ADN num guardanapo tramou empresário que matou mulher em 1993

O empresário Jerry Westrom foi preso e acusado de esfaquear uma mulher em Minneapolis em 1993, graças a um site de genealogia e um guardanapo que deitou fora depois de limpar a boca.

O corpo de Jeanne Ann Childs foi encontrado coberto de sangue em junho de 1993. O corpo estava deitado no chão e só usava um par de meias, relata o The New York Times.

A mulher, que trabalhara como prostituta, foi repetidamente esfaqueada. Os investigadores recolheram amostras de ADN da cena do crime, mas o caso permaneceu sem solução durante vários anos.

No ano passado, as autoridades fizeram um grande avanço na investigação, recorrendo a uma empresa dedicada ao estudo da genealogia para identificar dois suspeitos no assassinato: um deles era um Jerry Westrom de Minnesota.

Para obter o seu ADN, as autoridades seguiram-no durante algum tempo. No final, usaram um guardanapo com o qual, no mês passado, este homem limpou o rosto depois de comer um cachorro quente num jogo de hóquei e que deitou ao lixo depois de usar.

Segundo as autoridades, o ADN encontrado no guardanapo “era consistente” com as amostras colhidas na cena do crime em 1993.

Na segunda-feira, o homem foi preso e os investigadores recolheram outra amostra do seu ADN que correspondia ao espermatozoide encontrado no cobertor e toalha da casa de banho do apartamento onde Jeanne foi encontrada.

De acordo com as autoridades, Jerry negou o seu envolvimento no caso, alegando que não conhecia Jeanne Ann Childs e que não teve relações sexuais com nenhuma mulher em Minneapolis em 1993. O homem foi libertado após fiança na sexta-feira. No próximo 13 de março, deverá comparecer perante o tribunal.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Biólogo defende que pandemia pode ter nascido de "erro honesto" em laboratório chinês

Professor de Princeton defende que não é possível descartar a possibilidade de que a pandemia tenha começado com uma fuga acidental num laboratório de virologia de Wuhan. A origem da pandemia de Covid-19 continua por apurar …

Israel reabre restaurantes e universidades após vacinar mais de metade da população

Israel, um dos países mais vacinados do mundo contra a covid-19, iniciou a terceira fase do desconfinamento, depois de o governo ter aprovado novas medidas que passaram a ser adotadas no domingo. Segundo avançou o Expresso, …

Mais 25 mortes e 365 novos casos nas últimas 24 horas

Os dados atualizados da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicam que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 25 mortes e 365 novos casos de covid-19. O boletim epidemiológico desta segunda-feira mostra que mantém-se a tendência de …

Ministra da Presidência lembra que desconfinamento será sempre "faseado e lento"

A ministra de Estado e da Presidência afirmou, este domingo, que o plano de desconfinamento será sempre "faseado e lento", dependendo da atuação do país e dos números concretos de cada momento. Em entrevista à SIC …

"Salam, salam, salam." Papa deixa Iraque após visita de três dias ao país

Terminou, esta segunda-feira, a visita de três dias do Papa Francisco ao Iraque. No fim da última missa que celebrou, disse em árabe: "Salam, salam, salam" (Paz, paz paz). O Papa Francisco deixou, esta segunda-feira, o …

Polícia filipina matou nove pessoas associadas a "grupos terroristas comunistas"

A polícia filipina apoiada por militares matou nove pessoas durante o fim de semana numa série de operações contra suspeitos de insurreição comunista, tendo as autoridades dito que os suspeitos dispararam primeiro, críticos dizem que …

Biden assina decreto para facilitar acesso ao voto. Plano de estímulo económico é "passo gigantesco"

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto para facilitar o acesso dos norte-americanos ao voto, uma medida inserida nas comemorações do 56.º aniversário do “Domingo Sangrento”, ocorrido em 1965 no Alabama. Segundo a …

Estrangeiros barrados no aeroporto vão ter advogado. Medida estava prevista na lei há 14 anos

Os estrangeiros barrados à entrada em Portugal nos aeroportos nacionais vão ter apoio jurídico de um advogado. Esta medida estava prevista na lei há 14 anos. Depois de um acordo entre o Serviço de Estrangeiros e …

Sem decisão da Relação, suspensão de funções a Mexia e Manso Neto caduca. Defesa pede fim das cauções

Esta segunda-feira, expira a medida de suspensão de funções na EDP aplicada a António Mexia e João Manso Neto pelo juiz Carlos Alexandre. A defesa vai pedir a extinção destas medidas e das cauções impostas. De …

Peritos revelam critérios para desconfinar. Escolas e restaurantes devem reabrir após a Páscoa

Presidente da República e Governo ouviram, nesta segunda-feira, as explicações dos especialistas sobre a situação da covid-19 em Portugal. Na reunião no Infarmed, foram apresentados os critérios para o plano de desconfinamento. Os especialistas que têm …