Governo vai lançar uma lotaria do Estado para preservar o património

O Governo vai avançar com a criação de uma lotaria do património já em 2020. O objetivo é “promover o envolvimento de todos na missão nacional de reabilitação do património cultural”.

A “criação da lotaria do Património insere-se neste contexto de ação programada para a preservação do património cultural e de envolvimento de todos nesta causa comum”, explicou o ministério de Graça Fonseca, em declarações ao Diário de Notícias.

A lotaria ainda está a ser desenvolvida, por isso, o Ministério da Cultura disse ao DN que serão divulgadas “informações detalhadas” em “breve”.

“O governo considera que é decisivo estruturar e lançar um programa plurianual de meios e investimentos para a reabilitação e dinamização do património cultural, assente numa diversificação de fontes de financiamento”, justifica o ministério liderado por Graça Fonseca

Segundo o mesmo jornal, a criação deste novo jogo terá de ser feita com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que tem o direito exclusivo dos jogos sociais. Porém, ao DN, fonte oficial da Santa Casa disse que não há nada previsto para já.

O jornal lembra ainda que a raspadinha é o jogo com mais sucesso em Portugal. Em 2018, os portugueses gastaram, em média, 16 milhões de euros em jogos por dia. Metade desse valor for gasto em raspadinhas.

Esta não é uma ideia inédita na Europa. Em França, já existe um Loto do Património. Vendem-se bilhetes que andam à roda uma vez por ano, mas também há raspadinhas, sorteando-se prémios monetários. As receitas geradas  – que têm rondado os 20 milhões de euros – são utilizadas em benefício de edifícios históricos previamente selecionados.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os 8 milhões que o actual executivo custa a mais que qualquer outro já era uma bela fatia do 20 milhões arrecadados em França e não precisava de invenções nem de mexer no orçamento atual…

  2. Eis a razão pela qual aquele belga dizia,
    Portugal, dinheiro e para:
    Uns copinhos bem bebidos
    Umas put……as
    E faltou o que a ministra da cultura propoe,
    Um joguinho.
    Não me digam que o belga tem razão .

  3. Até acho bem, uma vez que os portugueses são tão viciados em jogo será mais uma oportunidade para todos, assim mesmo é que é proteger o bem estar social dos portugueses aumentando-lhe as oportunidades dos vícios!

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …