "Intimação para proteção de direitos, liberdade e garantias" no Supremo Tribunal …

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …

Costa reeleito líder do PS com 94% dos votos aponta a vitória nas autárquicas

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Três portugueses entre os cinco mortos em colapso de escola na Bélgica

No dia de ontem, as autoridades belgas confirmaram a morte de cinco pessoas, entre as quais três portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Para além dos dois corpos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …