Governo vai gastar 30 milhões para contratar psicólogos escolares

O Ministério da Educação e Ciência vai gastar cerca de 30 milhões de euros, provenientes de fundos comunitários, “na contratação, formação e aquisição de materiais no âmbito do trabalho dos psicólogos em contexto escolar”, adiantou hoje a tutela.

O objetivo, é, até 2020, “atingir o objetivo de um psicólogo por cada 1.100 alunos” com a aplicação destes valores, de acordo com declarações à Lusa do subdiretor-geral da Educação, Pedro Cunha.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses vai ajudar o Ministério da Educação a identificar os materiais mais adequados ao trabalho destes profissionais em contexto escolar, acrescentou.

Neste sentido, foi este sábado assinado um protocolo, no decorrer do III Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar, na Cidade Universitária.

O trabalho dos psicólogos nas escolas passará também a ter supervisão, referiu Pedro Cunha. À Ordem dos Psicólogos caberá definir os profissionais que são necessários nas escolas, os conteúdos e a formação.

“Toda a formação que vamos fazer será certificada pela Ordem dos Psicólogos”, indicou o responsável da Direção-Geral da Educação.

O comunicado enviado pela tutela adianta que a DGE está disponível para colaborar com a OPP “na disponibilização de estágios de acesso à ordem”.

A Ordem dos Psicólogos vai também ajudar a elaborar uma lista dos materiais que são necessários para o trabalho em contexto escolar.

Neste momento estão a ser dados os primeiros passos para a criação de uma plataforma que registe as intervenções realizadas ao longo do acompanhamento do aluno, à semelhança do que acontece no Serviço Nacional de Saúde.

De acordo com dados da Ordem dos Psicólogos, existem atualmente cerca de 775 psicólogos para um milhão e duzentos mil alunos, havendo casos em que há apenas um psicólogo para 2.000 alunos.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Aos meninos nas escolas, ponham-nos a fazer o-soji como os meninos japoneses e ponham os psicólogos a avaliar a capacidade dos candidatos a pais, entre os quais estão de certeza alguns.

    Para diminuir o desemprego ofereçam aos licenciados um lugar nos campos abandonados .Assim cresceria a economia , e se os puzessem a avaliar (se são capazes) a classe politica , com certeza teriam necessidade de régua e ponteiro, que no meu tempo, servia para traçar e apontar, mas que substituia de longe o psicólogo.

    Alguém terá dúvidas que a falta de ética e de respeito por si mesmo e pelos outros dos pseudo responsáveis
    na sociedade, a começar na familia, são a causa dos distúrbios comportamentais dos mais jóvens, a quem nunca ensinaram o dever da obediência ?

RESPONDER

Esta zebra nasceu com bolas em vez de riscas

No Quénia, foi avistada uma cria de zebra com uma particularidade: em vez de riscas, esta tinha bolinhas brancas. Habitualmente, as zebras com condições semelhantes acabam por não viver durante muito tempo. Um rara cria de …

Há rochas "saltitantes" e colapsos de penhascos no cometa da Rosetta

  Cientistas que analisam o tesouro de imagens obtidas pela missão da Rosetta da ESA descobriram mais evidências de curiosas rochas "saltitantes" e quedas dramáticas de penhascos. A Rosetta operou no Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko entre agosto de 2014 …

PS e BE afastados "porque dá jeito" (e os riscos de andar para trás)

O líder do PSD alertou este domingo para o distanciamento do PS em relação ao BE, porque “dá jeito para as eleições”, notando ser uma tentativa de “limpar” a proximidade dos últimos quatro anos e …

A KLM vai passar a "voar" de comboio

A KLM, que já tinha sugerido que se voasse menos e se viajasse mais de comboio, confirmou que vai retirar um dos voos Bruxelas-Amesterdão, passando os passageiros a efetuar a rota sobre carris, num comboio …

Cientistas fazem reconstrução facial de um guerreiro escocês do séc XV

Cientistas reconstruiram digitalmente o rosto daquele que terá sido um membro poderoso de um clã do século XV da Escócia, que terá morrido num violento conflito com um clã vizinho. Corria o ano de 1957 quando …

Estudo mostra que os golfinhos também já são resistentes aos antibióticos

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos mostra que os golfinhos Tursiops truncatus também já mostram resistência aos antibióticos. Não é segredo que os seres humanos usam demasiados antibióticos, tanto que estamos a desenvolver uma resistência …

Indígenas famosos pela sua saúde cardíaca começaram a usar óleo de cozinha (e a engordar)

O povo Tsimane, que vive na Bolívia, tem permanecido relativamente afastado do mundo exterior durante várias gerações, prosperando da terra e praticando formas tradicionais de caça, pesca, agricultura e recolha de alimentos. Durante vários anos, sabe-se …

Mais de 150 detidos em protestos violentos em Paris. Desta vez, sem coletes amarelos

As autoridades francesas detiveram este sábado mais de 150 pessoas numa nova jornada de protestos em Paris, onde coincidiram uma manifestação dos coletes "amarelos" com outras dois em defesa do clima e contra a reforma …

UE deteta 50 a 80 casos de desinformação e fake news russas por semana

O grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra a desinformação russa deteta, semanalmente, entre 50 e 80 casos, num total de mais de 6.300 situações identificadas desde 2015, que têm vindo a …

Moreirense 1-2 Benfica | Rafa abre caminho à reviravolta

O Benfica sofreu a bom sofrer para levar de vencida o Moreirense, em casa deste, por 2-1. Os homens da casa marcaram primeiro, por Luther Singh, logo no arranque do segundo tempo, e estiveram na …