/

“Soldado do futuro”. Governo vai investir 171 milhões de euros em equipamento militar

2

António Cotrim / Lusa

O Governo vai investir cerca de 171 milhões de euros na compra de equipamento militar para o chamado “soldado do futuro”, tal como está previsto na Lei de Programação Militar (LPM) para o período entre 2019 e 2030.

De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia nesta quinta-feira, a nova lei de compras para as forças armadas prevê a medida de “Proteção e Sobrevivência da Força Terrestre” e tem por objetivo criar mais condições de sobrevivência aos militares em cenário de operações de risco. Neste sentido, a verba destina-se à compra de uniformes, material de proteção e sistemas de comunicação.

Entre o material previsto para aquisição, nota o diário, estão capacetes balísticos, óculos de proteção, proteção maxilofacial, colete balístico, cotoveleiras de kevlar, luvas de proteção, relógio ou monitor fisiológico no pulso e espingarda automática.

O maior esforço financeiro na preparação do “soldado do futuro” deverá notar-se entre os anos de 2019 e 2022, quando estão previstos gastos de 74,8 milhões de euros, do “bolo” total de 171 milhões, na compra de equipamentos.

As restantes verbas dessa medida serão aplicadas nos oito anos seguintes: mais de 63 milhões de euros, entre 2023 e 2026, e cerca de 33 milhões de euros, entre 2027 e 2030, explica ainda o matutino.

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, apresenta nesta quinta-feira a LPM em Conselho de Ministros, onde deverá ser aprovada.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. … … “tem por objetivo criar mais condições de sobrevivência aos militares em cenário de operações de risco”. Portugal já não tem colónias onde aplicar tropa para combate. Deduz-me, neste pressuposto, que estes CENTO E SETENTA E UM MILHÕES DE €UROS em equipamentos militares são para as nossas tropas fazerem serviço no estrangeiro, não em Portugal. Ora, se esta verba fosse aplicada nas miseráveis condições em que milhares de Portugueses (sobre)vivem, não seria mais produtivo e humano? Ou será que a vida deste Povo sofrido vale ZERO em ordem aos gastos para guerras que afinal são dos outros?

  2. O que eu deduzo é que este material é para modernizar as forças armadas de equipamentos mais modernos do que temos neste momento, pois não se pode combater com material velho e obsoleto, podendo causar ferimentos aos nosso soldados e ficar em inferioridade tactica em alguma situação. SÂO OS HOMENS E MULHERES QUE PRESTAM SERVIÇO MILITAR QUE MANTÉM A SOBERANIA DESTE PAIS e não pessoas como tu.
    As pessoas só se lembram que precisam das coisas quando elas fazem falta até ao momento é só desperdício.
    Eles são a razão para poderes estar aqui a dizer asneiras.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.