“Nos governos em que participei, houve também um excesso de nomeações”

Mário Cruz / Lusa

Luís Marques Mendes

“Olhando para trás, acho que foi um erro”, afirmou Luís Marques Mendes no seu habitual espaço de comentário na SIC, reconhecendo que, nos governos em que participou, houve um excesso de nomeações de familiares.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes falou, pela terceira semana consecutiva, do “familygate”. Num primeiro momento, o comentador considerou haver uma “overdose de familiares no Governo”; depois, falou de “um abuso”. Agora, apesar de manter as culpas, Marques Mendes fez um mea culpa.

Confrontado com o facto de também ter feito parte de um Governo em que trabalhava a sua mulher, Sofia Marques Mendes (que era adjunta do então secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Amaro), o comentador atirou: “Houve menos, mas também houve muitas.”

“Houve nomeações de mais. Designadamente num Governo em que participei e em que fui diretamente responsável. Olhando para trás, acho que foi um erro“, disse.

O ex-líder do PSD afirmou que não só “era assim nos gabinetes do Governo, como também no Parlamento Europeu”. “A tolerância da sociedade era diferente. Ainda assim, considero que foi um erro”, acrescentou. Sem querer falar de casos em concreto e optando por falar “de tendências”, Marques Mendes não tem dúvidas de que o caso do atual Executivo é mais grave.

Depois de assumido o erro, o comentador político frisou, no entanto, que “os erros do passado não servem para justificar os erros do presente”. “Nem sequer servem de atenuante. Primeiro, porque são ainda mais nomeações do que foram antes. Depois, porque a sociedade é hoje mais exigente do que era no passado. Não acho bem que os governantes não tenham reconhecido que esta situação não é normal.”

Em relação à intenção do primeiro-ministro, António Costa, de alterar a lei das nomeações – uma ideia lançada no último debate quinzenal -, Luís Marques Mendes não discorda, mas refere que legislar sobre uma matéria “tão sensível” em tempo eleitoral “nunca é uma boa solução”.

Desta forma, adianta o Observador, Marques Mendes sugeriu que se preze a auto-regulação de cada Governo. “No início de cada Governo, o primeiro-ministro define as orientações através do Código de Conduta.”

Salário do primeiro-ministro devia aumentar

A proposta do PS para acabar com o teto salarial dos juízes, que vai permitir que haja na Administração Pública quem ganhe mais que o primeiro-ministro, fez com que Luís Marques Mendes defendesse uma medida que o próprio considera “impopular”.

Defendo uma atualização moderada do salário do primeiro-ministro. Faz algum sentido que os juízes ganhem mais que o primeiro-ministro? E a seguir eventualmente os professores universitários? E faz algum sentido que o primeiro-ministro ganhe menos que um diretor da Caixa Geral de Depósitos? A meu ver, não faz sentido”, considerou.

Apesar de reconhecer que os juízes têm razão nas suas reivindicações, o ex-líder social-democrata entende que a solução não passa por retirar o teto salarial aos magistrados – muito menos se isso implicar que o primeiro-ministro não seja a figura da Administração Pública com o salário mais elevado.

“Não é passar do oito para o 80. Não é passar a ter um salário milionário. Mas é fazer uma atualização moderada, compatível com a responsabilidade da função e com a exigência de competência. Até por uma outra razão: como diz o povo, ‘o barato sai caro’. Queremos uma democracia baratinha mas depois perde-se em qualidade ou levantam-se suspeições.”

Desta forma, o aumento do salário do primeiro-ministro é a única solução possível para trazer mais qualidade para a democracia, de acordo com o comentador.

A proposta do PS vai contar com o voto contra do PSD e do Bloco de Esquerda. No entanto, resta saber como vão votar os restantes partidos com assento parlamentar.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Oha, olha… o papagaio de meio-metro, agora que foi apanhado, diz que foi um erro!!!
    Um erro foi este advogado mafioso de meia-tigela ter feito parte do governo – e logo de um governo de onde saiu um autêntico gang de criminosos!

RESPONDER

Tribunal de Contas arrasa modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …