Grandes retalhistas americanos sofrem ciberataques

kevin dooley / flickr

-

Os dois grandes retalhistas dos Estados Unidos Target e Neiman Marcus sofreram ataques informáticos. Mais retalhistas foram atacados com estas mesmas técnicas mas ainda não se conhecem as suas identidades.

Pelo menos mais três marcas foram afetadas com as mesmas técnicas que usaram contra a Target e a Neiman Marcus.

Já está a decorrer uma investigação para procurar os cabecilhas destes ataques e tudo indica que se tratem de hackers da Europa de Leste. No ataque a Target, os piratas conseguiram obter dados de mais de 40 milhões de cartões para pagamento. Já no ataque a Neiman Marcus, foram roubados dados como o nome, e-mail, moradas e telefones de 70 milhões de clientes.

Os piratas utilizaram a técnica da intrusão na memória do computador e o RAM scraper usado permitiu copiar a informação encriptada enquanto esta passava pela memória do PC, enquanto aparecia como texto simples.

Ainda não se sabe se a equipa técnica das empresas afetadas já tinha implementado as recomendações que a Visa tinha dado sobre a crescente utilização destas técnicas.

As empresas afetadas não revelam este facto por medo de que essa informação faça com que os clientes se afastem e percam a confiança na marca. Target e Neiman Marcus só admitiram os ataques depois de questionados pelos jornalistas e investidores que tinham lido a informação no blogue de Brian Krebs.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …