/

Governo liberta quatro milhões de euros para modernizar o 112

A atualização do serviço de emergência será feita pelo mesmo consórcio que há mais de quatro anos montou a solução tecnológica atual.

O Governo aprovou uma realização de despesa de 3,98 milhões de euros, mais IVA, para a atualização tecnológica do 112.pt. A verba que será aplicada ao longo dos próximos três anos, segundo uma resolução do Conselho de Ministros de 22 de agosto agora publicada em Diário da República.

Os contratos de serviços para os centros operacionais Norte e Sul do serviço 112.pt, que há mais de quatro anos tinham sido adjudicados a um consórcio integrando a Fujitsu, Intergrapf e Papti, terminam este ano. Isso levou o Executivo a avançar agora com a autorização de nova despesa para a modernização daquele serviço, avança o Expresso.

Torna-se necessário proceder à atualização tecnológica dos dois centros operacionais e assegurar os serviços de manutenção preventiva e corretiva para garantir a continuidade das condições de exploração do sistema, bem como proceder à integração tecnológica da solução em funcionamento nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira no atual sistema em produção, ficando Portugal dotado de uma plataforma 112 única a nível nacional”, lê-se na resolução publicada esta quarta-feira.

A modernização será adjudicada ao mesmo consórcio que já assegura tecnologicamente o 112, uma vez que, segundo o Governo, é “detentor dos direitos exclusivos de comercialização, manutenção e assistência técnica das componentes de hardware e software da atual solução tecnológica.”

Por esse motivo, o Governo considera que é “a única entidade que reúne as competências técnicas e conhecimentos necessários para proceder à atualização tecnológica e prestar os serviços de manutenção de modo a garantir a total disponibilidade do sistema”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.