Greve dos motoristas acabou. Normalização pode demorar até 5 dias

Rui Minderico / Lusa

A greve dos motoristas de matérias perigosas terminou esta quinta-feira de manhã, depois de o Sindicato e a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) terem chegado a acordo, com a mediação do Governo.

A informação foi anunciada aos jornalistas pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, pouco depois das 8 da manhã desta quinta-feira.

“Chegámos a acordo”, anunciou Pedro Nuno Santos, frisando, contudo, que “demorará algum tempo até que a normalidade seja reposta”.

Pedro Nuno Santos salientou a capacidade negocial de ambas as partes – o “comportamento correto” dos motoristas e o “empenho” da ANTRAM para que se pudesse “chegar a um acordo”.

O ministro deixou ainda elogios ao trabalho da FECTRANS (sindicato da área dos transportes) pelo trabalho iniciado anteriormente e que permitiu “dar mais este passo” no sentido do “respeito e dignificação dos motoristas de materiais perigosos”.

“O que fizemos foi chamar as partes, logo depois do pré-aviso de greve para decretar serviços mínimos”, recordou o ministro dando conta de que o papel do Governo incidiu sobre mediar o conflito.

Foram três dias difíceis, de alguma insegurança até”, afirmou. Mas esse “período terminou”, garantiu.

Questionado sobre a reposição de serviços, o governante reforçou que este será um processo “gradual”, uma vez que há “situações de rotura em vários postos”. “A normalização da greve será gradual, não será imediata”, reforçou.

Por sua vez, o Sindicato dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) estima que o abastecimento de combustível a nível nacional fique normalizado dentro de dois dias, depois de desconvocada a greve que durava desde segunda-feira.

Já a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) afirmou à Lusa que repor a situação existente antes do início da greve pode demorar até cinco dias, mas a partir desta quinta-feira à tarde deverá retomar-se a normalidade dos abastecimentos.

A partir de sexta-feira “já deverá haver uma situação normal em muitos casos, mas a totalidade só depois do fim de semana”, salientou ainda António Comprido, da Apetro.

Acordo alcançado após reunião de 10 horas

O acordo para o fim da greve foi alcançado após uma reunião de cerca de dez horas que se prolongou pela madrugada. A ANTRAM e o Sindicato comprometem-se a concluir até dia 31 de Dezembro deste ano um processo de negociação colectiva.

Este processo, de acordo com o documento distribuído aos jornalistas em conferência de imprensa, em Lisboa, visa “promover e dignificar a actividade de motorista de materiais perigosos” e será acompanhado pelo Governo.

A negociação colectiva deverá assentar em princípios de valorização como a individualização da actividade no âmbito da tabela salarial, subsídio de risco, formação especial, seguros de vida específicos e exames médicos específicos.

A greve dos motoristas de matérias perigosas começou à meia-noite de segunda-feira e foi convocada pelo recém-formado SNMMP, por tempo indeterminado.

O protesto levou o Executivo socialista a decretar o estado de “crise energética”, ecoou na imprensa internacional, sendo noticiado em vários órgãos de comunicação social do Reino Unido, EUA, Espanha e França. Isto depois de uma corrida aos postos de combustível, encetada por muitos portugueses, que provocou o congestionamento de várias vias de trânsito por todo o país.

Segundo o site VOST Portugal, havia na quarta-feira de manhã mais de 2770 postos com falhas no abastecimento.

ZAP // Lusa

 

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Uma Greve com Resolução Rápida…
    Grande Costa … mais umas ofertas …
    Quem vier atrás que feche a Porta… pobres Politicos… Desgraçado Portugal.

RESPONDER

Há uma nova denúncia contra Harvey Weinstein

O produtor de cinema Harvey Weinstein, que enfrenta dois processos por agressão sexual em Nova Iorque, terá uma nova audiência na próxima segunda-feira para ser informado de uma nova denúncia apresentada, informou na quinta-feira o …

Venezuela. Maduro ordena construção de novo satélite de telecomunicações

Nicolás Maduro anunciou que a Venezuela vai ter um novo satélite de telecomunicações, que vão ser feitos investimentos para ativar as redes 4G e 5G nas operadoras estatais e para levar fibra ótica aos venezuelanos. "Ordeno …

Departamento de Justiça dos EUA enviou email com link para site supremacista e antissemita

Uma divisão do Departamento de Justiça norte-americano enviou um email para juízes de imigração com um link para um blogue supremacista branco, repleto de referências antissemitas. A mensagem, enviada pelo gabinete executivo de avaliação de imigração …

Indonésia tenta parar violência na Papua com envio de tropas e corte da Internet

O corte do acesso à Internet na Papua e territórios adjacentes e o envio de pouco mais de um milhar de efetivos do exército são a resposta do Governo indonésio à onda de distúrbios que …

Itália tem até terça-feira para formar novo Governo

O Presidente de Itália disse esta quinta-feira, após consultas com os partidos, que há uma maioria parlamentar disposta a formar um novo Governo, pelo que vai permitir estas negociações e convocará novamente os partidos na …

Câmara de Cascais paga multa de 200 mil euros por construção ilegal na praia

A Câmara Municipal de Cascais foi condenada a pagar 200 mil euros pela construção ilegal de um acesso em betão à praia do Abano. A construção que data a 17 de junho de 2009 foi conduzida …

Ocean Viking vai desembarcar em Malta. Reservas de mantimentos estão a chegar ao fim

As reservas de mantimentos para os 356 ocupantes do navio Ocean Viking só são suficientes para quatro dias, alertou esta sexta-feira a organização Médicos Sem Fronteiras frisando que o navio está há 19 dias no …

"Não se cumpre a lei". Veterinários acusam autoridades de não recolherem animais abandonados

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, acusou ontem as autoridades de não estarem a cumprir a lei que obriga a recolher os animais abandonados. Em setembro de 2018, passou a ser aplicada no …

"A Leonor é transexual. Ela existe. É a minha filha." Pais ao lado do Governo e contra a direita

A polémica em torno da Lei de Identidade de Género continua, com as críticas da Direita e com uma petição contra a legislação que já vai em mais de 27 mil assinaturas. Associações de pais …

Médicos de fertilidade usaram o seu próprio esperma em centenas de pacientes

Uma longa reportagem do The New York Times dá conta de vários casos de mulheres que recorreram a médicos especialistas em fertilidade à procura de esperma anónimo e acabaram por receber o esperma do próprio …