Governo vai gastar 30 milhões para contratar psicólogos escolares

O Ministério da Educação e Ciência vai gastar cerca de 30 milhões de euros, provenientes de fundos comunitários, “na contratação, formação e aquisição de materiais no âmbito do trabalho dos psicólogos em contexto escolar”, adiantou hoje a tutela.

O objetivo, é, até 2020, “atingir o objetivo de um psicólogo por cada 1.100 alunos” com a aplicação destes valores, de acordo com declarações à Lusa do subdiretor-geral da Educação, Pedro Cunha.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses vai ajudar o Ministério da Educação a identificar os materiais mais adequados ao trabalho destes profissionais em contexto escolar, acrescentou.

Neste sentido, foi este sábado assinado um protocolo, no decorrer do III Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar, na Cidade Universitária.

O trabalho dos psicólogos nas escolas passará também a ter supervisão, referiu Pedro Cunha. À Ordem dos Psicólogos caberá definir os profissionais que são necessários nas escolas, os conteúdos e a formação.

“Toda a formação que vamos fazer será certificada pela Ordem dos Psicólogos”, indicou o responsável da Direção-Geral da Educação.

O comunicado enviado pela tutela adianta que a DGE está disponível para colaborar com a OPP “na disponibilização de estágios de acesso à ordem”.

A Ordem dos Psicólogos vai também ajudar a elaborar uma lista dos materiais que são necessários para o trabalho em contexto escolar.

Neste momento estão a ser dados os primeiros passos para a criação de uma plataforma que registe as intervenções realizadas ao longo do acompanhamento do aluno, à semelhança do que acontece no Serviço Nacional de Saúde.

De acordo com dados da Ordem dos Psicólogos, existem atualmente cerca de 775 psicólogos para um milhão e duzentos mil alunos, havendo casos em que há apenas um psicólogo para 2.000 alunos.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Aos meninos nas escolas, ponham-nos a fazer o-soji como os meninos japoneses e ponham os psicólogos a avaliar a capacidade dos candidatos a pais, entre os quais estão de certeza alguns.

    Para diminuir o desemprego ofereçam aos licenciados um lugar nos campos abandonados .Assim cresceria a economia , e se os puzessem a avaliar (se são capazes) a classe politica , com certeza teriam necessidade de régua e ponteiro, que no meu tempo, servia para traçar e apontar, mas que substituia de longe o psicólogo.

    Alguém terá dúvidas que a falta de ética e de respeito por si mesmo e pelos outros dos pseudo responsáveis
    na sociedade, a começar na familia, são a causa dos distúrbios comportamentais dos mais jóvens, a quem nunca ensinaram o dever da obediência ?

RESPONDER

Se o Planeta 9 existir, pode não estar onde pensamos

Uma equipa de astrónomos conseguiu obter novas informações sobre o Planeta 9 que podem significar que a sua órbita é muito mais elíptica do que o previsto. Konstantin Batygin e Michael Brown, do California Institute of …

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …