Governo britânico rejeita “prazo artificial” para apresentar alternativas ao acordo do Brexit

Will Oliver / EPA

O Governo britânico respondeu esta quinta-feira às exigências finlandesas e francesas. Só irá apresentar soluções escritas “quando estiver pronto”.

“Iremos apresentar soluções escritas e formais quando estivermos prontos – não em função de um prazo artificial – e quando a União Europeia demonstrar que está construtivamente empenhada nas mesmas, enquanto [soluções para] a substituição do backstop”, disse um porta-voz de Downing Street, citado pelo jornal Público.

Antti Rinne, primeiro-ministro da Finlândia, disse esta quinta-feira aos jornalistas que tinha ficado acordado que se o Reino Unido não formalizasse uma proposta até dia 30 de setembro, já não o podia fazer, por uma questão de calendário, uma vez que o próximo Conselho Europeu se realiza nos dias 17 e 18 do próximo mês.

Boris tem 12 dias para apresentar à UE por escrito os seus planos para o Brexit (“se existirem”)

Os documentos em causa não constituem uma proposta formal do executivo de Boris Johnson para evitar uma saída da União Europeia sem acordo, a 31 de outubro. De acordo com o diário, tratam-se de observações técnicas e informais, relacionadas com questões aduaneiras e de regulação sanitária, que, refere o Governo britânico, “refletem as ideias que o Reino Unido tem vindo a apresentar”, junto dos líderes europeus.

A Comissão Europeia confirmou a receção da “documentação confidencial” e a existência de negociações técnicas entre Londres e Bruxelas, revelando ainda que Michel Barnier, negociador-chefe da UE, e Stephen Barclay, ministro britânico do Brexit, vão reunir-se esta sexta-feira para novas discussões.

Esta quinta-feira, Boris Johnson insistiu que o Governo britânico está a “fazer progressos” para “garantir que não haverá qualquer espécie de fronteira” entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda e que a cláusula de salvaguarda exigida pela União Europeia para o evitar pode ser eliminada do acordo.

Para o primeiro-ministro britânico, só o facto de Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão, ter dito não ter “uma ligação emocional” com o backstop “já é um progresso”, uma vez que na União Europeia “não diziam isso há um mês atrás”.

Segundo o Financial Times, Boris Johnson está a avaliar as condições para a criação de uma zona de regulação económica que abranja toda a ilha irlandesa e que reduza a necessidade de controlos fronteiriços para determinados produtos, como os agrícolas.

Do lado europeu exigem-se mais detalhes, uma vez que esta solução não permite a movimentação fluida de pessoas e bens na fronteira, além de violar uma série de disposições regulatórias, fundamentais para a solidez do mercado único.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …