O que fazer quando as vespas invadem o seu piquenique – um guia para comer em segurança

ZAP // UA; AllaSerebrina / Depositphotos

É verão no hemisfério norte e isso significa sol, mar – e vespas. E piqueniques. Com vespas. Mas não entre em pânico, basta-lhe fazer três coisas simples: primeiro, nada; depois, observar; finalmente, dar uma prenda à sua nova amiga vespa.

Muitos de nós fomos desde sempre ensinados a temer as vespas como insetos agressivos que existem apenas para tornar as nossas vidas miseráveis.

Mas com a perda insustentável de vida selvagem em todo o planeta, precisamos de aprender a viver ao lado de todos os organismos – mesmo as vespas. Elas são importantes polinizadores e predadores de insetos.

Um pouco de conhecimento sobre a sua história natural pode ajudá-lo a jantar em segurança ao lado das vespas.

Num artigo no The Conversation, Seirian Sumner, professora de Ecologia Comportamental do University College London, explica-nos o que fazer quando as vespas invadem o seu piquenique, para conseguir comer em segurança.

As vespas que normalmente visitam o seu piquenique são tipicamente a vespa-comum (Vespula vulgaris) e a vespa-alemã (Vespula germanica). Elas parecem aparecer do nada. O que deve fazer?

  1. Mantenha-se imóvel, ou a vespa pensará que é um predador

Os recetores de cheiro da vespa (todas as obreiras são fêmeas) trouxeram-na à mesa do seu piquenique, mas agora ela está a usar sinais visuais (você e o que o rodeia) para se orientar em direção à comida no seu prato.

Mantenha a boca fechada e evite respirar pesadamente, para minimizar a libertação de dióxido de carbono, que as vespas usam como sinal de que um predador está a atacar.

Da mesma forma, se começar a agitar-se e a gritar, está a comportar-se como um predador, o que pode desencadear o modo de ataque da vespa.

  1. Observe o que ela está a comer

Estamos a falar de uma vespa-obreira. Ela está à procura de comida para alimentar as suas larvas irmãs no ninho da sua mãe. Então, a vespa a cortar um pedaço de presunto, a recolher uma colherada de compota ou a sorver da sua bebida açucarada?

Observe o que ela está a comer porque isso dá-lhe uma pista sobre o que deve oferecer à vespa. Ela está tão concentrada na sua tarefa que não o notará a observar.

  1. Faça uma oferta à vespa para evitar que o incomode

Antes que dê por isso, vespa vai-se embora, com as mandíbulas cheias de compota ou um pedaço de presunto. Ela pode zigzaguear para longe da sua mesa – um sinal de que se está a reorientar para o regresso.

Uma vez mapeados os marcos, a vespa voará direita e rapidamente. Se a seguisse, ela levá-lo-ia ao seu ninho. Mas é melhor usar o seu tempo para preparar a sua oferta à vespa, porque ela vai voltar em breve.

A sua oferta deve ser uma porção do que quer que ela tenha colhido do seu prato. Pode movê-la ligeiramente para longe do resto da sua comida. Se a deixar ter a sua parte, também pode jantar em paz.

Pode gradualmente mover a sua oferta à vespa para mais longe de si. As ofertas às vespas são técnicas bem testadas em todo o mundo, quer esteja a tentar localizar um ninho de vespas, ou a manter os clientes despreocupados com as vespas num restaurante ao ar livre.

Felizmente, é improvável que a sua amiga de piquenique traga com ela um enxame de vespas à sua mesa, porque as vespas sociais são más recrutadoras e a sua comida é normalmente um recurso escasso e de curta duração.

Então, desfrute do seu piquenique — em segurança, e na companhia da sua nova amiga vespa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.