Governo vai distribuir vouchers para a compra de eletrodomésticos eficientes

Manuel de Almeida / Lusa

O secretário de Estado da Energia, João Galamba

O Governo vai distribuir vouchers a famílias de menor rendimento para a apoiar a compra de eletrodomésticos mais eficientes, adiantou João Galamba, secretário de Estado da Energia, em entrevista ao Jornal de Negócios.

Em declarações ao Jornal de Negócios, numa entrevista publicada esta quarta-feira, o secretário de Estado da Energia, João Galamba, avançou que o Governo planeia distribuir vouchers para apoiar a compra de eletrodomésticos mais eficientes em famílias com menor rendimento. O objetivo passa por combater a pobreza energética.

“Uma das medidas que estão previstas, sobretudo para as famílias de menor rendimento, são vouchers de apoios na compra de equipamentos mais eficientes”, revelou João Galamba quando questionado sobre que medidas estão a ser estudadas para combater a pobreza energética.

O governante admitiu que Portugal tem “problemas de pobreza energética maiores do que outros países”. “Os países temperados, como Portugal e Espanha, têm um problema na eficiência energética que os países do Norte da Europa não têm”, explicou.

Além disso, o secretário de Estado da Energia destacou ainda outras medidas tomadas pelo Governo para combater esta situação, nomeadamente a “criação da tarifa social que prevê um desconto de quase 34%” na fatura da luz, bem como a descida do IVA em função do escalão”.

Para já, segundo Galamba, não estão previstas outras descidas adicionais.

Outras medidas que também poderão ajudar a combater a pobreza energética passam por melhorar a eficiência energética dos edifícios em Portugal. Com um investimento anual superior a 300 milhões de euros até 2050, o novo programa visa alcançar a meta de 69% de edifícios renovados até final de 2030.

Em novembro, recorde-se, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, adiantou que está previsto o adiantamento de vouchers para famílias carenciadas investirem na melhoria da eficiência energética dos edifícios, embora não se comprometa com financiamento das obras a 100%.

Em junho do ano passado, pela primeira vez, o Governo anunciou saber quanto seria preciso investir para combater a pobreza energética até 2040: 7.671 milhões de euros – o equivalente a 384 milhões de euros por ano.

Maria Campos, ZAP //

 

 

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …

Com as eleições à porta, escolha de listas de candidatos autárquicos cria nova guerra no PS-Braga

O PS-Braga, que já tinha estado em clima de tensão depois da escolha do candidato autárquico Hugo Pires, abre agora uma nova guerra: as listas de candidatos autárquicos não foram votadas. Segundo o Observador, a queixa …

"Príncipes da Torre". Um dos crimes mais misteriosos de sempre pode ter sido resolvido

Novas evidências sugerem que Ricardo III pode mesmo ter ordenado o assassinato de dois príncipes em Inglaterra. É talvez uma das maiores histórias de mistério de assassinato da história britânica — um jovem rei e o …

Acordo de Concertação prevê licenças e apoios fiscais à formação

Já se conhecem algumas das medidas previstas no Acordo de Formação Profissional e Qualificações, assinado ontem pelo governo, confederações patronais e UGT. O governo, as confederações patronais e a UGT assinaram, esta quarta-feira, o Acordo de …

Relatório do Novo Banco estilhaça PSD. Pinto Luz sai em defesa de Passos Coelho e critica Rui Rio

Esta quarta-feira, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou duras críticas ao atual líder do PSD depois de o partido ter aprovado o relatório que acusa o Governo de Pedro Passos Coelho …

Cientistas "encontraram" a válvula de Nikola Tesla nos intestinos de tubarões

Cientistas descobriram que os intestinos de tubarões funcionam de forma semelhante à famosa válvula unidirecional de Nikola Tesla, criada há mais de 100 anos. Pela primeira vez, cientistas fizeram exames 3D de intestinos de tubarão para …

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …