Governo vai distribuir vouchers para a compra de eletrodomésticos eficientes

Manuel de Almeida / Lusa

O secretário de Estado da Energia, João Galamba

O Governo vai distribuir vouchers a famílias de menor rendimento para a apoiar a compra de eletrodomésticos mais eficientes, adiantou João Galamba, secretário de Estado da Energia, em entrevista ao Jornal de Negócios.

Em declarações ao Jornal de Negócios, numa entrevista publicada esta quarta-feira, o secretário de Estado da Energia, João Galamba, avançou que o Governo planeia distribuir vouchers para apoiar a compra de eletrodomésticos mais eficientes em famílias com menor rendimento. O objetivo passa por combater a pobreza energética.

“Uma das medidas que estão previstas, sobretudo para as famílias de menor rendimento, são vouchers de apoios na compra de equipamentos mais eficientes”, revelou João Galamba quando questionado sobre que medidas estão a ser estudadas para combater a pobreza energética.

O governante admitiu que Portugal tem “problemas de pobreza energética maiores do que outros países”. “Os países temperados, como Portugal e Espanha, têm um problema na eficiência energética que os países do Norte da Europa não têm”, explicou.

Além disso, o secretário de Estado da Energia destacou ainda outras medidas tomadas pelo Governo para combater esta situação, nomeadamente a “criação da tarifa social que prevê um desconto de quase 34%” na fatura da luz, bem como a descida do IVA em função do escalão”.

Para já, segundo Galamba, não estão previstas outras descidas adicionais.

Outras medidas que também poderão ajudar a combater a pobreza energética passam por melhorar a eficiência energética dos edifícios em Portugal. Com um investimento anual superior a 300 milhões de euros até 2050, o novo programa visa alcançar a meta de 69% de edifícios renovados até final de 2030.

Em novembro, recorde-se, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, adiantou que está previsto o adiantamento de vouchers para famílias carenciadas investirem na melhoria da eficiência energética dos edifícios, embora não se comprometa com financiamento das obras a 100%.

Em junho do ano passado, pela primeira vez, o Governo anunciou saber quanto seria preciso investir para combater a pobreza energética até 2040: 7.671 milhões de euros – o equivalente a 384 milhões de euros por ano.

  Maria Campos, ZAP //

 

 

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Segundo mandado de detenção de Rendeiro poderá ser anulado

O ex-líder do Banco Privado Português (BPP) tem dois mandados de captura internacional, sendo que um deles pode vir a ser anulado. Segundo o jornal online Observador, foi o próprio Ministério Público (MP) que pediu ao …

Novo estudo mostra de que forma a covid-19 pode danificar as células cerebrais

O estudo é a primeiro a demonstrar de que forma o vírus SARS-CoV-2 pode atingir diretamente as células do cérebro. Os investigadores descobriram que as células vasculares que compõem a barreira hematoencefálica podem ser destruídas pelo …

E se o Orçamento chumbar? Costa não se demite - e o Governo ainda pode aprovar “diplomas fundamentais”

O primeiro-ministro já esclareceu que não tenciona demitir-se em caso de chumbo do Orçamento do Estado 2022, mas a sua governação ficará limitada. Na possibilidade de haver um chumbo do Orçamento do Estado, Marcelo Rebelo de …

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

YouTube suspende conta de Bolsonaro por desinformação

Presidente do Brasil é já reincidente na divulgação de notícias falsas sobre a pandemia (tendo já sido alertado antes), pelo que a plataforma avançou de imediato para a suspensão dos seus canais oficiais. O Youtube suspendeu …

Conselho de Ministros acabou em silêncio. Governo só fala esta terça-feira, no Parlamento

Conselho de Ministros extraordinário convocado por António Costa após ser conhecido o sentido de voto do PCP relativamente ao Orçamento do Estado para 2022 durou mais de duas horas, mas terminou sem declarações oficiais. O primeiro-ministro …

Descobertos antigos vestígios de vida envoltos em rubi com 2,5 mil milhões de anos

Um equipa de investigadores da Universidade de Waterloo descobriu resíduo de carbono que já foi uma vida antiga. Estava envolto num rubi com 2,5 mil milhões de anos. Ao analisar algumas das pedras preciosas coloridas mais …

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …