Grécia quer acordo com credores mas sem “condições humilhantes”

guengl / Flickr

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse este sábado que o seu Governo pretende alcançar uma solução viável para a Grécia, mas recusou um acordo com “condições humilhantes” ou algo que resolva apenas os problemas a curto prazo.

“Não vamos aceitar condições humilhantes nesta negociação. A grande maioria social não pode pagar novos ajustes”, afirmou Alexis Tsipras na comissão central do seu partido, o Syriza.

O primeiro-ministro da Grécia reiterou que as negociações com as instituições credoras – Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional – não vão “comprometer as exigências sobre o IVA, no trabalho ou outras esferas”.

A oposição do Governo aos cortes salariais e pensões, à liberalização do mercado de trabalho e à reforma do IVA são algumas das questões que geram grande desacordo com os credores.

No final de Fevereiro, os parceiros da zona do euro chegaram a acordo com a Grécia e alargaram o segundo resgate até ao final de Junho para tentar chegar a acordo sobre as reformas do país.

Alexis Tsipras voltou a defender que o pacto com os parceiros internacionais não pode significar um aumento da desigualdade social ou implicar novos cortes, porque a sua intenção é promover um novo modelo de produção baseado na redistribuição da riqueza.

Para o primeiro-ministro, o pacto adicional deve incluir a reestruturação da dívida e um pacote de financiamento para impulsionar o crescimento económico: “Tal acordo seria a chave para fortalecer a luta real contra a elite política que destruiu a base produtiva e do tecido social do país”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. À bloco de esqª! Silêncios bicéfalos?
    Conversa de tesos e trajados simplórios, com aneis reluzentes e
    promessas da treta pois sabem ao que o povo se presta.

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …