Grécia quer acordo com credores mas sem “condições humilhantes”

guengl / Flickr

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia

Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse este sábado que o seu Governo pretende alcançar uma solução viável para a Grécia, mas recusou um acordo com “condições humilhantes” ou algo que resolva apenas os problemas a curto prazo.

“Não vamos aceitar condições humilhantes nesta negociação. A grande maioria social não pode pagar novos ajustes”, afirmou Alexis Tsipras na comissão central do seu partido, o Syriza.

O primeiro-ministro da Grécia reiterou que as negociações com as instituições credoras – Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional – não vão “comprometer as exigências sobre o IVA, no trabalho ou outras esferas”.

A oposição do Governo aos cortes salariais e pensões, à liberalização do mercado de trabalho e à reforma do IVA são algumas das questões que geram grande desacordo com os credores.

No final de Fevereiro, os parceiros da zona do euro chegaram a acordo com a Grécia e alargaram o segundo resgate até ao final de Junho para tentar chegar a acordo sobre as reformas do país.

Alexis Tsipras voltou a defender que o pacto com os parceiros internacionais não pode significar um aumento da desigualdade social ou implicar novos cortes, porque a sua intenção é promover um novo modelo de produção baseado na redistribuição da riqueza.

Para o primeiro-ministro, o pacto adicional deve incluir a reestruturação da dívida e um pacote de financiamento para impulsionar o crescimento económico: “Tal acordo seria a chave para fortalecer a luta real contra a elite política que destruiu a base produtiva e do tecido social do país”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. À bloco de esqª! Silêncios bicéfalos?
    Conversa de tesos e trajados simplórios, com aneis reluzentes e
    promessas da treta pois sabem ao que o povo se presta.

RESPONDER

“Ganhou um Nobel porquê?”, perguntou Trump a Nadia Murad

Na sala Oval, na Casa Branca, cheia de sobreviventes de perseguição religiosa, o presidente dos EUA falou com cada um, ouviu vários pedidos de ajuda.  Quando chegou a vez Nadia Murad, que ganhou em conjunto com …

Sismo de magnitude 5 atinge a cidade de Atenas

Um sismo de magnitude 5,1 na escala de Richter foi esta sexta-feira sentido em Atenas, informou o Centro Sismológico Euro-mediterrânico, existindo relatos de que muitas pessoas saíram a correr para as ruas da capital grega. O …

Jerónimo acusa PS de se encostar à direita para impor “malfeitorias” aos trabalhadores

O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira que o país continua a ter uma distribuição de rendimentos injusta apesar dos avanços dos últimos quatro anos e acusou o PS de voltar a encostar-se à direita …

Inspetores da PJ entregam pré-aviso de greve (e fazem ultimato a Costa)

A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal dá uma semana ao Governo para alterar estatuto profissional dos polícias, caso contrário, não desmarca a greve. A Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC) da Polícia …

Ministro coloca Chefe das Forças Armadas em sentido e abre-lhe a porta da saída

O ministro da Defesa desdramatiza as declarações do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) que falou numa situação "insustentável". João Gomes Cravinho fala em "infelicidade na linguagem" e diz que se o CEMGFA …

Tribunal de Contas deteta falta de controlo na gestão de donativos de Pedrógão Grande

A auditoria do Tribunal de Contas detetou graves falhas nas decisões de fundo gerido pelo Estado, destinado à reconstrução das casas em Pedrógão Grande. A auditoria do Tribunal de Contas ao Fundo Revita - criado pelo …

Vingança pode ter motivado o atentado ao estúdio de animação no Japão

O autor do atentado ao estúdio de animação em Quioto terá dado a entender às autoridades que agiu por vingança quando lançou o incêndio que levou à morte de 33 pessoas. Segundo as fontes da Jiji …

Presidente da TAP fala em "fake news" sobre os enjoos nos aviões A330neo

Apesar de ter admitido os relatos de enjoos, o presidente da TAP, Antonoaldo Neves, disse que ainda não foi comprovada a correlação com os cheiros estranhos detetados. O presidente executivo da TAP falou esta quinta-feira por …

Iniciativa Liberal defende taxa única de IRS e liberdade de escolha da escola

Esta é a primeira vez que o partido concorre a umas eleições legislativas e, em declarações à agência Lusa, o presidente do partido e cabeça-de-lista pelo círculo do Porto, Carlos Guimarães Pinto, destacou algumas das …

Depois do veto de Marcelo, PSD chumba lei do lóbi

O grupo parlamentar do PSD vai votar conta as propostas de alteração do CDS e PS à lei do lóbi, fazendo cair o diploma. A 7 de junho, data da aprovação da lei do lóbi no …