Gripe e covid-19. Contrair as duas doenças pode gerar uma “tempestade perfeita”

Uma onda de covid-19, juntamente com uma subida do número dos casos de gripe pode ter muitos riscos, e estes não se ficam pela dificuldade em distinguir os sintomas das duas doenças, ou pela pressão para os serviços de saúde.

Um grande perigo destas duas doenças, pode surgir quando um individuo tem gripe primeiro e covid-19 depois.

Segundo António Morais, o presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, “há dados que sugerem que indivíduos que tiveram um quadro clínico de infeção gripal e a seguir são infetados com este novo coronavírus tiveram uma doença mais grave, parecendo haver uma espécie de sinergia no sentido em que se gera uma segunda infeção de maior gravidade”, disse à TSF.

O especialista explica que “há um conceito de tempestade perfeita no sentido individual, pois quem tem uma infeção gripal pode, se for posteriormente infetado com o coronavírus e ter uma infeção mais grave”. Esta junção das duas doenças é classificada em vários artigos científicos como “potencial tempestade perfeita“.

O representante da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, sublinha que “aquilo que pode acontecer é que uma infeção gripal possa gerar uma resposta inflamatória que depois crie uma condição em que alguém que depois contraia o coronavírus esteja mais sensível para uma evolução mais grave da covid-19”, explica, recordando os casos relatados na literatura científica daquilo que aconteceu noutros países.

Um dos estudos mais citados quando se fala do cruzamento da gripe com a covid-19 analisou mais de 300 doentes em Wuhan. As conclusões referem que a co-infeção com os dois vírus (gripe e SARS-CoV-2) gerou, nos casos estudados, piores resultados para a saúde.

O último Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, revela que a gripe já chegou a Portugal nas últimas semanas, com alguns e raros diagnósticos, mas os casos ainda são poucos e a atividade é considerada praticamente inexistente.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …

China inicia nova edição do festival de carne de cão em Yulin

Coincidindo com o solstício de verão, iniciou na segunda-feira em Yulin, no sul da China, o festival em que os participantes comem carne de cão. Segundo os moradores daquela zona, as autoridades suspenderam recentemente as viagens …

Variante Delta representa 90% de casos na UE até final de agosto e mais mortes

A variante Delta do SARS-CoV-2 representará 90% das novas infeções na Europa até final de agosto e um aumento nos internamentos e mortes, estimou esta quarta-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças …