Governo prepara plano para alunos de risco. Aulas em casa podem ser parte da solução

O Governo está a ponderar a hipótese de fornecer apoio educativo em casa e condições especiais de avaliação aos alunos com doenças consideradas de risco face ao novo coronavírus (covid-19).

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia este sábado, o Ministério da Educação está a elaborar um plano para alunos de “grupos de risco” inspirado nas medidas em vigor para as crianças e jovens com doença oncológica.

 

Uma portaria publicada em 2017 sobre crianças e jovens com doença oncológica deixa algumas pistas sobre aquilo que poderá ser o próximo ano letivo para alunos de risco.

Condições especiais de avaliação e de frequência escolar; apoio educativo individual em contexto escolar, hospitalar ou no domicílio, presencial ou à distância, através da utilização de meios informáticos de comunicação; adaptações curriculares e ao processo de avaliação”, pode ler-se na portaria, citada pelo mesmo matutino.

A cerca de duas semanas do regresso às aulas, alguns pais e diretores de escolas têm-se queixado da falta de orientações por parte do Ministério.

Ao Público, o ministério liderado por Tiago Brandão Rodrigues, garantiu: “A educação sempre foi garantida aos alunos que, por qualquer motivo de saúde, infelizmente, não podem frequentar a escola”.

Atualmente, a  proporção de crianças e jovens infetados com covid-19 oscila entre 3,7% (grupo dos 0 aos 9 anos) e 4,8% (10-19 anos) de um total de 57.074 casos confirmados desde o início da pandemia em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O que se tem percebido é que o ministro da educação anda como o presidente do SLB com a história do Cavani e outros “grandes craques”. Anda aos papéis e às aranhas. Aliás, tudo o que é governo e DGS, andam completamente “fora”.

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …