/

Governo quer hospitais a cuidar de doentes em casa em 2018

Em 2018 os hospitais vão ser incentivados a transferir os doentes em fase aguda para o domicílio, onde terão mais conforto, estando longe das infeções hospitalares.

Segundo o Jornal de Notícias, o Ministério da saúde pretende apostar na hospitalização domiciliária já em 2018. O objetivo será dar aos pacientes que receberem este tipo de internamento um maior conforto e evitar as infeções hospitalares. “É melhor para as pessoas e por causa dos riscos das infeções nosocomiais”, ao mesmo tempo que se consegue manter os doentes em casa “sob monitorização”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado.

Além disso, a medida permitirá aos hospitais libertar camas e poupar dinheiro.

Cada hospital receberá, por cada internamento domiciliário, 1714 euros, um valor que corresponde a 75% do preço-base de um internamento programado.

Esta medida faz parte dos termos de referência para a contratualização de cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para 2018 – documento que define os princípios orientadores dos acordos que vão ser celebrados entre as unidades de saúde e a tutela.

Nem todos os pacientes serão abrangidos pela medida. Patologias como Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), insuficiência cardíaca crónica descompensada, asma aguda, infeções adquiridas na comunidade ou no hospital, pneumonias e patologias tromboembólicas, entre outras, terão prioridade, lê-se no documento publicado pela Administração Central do Sistema de Saúde.

O apoio ao domicílio vai envolver médicos, enfermeiros, terapeutas e psicólogos – “uma equipa médica que vai a casa acompanhar o doente”, afirmou Manuel Delgado, sendo “mais um desafio para os hospitais”. Depois de o doente ter alta clínica de casa, passa a ser seguido nos cuidados de saúde primários.

A medida já foi aplicada ao Hospital Garcia da Horta, em Almada e tem sido bem sucedida. Para 2018, o Ministério de Saúde quer ainda reduzir em 10% a lista de espera para a cirurgia e em 15% para consulta hospitalar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.