Grupo chinês Fosun interessado no Novo Banco

Novo Banco

-

 O Novo Banco é alvo do interesse do grupo chinês Fosun, segundo noticiou a TVI na quarta-feira, considerando o presidente da instituição que a oferta, a confirmar-se, é “uma excelente notícia”.

Questionado sobre se tinha conhecimento de uma oferta de compra do banco pelo grupo chinês Fosun, avançada pela TVI, Eduardo Stock da Cunha referiu que “qualquer oferta tem de ser dirigida ao Banco de Portugal” e não à gestão do Novo Banco.

“De toda a maneira, não deixa de ser uma excelente notícia, a confirmar-se, porque só revela que existe interesse no Novo Banco”, referiu.

Os líderes do Banco BPI e do Santander Totta já revelaram publicamente a intenção de analisar a possibilidade de compra do Novo Banco, cujo capital é totalmente detido pelo Fundo de Resolução.

As manifestações de interesse na compra do Novo Banco têm de ser apresentadas até às 17h do último dia deste ano, 31 de dezembro de 2014.

Acionistas do BES nos últimos 2 anos excluídos da compra

O Fundo de Resolução publicou esta quinta-feira um anúncio a informar dos pré-requisitos exigidos aos interessados em comprar o Novo Banco, e que excluem os acionistas do Banco Espírito Santo (BES) nos últimos dois anos.

“Os potenciais compradores não poderão ter sido acionistas qualificados do BES (participação igual ou superior ao limiar de 2%) nos dois anos anteriores à criação do Novo Banco”, lê-se no convite para apresentar manifestações de interesse com vista à aquisição do Novo Banco, publicado hoje pelo Fundo de Resolução (que detém 100% do Novo Banco).

Os interessados em comprar o Novo Banco têm de demonstrar deter ativos de, pelo menos, 500 milhões de euros ou ativos sob gestão ou outros recursos financeiros no valor de, pelo menos, 100 milhões de euros.

Os interessados também não podem ter sido condenados por várias práticas ilegais, nomeadamente relacionadas com actos terroristas ou branqueamento de capitais.

No caso de os potenciais compradores analisarem a aquisição do Novo Banco em conjunto, cada um deles deve cumprir separadamente os pré-requisitos de qualificação.

O ativo consolidado do Grupo Novo Banco é de 72.465 milhões de euros, os capitais próprios de 5,6 mil milhões de euros e o rácio de solvabilidade de 9,2%, revelou a instituição em comunicado divulgado na quarta-feira.

Ainda segundo o Novo Banco, os depósitos de clientes totalizam 25,1 mil milhões de euros e a carteira total de crédito bruto a clientes 43,8 mil milhões de euros, dos quais 31,5 mil milhões de euros de crédito a empresas (72%) e 12,4 mil milhões de euros de crédito a particulares (28%).

A 3 de agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …