O Kremlin afirmou, nesta quarta-feira, que os Estados Unidos declararam guerra económica à Rússia e que Moscovo vai pensar seriamente sobre o que fazer depois de Joe Biden ter imposto uma proibição à importação de petróleo russo.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia foi, é e será um fornecedor de energia confiável e apontou que os fluxos de energia continuam, mesmo depois do Presidente norte-americano ter imposto uma proibição à importação de petróleo russo.
“Mas vocês vêm a bacanal, a bacanal hostil, que o Ocidente semeou — e isso, claro, torna a situação muito difícil e obriga-nos a pensar seriamente“, disse Peskov.
“Os Estados Unidos definitivamente declararam guerra económica contra a Rússia e estão a travar essa guerra”, acrescentou.
“Substâncias radioativas” em Chernobyl
A empresa nuclear ucraniana Energoatom afirmou que, após o corte de energia que se verificou em Chernobyl, podem ser libertadas substâncias radioativas da central nuclear da Ucrânia, porque não é possível arrefecer o combustível nuclear usado.
A empresa estatal ucraniana de energia atómica alerta que o combustível ali armazenado requer refrigeração constante. E essa refrigeração exige ligação elétrica.
A central nuclear de Chernobyl foi totalmente desligada da rede elétrica, tendo sofrido um “blackout”, avança a empresa estatal de energia da Ucrânia, a Ukrenergo.
Caso a situação não se altere, há um risco de “descarga nuclear” e de libertação de substâncias radioativas, sendo que “o vento pode transferir uma nuvem radioativa para outras regiões da Ucrânia, Bielorrússia, Rússia e Europa“.
Update on Chornobyl Nuclear Power Plant:
750 kV ChNPP – Kyiv high-voltage line is currently disconnected due to the damage caused by the occupiers.
As a result, the Chernobyl station and all nuclear facilities in the Exclusion Zone are without electricity.
— SSSCIP Ukraine (@dsszzi) March 9, 2022
Através de uma mensagem publicada na conta oficial da empresa ucraniana no Facebook, a Ukrenergo garante: “Devido às ações militares dos ocupantes russos, a central nuclear de Chernobyl foi inteiramente desconectada da rede elétrica. A estação nuclear está neste momento sem qualquer fonte de alimentação energética”.
Todas as pessoas que ali estão “vão receber uma dose perigosa de radiação“, indica ainda a empresa.
Os trabalhos para reparar a ligação e restaurar a energia à central, que foi ocupada pelas tropas russas, não foram possíveis porque os combates estão a decorrer, afirmou a Energoatom.
Ukraine’s atomic energy Energoatom said that without electricity it is impossible to ensure the cooling of spent nuclear fuel stored at Chernobyl NPP. ‘The temperature in the holding pools will increase, release of radioactive substances into the environment may occur’ pic.twitter.com/HdAYzLsERs
— Olga Tokariuk (@olgatokariuk) March 9, 2022
Será que estes russos não se apercebem que estão a matar criancinhas ? Para eles não importa? Dizem as noticias que mataram uma miúda de 10 anos e estavam bebedos. Até bebida eles levam para a frente de batalha. São uns escroques. Enquanto o Putin e os outros maiorais estão no bem bom nos palácios, eles andam a fazer merda.