Governo PSD/CDS vendeu diamantes a Angola a preço de saldo a 4 dias de cair

José Sena Goulão / Lusa

Paulo Portas, Pedro Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque

Paulo Portas, Pedro Passos Coelho, Maria Luís Albuquerque

O Estado português perdeu mais de 30 milhões de euros no processo de venda de três minas de diamantes angolanas que foi concretizado quatro dias antes de o governo do PSD/CDS ser derrubado pela “geringonça” de esquerda.

O governo de Passos Coelho, através da Sociedade Portuguesa de Empreendimentos (SPE), sob tutela do Ministério das Finanças, negociou com a Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA) a venda da participação do Estado português em três minas de diamantes angolanas quando já se sabia da probabilidade de o seu Executivo cair no Parlamento.

Correio da Manhã revela que o negócio ficou acordado a 6 de Novembro de 2015, ou seja, uma semana após a tomada de posse e quatro dias antes de ter sido deposto pela “geringonça” de esquerda.

A ENDIAMA adquiriu à SPE 49% da Sociedade Mineira do Lucapa, 24% da mina de Calonga e 4,9% da mina do Camutué “por 130 milhões de dólares (121 milhões de euros)”, afiança o mesmo jornal que nota que o negócio lesou o Estado português em, pelo menos, 30 milhões de euros.

O CM atesta que “só a mina do Lucapa foi avaliada, por um banco nacional, em 150 milhões de euros“.

A Parpública, que detém a SPE, refere ao jornal que o acordo foi alcançado “na sequência de negociações desenvolvidas sob orientação do governo“.

O negócio pôs fim ao diferendo que opunha a SPE e a ENDIAMA, no âmbito da SML-Sociedade Mineira do Lucapa, e que se arrastava desde 2011.

ZAP

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma negociata onde estes f.d.p. abocanharam mais uma bolada por intermédio de terceiros. E tudo continua, como se nada tivesse acontecido.

  2. Cambada de incompetentes. Cada vez que se levanta um pouco do tapete, lá vem mais lixo.
    O Portas é que foi um grande rato, meteu-se a milhas, saiu de fininho e agora está este Passos a levar com os “embrulhos” que os dois mais a restante pandilha incompetente criaram, e que se vão descobrindo. Até nisso se vê que Passos Coelho é “um verbo de encher”, não tem nem nunca teve categoria para ser 1° ministro deste País. Foi um autêntico “idiota útil” para alguns países interessados em sugar-nos até ao tutano.
    Começo a sentir pena deste “bobo”.

  3. O único comentário que vou escrever aqui nesta noticia é de que a culpa disto é do povo! Todos eles fazem o que lhes apetece independentemente da cor partidária! Provavelmente quando o PSD for novamente para o governo ire-mos certamente presenciar os erros grosseiros dos políticos do PS quando estiveram no Governo e assim sucessivamente! Anda-mos a opinar sobre as asneiras deste tipo…de futuro opinamos sobre as asneiras dos que estão neste momento no governo e não passamos disto…e nada se faz contra isto! Será que isto não foi um negocio de má fé?!?!? Se isto foi prejudicial para o estado não se pode responsabilizar judicialmente as pessoas que o fizeram?! São só questões de um português..posso estar a fazer as perguntas erradas..não sei…Ah pois…esqueci-me que a justica não funciona lá muito bem…

  4. Esta foi mais uma que esta cambada fez. Quantas mais negociatas não foram feitas sem nos sabermos ou que irão aparecer em publico?? Concordo com o Pedro, haja coragem para responsabilizar esta escumalha. leva los ao banco dos réus e se forem culpados, 44 com eles. Só assim os outros poderao ter mais cuidado com o nosso dinheiro.

  5. ISTO NÃO É INCOMPETÊNCIA, É SIM MUITA HABILIDADE PARA ROUBAR, TRAIR ….
    …O PAÍS, TALVEZ POR VINGANÇA MESQUINHA DE QUEM SE JULGA PREJUDICADO POR UM 25 DE ABRIL QUE LHES TIROU OS CRIADOS COLONIZADOS.
    É ANALISAR, COM OLHOS DE VER A ATITUDE, DESTES TRAIDORES,AO 1º DE DEZEMBRO, COMO ALGUNS SE MOSTRARAM DEPOIS DA PRIVATIZAÇÃO DA EDP E O QUE LUCRAM COM ISSO.
    O QUE É FEITO DOS DIAS LOUREIROS, CATROGAS E DE TODOS OS OUTROS QUE LEVANTAM TAÇAS DE BOM CHAMPANHE SEMPRE QUE SE ROUBA O PAIS E ASSIM O POVO.

  6. Cada vez que as ações/negócios em que intervieram estes três incompetentes, Passos, Portas e Maria Alburquerque, o país foi prejudicado.Atendendo ao histórico destes senhores,acho que deveria ser averiguado estes negócio das minas de diamantes, para ver quanto foi o comissionamento aos intervenientes, de forma a se tudo correr bem, sejam presos e se possível enviados para a Sibéria, onde com um bocado de sorte, nunca mais regressam. Admirável é ver estes idiotas, a aparecerem a dar opiniões e criticarem quem procura o melhor para o nosso país, e ainda por cima a chamar de irresponsáveis.Se tivessem vergonha, nem saíam de casa.Fiquei feliz por no último acto eleitoral o povo Português, muito sábio como habitualmente, ofereceu-Lhes um carro novo, mas nunca autorizaram que o conduzissem. Gostei.

  7. A questão não está na venda ou não. A questão é simples, quem beneficiou com esta negociata que prejudicou o estado português (todos os contribuintes portugueses). Assunto para o Ministério Público investigar.

  8. Isto é mais borrada dos políticos, em vez de venderem o que é deles, vendem a preço da pataca o que é de todo um POVO.
    Entendo que as Autoridades Judiciais, deviam agir, procurando a legalidade da venda e se esta foi mais uma negociata dos políticos.
    Digo dos políticos, porque já não acredito em nenhum, começando nos políticos que dizem ser da direita aos políticos que dizem ser da esquerda.
    Todos, mas todos são responsáveis pelo estado em que se encontra o nosso Portugal.
    Para além de venderem ao longo dos anos tudo que era património de todo um povo, resta saber se também já não venderam quota marítima, considerando que tiveram o desplante de penhorar o POVO DE PORTUGAL.
    Será que toda esta gente vai ficar impune ?

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …