Governo prepara plano para alunos de risco. Aulas em casa podem ser parte da solução

O Governo está a ponderar a hipótese de fornecer apoio educativo em casa e condições especiais de avaliação aos alunos com doenças consideradas de risco face ao novo coronavírus (covid-19).

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia este sábado, o Ministério da Educação está a elaborar um plano para alunos de “grupos de risco” inspirado nas medidas em vigor para as crianças e jovens com doença oncológica.

 

Uma portaria publicada em 2017 sobre crianças e jovens com doença oncológica deixa algumas pistas sobre aquilo que poderá ser o próximo ano letivo para alunos de risco.

Condições especiais de avaliação e de frequência escolar; apoio educativo individual em contexto escolar, hospitalar ou no domicílio, presencial ou à distância, através da utilização de meios informáticos de comunicação; adaptações curriculares e ao processo de avaliação”, pode ler-se na portaria, citada pelo mesmo matutino.

A cerca de duas semanas do regresso às aulas, alguns pais e diretores de escolas têm-se queixado da falta de orientações por parte do Ministério.

Ao Público, o ministério liderado por Tiago Brandão Rodrigues, garantiu: “A educação sempre foi garantida aos alunos que, por qualquer motivo de saúde, infelizmente, não podem frequentar a escola”.

Atualmente, a  proporção de crianças e jovens infetados com covid-19 oscila entre 3,7% (grupo dos 0 aos 9 anos) e 4,8% (10-19 anos) de um total de 57.074 casos confirmados desde o início da pandemia em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O que se tem percebido é que o ministro da educação anda como o presidente do SLB com a história do Cavani e outros “grandes craques”. Anda aos papéis e às aranhas. Aliás, tudo o que é governo e DGS, andam completamente “fora”.

RESPONDER

A muralha de Game of Thrones na vida real? Vídeo recria glaciar gigante que existiu na Escócia

Dois investigadores juntaram-se para criar uma reconstituição visual de uma enorme muralha de gelo que existiu na Escócia e que parece saída da série de fantasia Game of Thrones. Quase que dá para ver os homens …

Rui Costa, Benfica

Benfica: duas "baixas" para Rui Costa, em poucas horas (a terceira está proxima)

Varandas Fernandes e Eduardo Moniz não vão fazer parte da lista de Rui Costa nas eleições.  Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato às próximas eleições no Benfica. Dois dias depois, foram anunciadas as saídas …

CNE arquivou queixas contra Costa por causa do PRR. Factos não podem merecer "censura, mesmo que verdadeiros"

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) arquivou as queixas que foram apresentadas contra o primeiro-ministro, António Costa, que, como secretário-geral do PS, tem insistido em falar do PRR, a bazuca europeia, na campanha eleitoral. As queixas …

Discotecas deixam de ter acesso ao lay-off simplificado. Restauração lembra que "crise ainda não acabou"

O processo de desconfinamento começa a chegar ao fim e com ele ficam para trás os apoios financeiros atribuídos às empresas. A terceira e última fase de desconfinamento está quase a chegar e isso implica …

Costa diz não compreender "irritação" de Rio com PRR "bom para o país"

António Costa afirma que não compreende a irritação de Rui Rio com o Plano de Recuperação e Resiliência, frisando que é algo positivo para o país e já está contratualizado com os Açores. O secretário-geral do …

Estudo traz uma nova esperança ao tratamento do cancro dos ovários

Novo estudo traz uma nova luz para a luta contra o cancro dos ovários. Combinação de medicamentos conseguiu reduzir o tamanho do tumor. De acordo com o estudo, entre 25 pacientes que receberam uma combinação experimental …

Medina diz que abertura das discotecas tornará noite em Lisboa mais controlada

O presidente da Câmara de Lisboa e recandidato nas eleições de domingo, Fernando Medina, disse hoje ver como positiva a reabertura das discotecas a 1 de outubro, considerando que a noite na capital passará a …

Gotas quadradas e redes líquidas. Cientistas criaram o que se pensava ser impossível

Numa experiência inesperada, uma equipa de cientistas criou gotículas quadradas e redes líquidas - algo que, de acordo com a ciência, não seria possível. Quando duas substâncias se unem acabam por se estabelecer num estado estável …

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável

Marte pode ser demasiado pequeno para ser habitável. Uma equipa de investigadores sugere que a sua dimensão reduzida não lhe permite reter muita água. Um novo estudo sugere que o pequeno tamanho de Marte pode ser …

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …