Guarda partilhada deve ser reduzida. Crianças devem circular o menos possível

O decreto-lei do Governo permite deslocações necessárias para a guarda partilhada dos filhos, mas a Associação para a Igualdade Parental considera que a criança deve circular o menos possível.

O decreto do Governo prevê a possibilidade de os pais que estejam em regime de guarda partilhada poderem circular, mas, por uma questão de saúde pública, a Associação para a Igualdade Parental aconselha que as crianças “transitem entre residências o menor número de vezes possível”.

Ricardo Simões, presidente desta associação, considera que os progenitores devem fazer “acordos extraordinários” durante o estado de emergência. Por isso, pede aos pais que “tenham o mínimo de bom senso e reduzam a probabilidade de contágio“.

À TSF, o responsável referiu o importante papel das redes sociais neste processo para encurtar a distância. Além disso, aconselhou os pais a colaborar entre si: “Por exemplo, um pode ir às compras, comprar medicamentos e entregar à casa. Isso também passa uma mensagem à criança. Estamos numa situação extraordinária, a criança está com medo e, se vir que os pais estão a cooperar um com o outro, passa uma mensagem positiva e dá-lhe mais segurança”.

No entanto, ao contrário do que seria de esperar, a Associação para a Igualdade Parental refere que o decreto do Governo, que concretiza o estado de emergência em Portugal, veio trazer ainda mais conflitos parentais. “Esta clarificação do governo, sem ter acautelado um conjunto de outros pormenores, está a causar mais problemas e conflitos parentais.”

Ainda assim, Maria Perquilhas, juíza do Tribunal de Família e Menores de Lisboa, considera que este é o momento “de os pais serem verdadeiramente pais e colocarem o superior interesse dos seus filhos e da própria comunidade acima dos seus interesses de pai e de mãe”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser notificada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …

Trump muda de discurso. Próximas duas semanas serão "dolorosas" e podem morrer 100 mil pessoas

Esta terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou ao país com um discurso mudado, mais pessimista e alarmista. Com o número de doentes infetados com covid-19 nos Estados Unidos a superar os 187 mil …

Autódromo do Algarve já pode receber corridas de Fórmula 1

Pista de Portimão deverá receber ainda este ano testes privados de uma das equipas do pelotão da Fórmula 1 e pretende candidatar-se a receber os testes de inverno a partir de 2021. O Autódromo Internacional do …

Medidas de contenção já salvaram 120 mil pessoas na Europa

As medidas de contenção adotadas por vários países europeus salvaram a vida de cerca de 120 mil pessoas na Europa, revela um novo relatório de investigadores britânicos. Um estudo do Imperial College London revela que as …

Ronaldo pode regressar a Manchester. PSG também está na corrida

O Manchester United pondera trazer Cristiano Ronaldo de volta ao clube. O internacional português também está a ser seguido atentamente pelo Paris Saint-Germain. Com a Juventus a enfrentar problemas financeiros devido à pandemia de covid-19, o …

Presidente da República prepara-se para renovar estado de emergência

O Presidente da República decide, esta quarta-feira, sobre o prolongamento do estado de emergência por novo período de 15 dias, com parecer do Governo que reunirá o Conselho de Ministros para esse efeito. A reunião do …