70% a 80% de adesão à greve da Transtejo

foto: Xuaxo / Wikimedia

foto: Xuaxo / Wikimedia

As ligações fluviais entre Lisboa e a margem sul do Tejo são hoje de manhã asseguradas apenas por serviços mínimos, já que a adesão à greve da Transtejo é de 70% a 80%, disse à Lusa fonte sindical.

De acordo com o representante da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), José Augusto Oliveira, apenas uma das tripulações da Transtejo está hoje a trabalhar, tendo todas as outras aderido à greve.

“Nas carreiras do Seixal e do Montijo e na Trafaria, a adesão é total”, embora os trabalhadores estejam a efetuar as carreiras que foram definidas pelos serviços mínimos.

“Em Cacilhas, das sete tripulações previstas, há uma que furou a greve”, acrescentou.

Os trabalhadores da Transtejo iniciaram hoje uma greve de 24 horas, com início à meia-noite, sobretudo contra os cortes salariais previstos no Orçamento do Estado para 2014.

O grupo Transtejo avisou que, devido à greve, não vai poder garantir o serviço de transporte fluvial em condições de normalidade, mas anunciou que existem serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social.

O recurso à greve foi explicado no domingo pelo secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, com três razões.

Em primeiro lugar, enumerou, os trabalhadores pretendem combater “uma violação grosseiríssima que a administração da empresa e também o Governo estão a fazer relativamente ao acordo de empresa”, com o objetivo de “reduzir a retribuição” salarial.

Mas o protesto quer também “defender o serviço público e, acima de tudo, contrariar uma lógica (…) de privatização destas empresas”, através da “entrega da gestão à iniciativa privada”, realçou o líder sindical.

O terceiro motivo, acrescentou o sindicalista, é o Orçamento do Estado para 2014 e “a violência” dos aumentos de impostos e dos cortes nos salários, nas pensões e nos direitos que nele estão previstos, que têm provocado uma “ampliação da angústia e do medo” no país e nas famílias.

As ligações em todas as carreiras da Transtejo começaram a parar na noite de domingo e devem regressar à normalidade depois das 00:00 do dia 26 de novembro, terça-feira.

A ligação entre Cacilhas (Almada) e o Cais do Sodré é que tem prevista a realização de mais carreiras de serviços mínimos ao longo do dia de greve, em ambos os sentidos, no período de hora de ponta da manhã e da tarde.

Na ligação entre o Montijo e Lisboa está prevista a realização de cinco carreiras ao longo dia, três no sentido Montijo/Cais do Sodré e duas em sentido inverso, enquanto na ligação do Seixal apenas se devem realizar quatro carreiras, três no sentido Seixal/Cais do Sodré e um em sentido inverso.

Na carreira entre a Trafaria e Belém não está previsto nenhum serviço mínimo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …

Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde. O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e …

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …