Guerra económica entre EUA e Rússia e “substâncias radioativas” em Chernobyl

1

Wikimedia

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov

O Kremlin afirmou, nesta quarta-feira, que os Estados Unidos declararam guerra económica à Rússia e que Moscovo vai pensar seriamente sobre o que fazer depois de Joe Biden ter imposto uma proibição à importação de petróleo russo.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia foi, é e será um fornecedor de energia confiável e apontou que os fluxos de energia continuam, mesmo depois do Presidente norte-americano ter imposto uma proibição à importação de petróleo russo.

“Mas vocês vêm a bacanal, a bacanal hostil, que o Ocidente semeou — e isso, claro, torna a situação muito difícil e obriga-nos a pensar seriamente“, disse Peskov.

“Os Estados Unidos definitivamente declararam guerra económica contra a Rússia e estão a travar essa guerra”, acrescentou.

“Substâncias radioativas” em Chernobyl

A empresa nuclear ucraniana Energoatom afirmou que, após o corte de energia que se verificou em Chernobyl, podem ser libertadas substâncias radioativas da central nuclear da Ucrânia, porque não é possível arrefecer o combustível nuclear usado.

A empresa estatal ucraniana de energia atómica alerta que o combustível ali armazenado requer refrigeração constante. E essa refrigeração exige ligação elétrica.

A central nuclear de Chernobyl foi totalmente desligada da rede elétrica, tendo sofrido um “blackout”, avança a empresa estatal de energia da Ucrânia, a Ukrenergo.

Caso a situação não se altere, há um risco de “descarga nuclear” e de libertação de substâncias radioativas, sendo que “o vento pode transferir uma nuvem radioativa para outras regiões da Ucrânia, Bielorrússia, Rússia e Europa“.

Através de uma mensagem publicada na conta oficial da empresa ucraniana no Facebook, a Ukrenergo garante: “Devido às ações militares dos ocupantes russos, a central nuclear de Chernobyl foi inteiramente desconectada da rede elétrica. A estação nuclear está neste momento sem qualquer fonte de alimentação energética”.

Todas as pessoas que ali estão “vão receber uma dose perigosa de radiação“, indica ainda a empresa.

Os trabalhos para reparar a ligação e restaurar a energia à central, que foi ocupada pelas tropas russas, não foram possíveis porque os combates estão a decorrer, afirmou a Energoatom.


Alice Carqueja, ZAP //

1 Comment

  1. Será que estes russos não se apercebem que estão a matar criancinhas ? Para eles não importa? Dizem as noticias que mataram uma miúda de 10 anos e estavam bebedos. Até bebida eles levam para a frente de batalha. São uns escroques. Enquanto o Putin e os outros maiorais estão no bem bom nos palácios, eles andam a fazer merda.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.