Greve dos motoristas acabou. Normalização pode demorar até 5 dias

Rui Minderico / Lusa

A greve dos motoristas de matérias perigosas terminou esta quinta-feira de manhã, depois de o Sindicato e a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) terem chegado a acordo, com a mediação do Governo.

A informação foi anunciada aos jornalistas pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, pouco depois das 8 da manhã desta quinta-feira.

“Chegámos a acordo”, anunciou Pedro Nuno Santos, frisando, contudo, que “demorará algum tempo até que a normalidade seja reposta”.

Pedro Nuno Santos salientou a capacidade negocial de ambas as partes – o “comportamento correto” dos motoristas e o “empenho” da ANTRAM para que se pudesse “chegar a um acordo”.

O ministro deixou ainda elogios ao trabalho da FECTRANS (sindicato da área dos transportes) pelo trabalho iniciado anteriormente e que permitiu “dar mais este passo” no sentido do “respeito e dignificação dos motoristas de materiais perigosos”.

“O que fizemos foi chamar as partes, logo depois do pré-aviso de greve para decretar serviços mínimos”, recordou o ministro dando conta de que o papel do Governo incidiu sobre mediar o conflito.

Foram três dias difíceis, de alguma insegurança até”, afirmou. Mas esse “período terminou”, garantiu.

Questionado sobre a reposição de serviços, o governante reforçou que este será um processo “gradual”, uma vez que há “situações de rotura em vários postos”. “A normalização da greve será gradual, não será imediata”, reforçou.

Por sua vez, o Sindicato dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) estima que o abastecimento de combustível a nível nacional fique normalizado dentro de dois dias, depois de desconvocada a greve que durava desde segunda-feira.

Já a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) afirmou à Lusa que repor a situação existente antes do início da greve pode demorar até cinco dias, mas a partir desta quinta-feira à tarde deverá retomar-se a normalidade dos abastecimentos.

A partir de sexta-feira “já deverá haver uma situação normal em muitos casos, mas a totalidade só depois do fim de semana”, salientou ainda António Comprido, da Apetro.

Acordo alcançado após reunião de 10 horas

O acordo para o fim da greve foi alcançado após uma reunião de cerca de dez horas que se prolongou pela madrugada. A ANTRAM e o Sindicato comprometem-se a concluir até dia 31 de Dezembro deste ano um processo de negociação colectiva.

Este processo, de acordo com o documento distribuído aos jornalistas em conferência de imprensa, em Lisboa, visa “promover e dignificar a actividade de motorista de materiais perigosos” e será acompanhado pelo Governo.

A negociação colectiva deverá assentar em princípios de valorização como a individualização da actividade no âmbito da tabela salarial, subsídio de risco, formação especial, seguros de vida específicos e exames médicos específicos.

A greve dos motoristas de matérias perigosas começou à meia-noite de segunda-feira e foi convocada pelo recém-formado SNMMP, por tempo indeterminado.

O protesto levou o Executivo socialista a decretar o estado de “crise energética”, ecoou na imprensa internacional, sendo noticiado em vários órgãos de comunicação social do Reino Unido, EUA, Espanha e França. Isto depois de uma corrida aos postos de combustível, encetada por muitos portugueses, que provocou o congestionamento de várias vias de trânsito por todo o país.

Segundo o site VOST Portugal, havia na quarta-feira de manhã mais de 2770 postos com falhas no abastecimento.

ZAP // Lusa

 

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Uma Greve com Resolução Rápida…
    Grande Costa … mais umas ofertas …
    Quem vier atrás que feche a Porta… pobres Politicos… Desgraçado Portugal.

RESPONDER

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …

Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade - mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware. Quase podia …