Greve dos motoristas acabou. Normalização pode demorar até 5 dias

Rui Minderico / Lusa

A greve dos motoristas de matérias perigosas terminou esta quinta-feira de manhã, depois de o Sindicato e a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) terem chegado a acordo, com a mediação do Governo.

A informação foi anunciada aos jornalistas pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, pouco depois das 8 da manhã desta quinta-feira.

“Chegámos a acordo”, anunciou Pedro Nuno Santos, frisando, contudo, que “demorará algum tempo até que a normalidade seja reposta”.

Pedro Nuno Santos salientou a capacidade negocial de ambas as partes – o “comportamento correto” dos motoristas e o “empenho” da ANTRAM para que se pudesse “chegar a um acordo”.

O ministro deixou ainda elogios ao trabalho da FECTRANS (sindicato da área dos transportes) pelo trabalho iniciado anteriormente e que permitiu “dar mais este passo” no sentido do “respeito e dignificação dos motoristas de materiais perigosos”.

“O que fizemos foi chamar as partes, logo depois do pré-aviso de greve para decretar serviços mínimos”, recordou o ministro dando conta de que o papel do Governo incidiu sobre mediar o conflito.

Foram três dias difíceis, de alguma insegurança até”, afirmou. Mas esse “período terminou”, garantiu.

Questionado sobre a reposição de serviços, o governante reforçou que este será um processo “gradual”, uma vez que há “situações de rotura em vários postos”. “A normalização da greve será gradual, não será imediata”, reforçou.

Por sua vez, o Sindicato dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) estima que o abastecimento de combustível a nível nacional fique normalizado dentro de dois dias, depois de desconvocada a greve que durava desde segunda-feira.

Já a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) afirmou à Lusa que repor a situação existente antes do início da greve pode demorar até cinco dias, mas a partir desta quinta-feira à tarde deverá retomar-se a normalidade dos abastecimentos.

A partir de sexta-feira “já deverá haver uma situação normal em muitos casos, mas a totalidade só depois do fim de semana”, salientou ainda António Comprido, da Apetro.

Acordo alcançado após reunião de 10 horas

O acordo para o fim da greve foi alcançado após uma reunião de cerca de dez horas que se prolongou pela madrugada. A ANTRAM e o Sindicato comprometem-se a concluir até dia 31 de Dezembro deste ano um processo de negociação colectiva.

Este processo, de acordo com o documento distribuído aos jornalistas em conferência de imprensa, em Lisboa, visa “promover e dignificar a actividade de motorista de materiais perigosos” e será acompanhado pelo Governo.

A negociação colectiva deverá assentar em princípios de valorização como a individualização da actividade no âmbito da tabela salarial, subsídio de risco, formação especial, seguros de vida específicos e exames médicos específicos.

A greve dos motoristas de matérias perigosas começou à meia-noite de segunda-feira e foi convocada pelo recém-formado SNMMP, por tempo indeterminado.

O protesto levou o Executivo socialista a decretar o estado de “crise energética”, ecoou na imprensa internacional, sendo noticiado em vários órgãos de comunicação social do Reino Unido, EUA, Espanha e França. Isto depois de uma corrida aos postos de combustível, encetada por muitos portugueses, que provocou o congestionamento de várias vias de trânsito por todo o país.

Segundo o site VOST Portugal, havia na quarta-feira de manhã mais de 2770 postos com falhas no abastecimento.

ZAP ZAP // Lusa

 

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Uma Greve com Resolução Rápida…
    Grande Costa … mais umas ofertas …
    Quem vier atrás que feche a Porta… pobres Politicos… Desgraçado Portugal.

RESPONDER

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …

Fátima avança com 13 de Maio com peregrinos (se situação pandémica se mantiver estável)

Ao contrário do ano passado, as celebrações do 13 de Maio deste ano, em Fátima, deverão ocorrer com a presença de peregrinos caso a situação pandémica se mantenha estável.  O Santuário de Fátima prevê que as …

14 polícias mortos em ataque de guerrilhas. EUA anunciam sanções a empresa do Myanmar

Pelo menos 14 polícias perderam a vida este sábado no noroeste do Myanmar (antiga Birmânia) durante um ataque coordenado por várias guerrilhas étnicas, noticiaram meios de comunicação locais. O ataque, que deixou pelo menos cinco oficiais …

Sérgio Conceição criticou calendário da Liga (e arrasou jornalista da CMTV)

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, deu um raspanete a um jornalista da CMTV e apontou o dedo à Liga Profissional pela falta de tempo de descanso da sua equipa entre os jogos da Liga …

Mais 601 casos e seis óbitos em Portugal. Internamentos descem

Portugal registou, este sábado, mais seis mortes e 601 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

Amadora-Sintra contratualiza mais 480 cirurgias com hospital privado para recuperar listas de espera

O Hospital Fernando da Fonseca (HFF), no distrito de Lisboa, contratualizou com uma unidade de saúde privada a realização de 480 cirurgias de doentes que necessitam de internamento e estão em lista de espera há …

Depois das máscaras e do gel, autotestes à covid-19 também vão ser dedutíveis no IRS

Os autotestes à covid-19 que estão à venda em farmácias e parafarmácias vão ser dedutíveis no IRS. Para isso, é preciso pedir o número de identificação fiscal (NIF) na fatura no momento da compra. De acordo …

Governo estuda cartão eletrónico para apoiar carenciados. Reduz fraudes (e pode beneficiar comércio local)

Portugal está a avaliar adotar uma solução de apoio alimentar a pessoas carenciadas através de cartões eletrónicos ou vouchers. De acordo com o Dinheiro Vivo, que avança a notícia este sábado, o Ministério do Trabalho, Solidariedade …

Enquanto Merkel coordena estados para travar terceira vaga, os britânicos já podem “pensar” nas férias de verão

O governo federal alemão está a planear aprovar uma nova legislação que lhe permitirá assumir o controlo dos estados e impor restrições uniformes em todo o país. O anúncio foi feito esta sexta-feira, segundo o Deutsche …