//

Governo quer injectar mais 463 milhões na TAP (só espera o aval de Bruxelas)

1

O Governo enviou à Comissão Europeia um pedido de autorização para conceder um auxílio intercalar à TAP de até 463 milhões de euros que “permitirá à companhia aérea garantir liquidez até à aprovação do plano de reestruturação”.

Num comunicado conjunto dos Ministérios das Finanças e das Infraestruturas e Habitação, o Governo nota que, “apesar de a TAP se encontrar em assistência ao abrigo do auxílio de emergência e reestruturação”, no âmbito da negociação do plano entre Portugal e a Comissão Europeia, “foi aceite que pudesse ser notificado um auxílio num montante máximo de 463 milhões de euros”.

“A ser aprovado, este montante reduzirá as necessidades de tesouraria para 2021 que constavam do plano de reestruturação”, acrescenta a nota.

Os dois ministérios alegam ainda que esta ajuda intercalar “permite dar resposta mais imediata às necessidades de tesouraria da TAP”.

Como consequência, adiantam, o montante de necessidades de tesouraria da companhia constante do Plano de Reestruturação deverá ser ajustado, dos atuais 1.200 milhões de euros.

“Esta situação decorre da especial severidade do impacto da covid-19 no sector da aviação e da evolução recente da mesma”, justifica o Governo.

Em 2020, a TAP voltou ao controlo do Estado que detém 72,5% do seu capital, depois de a companhia ter sido severamente afectada pela pandemia de covid-19 e de a Comissão Europeia ter autorizado um auxílio estatal de até 1.200 milhões de euros à transportadora aérea portuguesa.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Quem serão os próximos a beneficiar com este pedido para a TAP? Porque será que a empresa deixou de ser viável? Se realmente não é uma empresa viável, deixem-na cair e em vez de alguém ir mamar do próximo pedido, que paguem as indeminizações aos funcionários ou recoloquem-nos e acabem com a doença que se tornou essa companhia que já nem condições oferecem aos clientes. Voar na TAP há 40 anos e voar agora, é como beber um copo de agua e outro de champagne. Faço viagens Porto/Luanda, Lisboa/Luanda Luanda/Porto e Luanda/Lisboa mas há muito que deixei de querer viajar na TAP. Sem qualidade nenhuma quando comparada como os serviços prestados há 30/40 anos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.