Governo vai gastar 30 milhões para contratar psicólogos escolares

O Ministério da Educação e Ciência vai gastar cerca de 30 milhões de euros, provenientes de fundos comunitários, “na contratação, formação e aquisição de materiais no âmbito do trabalho dos psicólogos em contexto escolar”, adiantou hoje a tutela.

O objetivo, é, até 2020, “atingir o objetivo de um psicólogo por cada 1.100 alunos” com a aplicação destes valores, de acordo com declarações à Lusa do subdiretor-geral da Educação, Pedro Cunha.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses vai ajudar o Ministério da Educação a identificar os materiais mais adequados ao trabalho destes profissionais em contexto escolar, acrescentou.

Neste sentido, foi este sábado assinado um protocolo, no decorrer do III Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar, na Cidade Universitária.

O trabalho dos psicólogos nas escolas passará também a ter supervisão, referiu Pedro Cunha. À Ordem dos Psicólogos caberá definir os profissionais que são necessários nas escolas, os conteúdos e a formação.

“Toda a formação que vamos fazer será certificada pela Ordem dos Psicólogos”, indicou o responsável da Direção-Geral da Educação.

O comunicado enviado pela tutela adianta que a DGE está disponível para colaborar com a OPP “na disponibilização de estágios de acesso à ordem”.

A Ordem dos Psicólogos vai também ajudar a elaborar uma lista dos materiais que são necessários para o trabalho em contexto escolar.

Neste momento estão a ser dados os primeiros passos para a criação de uma plataforma que registe as intervenções realizadas ao longo do acompanhamento do aluno, à semelhança do que acontece no Serviço Nacional de Saúde.

De acordo com dados da Ordem dos Psicólogos, existem atualmente cerca de 775 psicólogos para um milhão e duzentos mil alunos, havendo casos em que há apenas um psicólogo para 2.000 alunos.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Aos meninos nas escolas, ponham-nos a fazer o-soji como os meninos japoneses e ponham os psicólogos a avaliar a capacidade dos candidatos a pais, entre os quais estão de certeza alguns.

    Para diminuir o desemprego ofereçam aos licenciados um lugar nos campos abandonados .Assim cresceria a economia , e se os puzessem a avaliar (se são capazes) a classe politica , com certeza teriam necessidade de régua e ponteiro, que no meu tempo, servia para traçar e apontar, mas que substituia de longe o psicólogo.

    Alguém terá dúvidas que a falta de ética e de respeito por si mesmo e pelos outros dos pseudo responsáveis
    na sociedade, a começar na familia, são a causa dos distúrbios comportamentais dos mais jóvens, a quem nunca ensinaram o dever da obediência ?

RESPONDER

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …

A automatização pode acabar com 800 milhões de empregos em cerca de 15 anos

Uma análise do Bank of America Merrill Lynch revelou que cerca de 800 milhões de empregos podem desaparecer em todo o mundo até 2035. Esse resultado deve-se à diminuição do custo de automatização. Segundo noticiou o …

Portugueses que ganham até 660 euros mensais podem ficar isentos de IRS em 2020

Os portugueses que auferem até 660 euros mensais, num total de 14 meses, alcançando um máximo anual de 9.224,2 euros podem ficar isentos de IRS em 2020, avança o Jornal de Negócios. De acordo com o …

Milhares de aves encontradas mortas junto a lago na Índia. Desconhecem-se ainda as razões

No passado domingo, 2.400 pássaros - incluindo 20 espécies migratórias - foram encontrados mortos perto do Sambhar Salt Lake, na Índia. Os locais alertaram as autoridades florestais, que esperam os resultados das análises para determinar …

João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana

O internacional português João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana e pode mesmo vir a ser opção do Atlético de Madrid para o jogo frente ao Granada, marcado para o próximo dia 23 …

Vítimas do franquismo pedem investigação à origem das jóias que a família Franco vai leiloar

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), que inclui familiares das vítimas do franquismo, pediu ao Governo espanhol que investigue a origem das jóias que a família Franco vai leiloar. De acordo com …

"Sem dúvida". Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa.  "Acho que era …

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …