/

Boris tem 12 dias para apresentar à UE por escrito os seus planos para o Brexit (“se existirem”)

2

O Presidente francês e o primeiro-ministro finlandês concordaram que “está na hora de Boris Johnson apresentar as suas propostas por escrito – se elas existirem”.

Boris Johnson tem 12 dias para apresentar, por escrito, à União Europeia os seus planos para o Brexit. O prazo foi definido esta quarta-feira por Antti Rinne, primeiro-ministro da Finlândia, país que atualmente ocupa a presidência rotativa da UE. “Se não recebermos quaisquer propostas até ao fim de setembro, então acabou“, advertiu Rinne.

Antti Rinne encontrou-se em Paris com o Presidente Emmanuel Macron e ambos concordaram que “está na hora de Boris Johnson apresentar as suas propostas por escrito – se elas existirem“.

Rinne tenciona discutir o prazo estabelecido com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e com Johnson nos próximos dias. No entanto, o assunto ainda não foi discutido com outros Estados-membros da União Europeia.

Uma fonte de Downing Street revelou à BBC que “continuaremos a negociar e a apresentar propostas no momento apropriado”. Boris diz que ainda é possível chegar a acordo até à cimeira do Conselho Europeu de 17 e 18 de outubro, mas insiste que o Reino Unido sairá da UE até ao último dia desse mês, mesmo que não se chegue a um acordo com Bruxelas.

Segundo o Expresso, o Governo britânico garante que apresentou “várias propostas” alternativas ao backstop, o mecanismo que visa evitar o regresso de uma fronteira rígida entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda. Boris tem-se recusado a revelar detalhes dessas propostas por não querer negociar em público, enquanto a UE o critica por não apresentar planos por escrito.

Jacob Rees-Mogg, líder da Câmara dos Comuns, anunciou que o primeiro-ministro britânico está em vias de conseguir um acordo “fundamentalmente diferente” para garantir que o Brexit acontecerá no prazo atual. Para o conseguir, é necessário “ouvir com muita atenção o que o Partido Unionista Democrático (DUP) diz”.

Arlene Foster, líder do DUP, afirmou na quarta-feira que pretende uma solução para o Brexit que não afete a posição constitucional da Irlanda do Norte. Foster precisou que “não será alcançado um acordo que inclua um backstop, quer ele seja extensível a todo o Reino Unido, quer seja específico para a Irlanda do Norte”.

ZAP //

2 Comments

  1. EU ! Não subestime os ingleses; Há um ditado popular que explica a tal saída : ¨gato escaldado tem medo de água fria¨ Além das divergências no plano econômico e militar, existem fatores alheios aos nossos conhecimentos e só a cúpula da UE e o Reino Unido sabem e não divulgam. Por detrás das portas do Presente guardam velhas questões decididas no Passado. Franceses e Alemães sentem na carne querelas antigas e que, ainda, não cicatrizaram; o Banco da Inglaterra tem paredes inexpugnáveis com ouvidos aguçadíssimos! A SANTA LIBRA ESTERLINA tem o peso do UNIVERSO. E para finalizar temos um Gênio a comandar os destinos da velha e fogosa ALBION – BORIS JONHSON. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.