Governo prepara plano para alunos de risco. Aulas em casa podem ser parte da solução

O Governo está a ponderar a hipótese de fornecer apoio educativo em casa e condições especiais de avaliação aos alunos com doenças consideradas de risco face ao novo coronavírus (covid-19).

De acordo com o jornal Público, que avança a notícia este sábado, o Ministério da Educação está a elaborar um plano para alunos de “grupos de risco” inspirado nas medidas em vigor para as crianças e jovens com doença oncológica.

 

Uma portaria publicada em 2017 sobre crianças e jovens com doença oncológica deixa algumas pistas sobre aquilo que poderá ser o próximo ano letivo para alunos de risco.

Condições especiais de avaliação e de frequência escolar; apoio educativo individual em contexto escolar, hospitalar ou no domicílio, presencial ou à distância, através da utilização de meios informáticos de comunicação; adaptações curriculares e ao processo de avaliação”, pode ler-se na portaria, citada pelo mesmo matutino.

A cerca de duas semanas do regresso às aulas, alguns pais e diretores de escolas têm-se queixado da falta de orientações por parte do Ministério.

Ao Público, o ministério liderado por Tiago Brandão Rodrigues, garantiu: “A educação sempre foi garantida aos alunos que, por qualquer motivo de saúde, infelizmente, não podem frequentar a escola”.

Atualmente, a  proporção de crianças e jovens infetados com covid-19 oscila entre 3,7% (grupo dos 0 aos 9 anos) e 4,8% (10-19 anos) de um total de 57.074 casos confirmados desde o início da pandemia em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O que se tem percebido é que o ministro da educação anda como o presidente do SLB com a história do Cavani e outros “grandes craques”. Anda aos papéis e às aranhas. Aliás, tudo o que é governo e DGS, andam completamente “fora”.

RESPONDER

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …