Guerra acesa. Ventura diz que PCP apagou Lenine do site, mas Comunistas mostram links sobre o líder

António Cotrim / Lusa

Debate televisivo entre André Ventura e João Ferreira

A guerra entre João Ferreira e André Ventura chegou às redes sociais. O líder do Chega acusa os comunistas de apagarem Lenine do site depois do debate de sábado à noite, porém o partido desmente e mostra os vários links disponíveis no site oficial sobre o 150º aniversário do fundador da União Soviética.

Depois de um aceso debate onde os dois candidatos presidenciais passaram quase todo o tempo a falar ao mesmo tempo e a trocar acusações, a guerra entre João Ferreira e André Ventura passou para o facebook.

O Chega publicou este domingo um post com o título “o comunismo tem vergonha” em que divide o tempo entre “Antes de Ventura” e “Depois de Ventura”.



De acordo com partido, já depois do debate, o PCP teria apagado do site um link que celebrava os 150 anos do nascimento de Lenine. “Muito mais temos para mostrar se necessário for, e para que fique provado e claro que se alguém mentiu descaradamente no debate de ontem à noite na TVI, esse alguém não foi seguramente André Ventura”, revela o Chega.

O PCP reagiu com a publicação de um dossier com o link do artigo que o Chega diz ter sido apagado, sendo que uma fonte da candidatura explicou ao Expresso que só esteve em destaque no site “na altura do aniversário do nascimento de Lenine”, em abril de 2020. “O banner é dinâmico e os conteúdos em destaque vão mudando. O do Lenine saiu há muito tempo, não foi mudado no dia do debate”.

No frente-a-frente com João Ferreira, depois de ter sido acusado de apoiar a Frente Nacional, partido de extrema-direita francês, André Ventura replicou: “Um candidato que tem no site dele e do partido dele que Cuba, Coreia do Norte e Vietname são boas referências para criar sociedades socialistas, eu acho que vir falar de outros países e dos líderes com que eu ando”.

O líder do Chega questionou ainda: “Porque é que o PCP apagou do site a referência à Coreia, a Cuba e ao Vietname? E porque é que o João Ferreira, candidato a Presidente, não é capaz de condenar os países tão próximos do seu partido e tão próximos de si, como é o caso da Coreia do Norte?”.

O candidato comunista desafiou Ventura a demonstrar o que dizia mas nas três horas que se seguiram ao debate, o site do PCP foi abaixo. Nas redes sociais, Ventura queixou-se então de a referência a Lenine ter sido apagada.

Segundo o Expresso, o site da candidatura de João Ferreira, que está dentro do site do PCP, não tem qualquer referência aos países de que Ventura falou. No site do PCP, há muitas referências recentes à “República Bolivariana da Venezuela” e críticas a todos os países, como Portugal, que criticam o regime de Nicolas Maduro.

A falha do site do PCP não está, pelo menos para já, a ser investigado pela PJ e, como avança o Expresso, os comunistas não apresentaram qualquer queixa sobre o sucedido.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …