/

Guerra na Ucrânia em versão literária-musical para os mais novos

(dr) Betweien

Conteúdos grátis para ajudarem pais e educadores, neste momento complexo. Iniciativa surgiu em Braga.

A guerra na Ucrânia não afecta apenas os adultos. Entre as crianças poderá surgir confusão, incompreensão e até mudança de comportamentos.

Para tentar ajudar mães, pais e outros cuidadores e educadores, uma empresa bracarense criou um livro e uma música sobre a guerra, mas com uma perspectiva diferente, centrada na explicação do conflito às crianças.

A Betweien, empresa spinoff da Universidade do Minho, dedica-se há mais de uma década a projectos educativos e a recursos pedagógicos. E desta vez criou o livro em formato digital intitulado A cor do meu medo.

O pequeno livro de 12 páginas, que pode ser lido gratuitamente no portal da empresa, centra-se no contexto de Yarina, uma criança ucraniana que um dia acorda a saber que existe uma guerra. Saiu contrariada da cidade onde vivia, triste, mas mais à frente – e muitos quilómetros depois – percebe que a guerra existe mas ela está protegida e o medo desaparece, parcialmente.

Além do livro, está disponível no YouTube a música Pintar o mundo, uma adaptação de uma música do projecto “Pétalas do Mundo”.

Nos dois formatos, é o olhar da criança que predomina.

“As crianças portuguesas estão com dúvidas e preocupadas com o conflito militar, por isso quisemos abordar de forma simples como podem estar a viver as famílias naquele cenário e, ainda, sensibilizar para as consequências do conflito”, explicou Narciso Moreira, fundador da Betweien.

“Queremos ajudar educadores e professores a trabalhar este assunto com que as crianças lidam diariamente nas televisões, nas redes e nas conversas, sem às vezes perceberem o que se passa”, continuou.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.