Guerra acesa. Ventura diz que PCP apagou Lenine do site, mas Comunistas mostram links sobre o líder

António Cotrim / Lusa

Debate televisivo entre André Ventura e João Ferreira

A guerra entre João Ferreira e André Ventura chegou às redes sociais. O líder do Chega acusa os comunistas de apagarem Lenine do site depois do debate de sábado à noite, porém o partido desmente e mostra os vários links disponíveis no site oficial sobre o 150º aniversário do fundador da União Soviética.

Depois de um aceso debate onde os dois candidatos presidenciais passaram quase todo o tempo a falar ao mesmo tempo e a trocar acusações, a guerra entre João Ferreira e André Ventura passou para o facebook.

O Chega publicou este domingo um post com o título “o comunismo tem vergonha” em que divide o tempo entre “Antes de Ventura” e “Depois de Ventura”.

De acordo com partido, já depois do debate, o PCP teria apagado do site um link que celebrava os 150 anos do nascimento de Lenine. “Muito mais temos para mostrar se necessário for, e para que fique provado e claro que se alguém mentiu descaradamente no debate de ontem à noite na TVI, esse alguém não foi seguramente André Ventura”, revela o Chega.

O PCP reagiu com a publicação de um dossier com o link do artigo que o Chega diz ter sido apagado, sendo que uma fonte da candidatura explicou ao Expresso que só esteve em destaque no site “na altura do aniversário do nascimento de Lenine”, em abril de 2020. “O banner é dinâmico e os conteúdos em destaque vão mudando. O do Lenine saiu há muito tempo, não foi mudado no dia do debate”.

No frente-a-frente com João Ferreira, depois de ter sido acusado de apoiar a Frente Nacional, partido de extrema-direita francês, André Ventura replicou: “Um candidato que tem no site dele e do partido dele que Cuba, Coreia do Norte e Vietname são boas referências para criar sociedades socialistas, eu acho que vir falar de outros países e dos líderes com que eu ando”.

O líder do Chega questionou ainda: “Porque é que o PCP apagou do site a referência à Coreia, a Cuba e ao Vietname? E porque é que o João Ferreira, candidato a Presidente, não é capaz de condenar os países tão próximos do seu partido e tão próximos de si, como é o caso da Coreia do Norte?”.

O candidato comunista desafiou Ventura a demonstrar o que dizia mas nas três horas que se seguiram ao debate, o site do PCP foi abaixo. Nas redes sociais, Ventura queixou-se então de a referência a Lenine ter sido apagada.

Segundo o Expresso, o site da candidatura de João Ferreira, que está dentro do site do PCP, não tem qualquer referência aos países de que Ventura falou. No site do PCP, há muitas referências recentes à “República Bolivariana da Venezuela” e críticas a todos os países, como Portugal, que criticam o regime de Nicolas Maduro.

A falha do site do PCP não está, pelo menos para já, a ser investigado pela PJ e, como avança o Expresso, os comunistas não apresentaram qualquer queixa sobre o sucedido.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal tem 80% da população com a vacinação completa. Faltam administrar 400 mil doses — mas a quem?

De acordo com as previsões das autoridades de saúde, Portugal deveria atingir a meta de 85% da população com o esquema vacinaal completo em outubro, pelo que ficam a faltar 400 mil doses. Portugal atingiu esta …

Entidade para a Transparência está há dois anos para sair do papel (e pode só chegar em 2024)

A nova Entidade para a Transparência está há dois para sair do papel e até pode só começar a funcionar em 2024. A lei que a criou é de 13 de setembro de 2019, mas até …

Sheriff, o clube que representa um país que oficialmente não existe, faz história na Champions

Na sua estreia absoluta na Liga dos Campeões, o Sheriff Tiraspol venceu o Shakhtar por 2-0. O clube representa um país que, oficialmente, não exista: a Transnístria. Sheriff Tiraspol foi fundado em 1997 por antigos membros …

Costa foi dar um empurrão ao "amigo" Manuel Machado (e tirou da cartola uma maternidade para Coimbra)

Manuel Machado corre o risco de perder a autarquia e, por isso, António Costa foi dar-lhe um empurrão esta quarta-feira, com a promessa de uma nova maternidade que irá avançar três semanas depois das eleições. …

Entre críticas às “ciclovazias”, Medina ouviu mais e falou menos (e ainda houve um debate à esquerda)

O último debate dos candidatos à Câmara de Lisboa aconteceu ontem na RTP, sendo que os temas de maior destaque voltaram a ser a habitação, mobilidade, turismo e alterações climáticas. Os doze candidatos não pouparam esforços …

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …

Golo de Taremi foi bem anulado? Especialistas esclarecem decisão

Muitos contestam a anulação do golo de Taremi já perto do fim da partida. Especialistas em arbitragem defendem que a decisão foi bem tomada. Atlético de Madrid e FC Porto empataram a zero na primeira jornada …

Nova espécie massiva de há 500 milhões de anos descoberta no Canadá

Espécie terá sido uma gigante dos oceanos, amedrontando presas com a sua carapaça, situada na zona da cabeça, que cobria dois terços do seu corpo. Uma equipa de cientistas descobriu na última semana um fóssil de …

Porque morrem tantos americanos?

Nos últimos 30 anos a esperança média de vida nos Estados Unidos da América não acompanhou as melhorias verificadas na Europa. "A América tem um problema relacionado com a morte". Assim começa uma análise, em espécie …

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …