//

Governo vai lançar uma lotaria do Estado para preservar o património

3

O Governo vai avançar com a criação de uma lotaria do património já em 2020. O objetivo é “promover o envolvimento de todos na missão nacional de reabilitação do património cultural”.

A “criação da lotaria do Património insere-se neste contexto de ação programada para a preservação do património cultural e de envolvimento de todos nesta causa comum”, explicou o ministério de Graça Fonseca, em declarações ao Diário de Notícias.

A lotaria ainda está a ser desenvolvida, por isso, o Ministério da Cultura disse ao DN que serão divulgadas “informações detalhadas” em “breve”.

“O governo considera que é decisivo estruturar e lançar um programa plurianual de meios e investimentos para a reabilitação e dinamização do património cultural, assente numa diversificação de fontes de financiamento”, justifica o ministério liderado por Graça Fonseca

Segundo o mesmo jornal, a criação deste novo jogo terá de ser feita com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que tem o direito exclusivo dos jogos sociais. Porém, ao DN, fonte oficial da Santa Casa disse que não há nada previsto para já.

O jornal lembra ainda que a raspadinha é o jogo com mais sucesso em Portugal. Em 2018, os portugueses gastaram, em média, 16 milhões de euros em jogos por dia. Metade desse valor for gasto em raspadinhas.

Esta não é uma ideia inédita na Europa. Em França, já existe um Loto do Património. Vendem-se bilhetes que andam à roda uma vez por ano, mas também há raspadinhas, sorteando-se prémios monetários. As receitas geradas  – que têm rondado os 20 milhões de euros – são utilizadas em benefício de edifícios históricos previamente selecionados.

ZAP //

3 Comments

  1. Os 8 milhões que o actual executivo custa a mais que qualquer outro já era uma bela fatia do 20 milhões arrecadados em França e não precisava de invenções nem de mexer no orçamento atual…

  2. Eis a razão pela qual aquele belga dizia,
    Portugal, dinheiro e para:
    Uns copinhos bem bebidos
    Umas put……as
    E faltou o que a ministra da cultura propoe,
    Um joguinho.
    Não me digam que o belga tem razão .

  3. Até acho bem, uma vez que os portugueses são tão viciados em jogo será mais uma oportunidade para todos, assim mesmo é que é proteger o bem estar social dos portugueses aumentando-lhe as oportunidades dos vícios!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.