/

Gripe e covid-19. Contrair as duas doenças pode gerar uma “tempestade perfeita”

3

Uma onda de covid-19, juntamente com uma subida do número dos casos de gripe pode ter muitos riscos, e estes não se ficam pela dificuldade em distinguir os sintomas das duas doenças, ou pela pressão para os serviços de saúde.

Um grande perigo destas duas doenças, pode surgir quando um individuo tem gripe primeiro e covid-19 depois.

Segundo António Morais, o presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, “há dados que sugerem que indivíduos que tiveram um quadro clínico de infeção gripal e a seguir são infetados com este novo coronavírus tiveram uma doença mais grave, parecendo haver uma espécie de sinergia no sentido em que se gera uma segunda infeção de maior gravidade”, disse à TSF.

O especialista explica que “há um conceito de tempestade perfeita no sentido individual, pois quem tem uma infeção gripal pode, se for posteriormente infetado com o coronavírus e ter uma infeção mais grave”. Esta junção das duas doenças é classificada em vários artigos científicos como “potencial tempestade perfeita“.

O representante da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, sublinha que “aquilo que pode acontecer é que uma infeção gripal possa gerar uma resposta inflamatória que depois crie uma condição em que alguém que depois contraia o coronavírus esteja mais sensível para uma evolução mais grave da covid-19”, explica, recordando os casos relatados na literatura científica daquilo que aconteceu noutros países.

Um dos estudos mais citados quando se fala do cruzamento da gripe com a covid-19 analisou mais de 300 doentes em Wuhan. As conclusões referem que a co-infeção com os dois vírus (gripe e SARS-CoV-2) gerou, nos casos estudados, piores resultados para a saúde.

O último Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, revela que a gripe já chegou a Portugal nas últimas semanas, com alguns e raros diagnósticos, mas os casos ainda são poucos e a atividade é considerada praticamente inexistente.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.