Governo quer hospitais a cuidar de doentes em casa em 2018

Em 2018 os hospitais vão ser incentivados a transferir os doentes em fase aguda para o domicílio, onde terão mais conforto, estando longe das infeções hospitalares.

Segundo o Jornal de Notícias, o Ministério da saúde pretende apostar na hospitalização domiciliária já em 2018. O objetivo será dar aos pacientes que receberem este tipo de internamento um maior conforto e evitar as infeções hospitalares. “É melhor para as pessoas e por causa dos riscos das infeções nosocomiais”, ao mesmo tempo que se consegue manter os doentes em casa “sob monitorização”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado.

Além disso, a medida permitirá aos hospitais libertar camas e poupar dinheiro.

Cada hospital receberá, por cada internamento domiciliário, 1714 euros, um valor que corresponde a 75% do preço-base de um internamento programado.

Esta medida faz parte dos termos de referência para a contratualização de cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para 2018 – documento que define os princípios orientadores dos acordos que vão ser celebrados entre as unidades de saúde e a tutela.

Nem todos os pacientes serão abrangidos pela medida. Patologias como Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), insuficiência cardíaca crónica descompensada, asma aguda, infeções adquiridas na comunidade ou no hospital, pneumonias e patologias tromboembólicas, entre outras, terão prioridade, lê-se no documento publicado pela Administração Central do Sistema de Saúde.

O apoio ao domicílio vai envolver médicos, enfermeiros, terapeutas e psicólogos – “uma equipa médica que vai a casa acompanhar o doente”, afirmou Manuel Delgado, sendo “mais um desafio para os hospitais”. Depois de o doente ter alta clínica de casa, passa a ser seguido nos cuidados de saúde primários.

A medida já foi aplicada ao Hospital Garcia da Horta, em Almada e tem sido bem sucedida. Para 2018, o Ministério de Saúde quer ainda reduzir em 10% a lista de espera para a cirurgia e em 15% para consulta hospitalar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …

"Sim" vence referendo para reduzir um terço dos deputados em Itália

O “sim” à redução em um terço dos deputados em Itália venceu o referendo realizado no domingo e hoje com 60% a 64% dos votos, segundo sondagens à boca das urnas citada pela agência Lusa. O …

Depois de vários boicotes à atividade de Navalny, Supremo dissolve o seu partido político

O Supremo tribunal da Rússia dissolveu hoje o partido político "A Rússia do Futuro", fundado pelo líder da oposição Alexei Navalny, hospitalizado na Alemanha após ser envenenado com o agente neurotóxico Novichok, de acordo com …

"Solução Milagrosa" também é vendida em Portugal para tratar covid-19. Infarmed avisa que é "uma lixívia"

A Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, está também a ser vendida em Portugal como tratamento para a covid-19, tal como tem acontecido noutros países. Mas o Infarmed alerta que este produto é, basicamente, "uma lixívia" …

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …