Governo prepara-se para anunciar cancelamento dos festivais de verão

Estela Silva / Lusa

O primeiro-ministro afirmou hoje que, na próxima quinta-feira, com “enorme probabilidade”, o Governo vai decidir pela não realização dos festivais de música de verão por causa da covid-19 e considerou difícil a gestão futura da lotação das praias.

“Creio que no Conselho de Ministros da próxima na quinta-feira iremos tomar uma decisão definitiva sobre essa matéria” dos festivais de verão de música, declarou António Costa em entrevista à RTP.

O líder do executivo disse não querer antecipar a decisão do Conselho de Ministros, mas acrescentou que “a enorme probabilidade é que não se realizem“.

Com lugares marcados é mais fácil cumprir as normas de afastamento físico”, referiu o primeiro-ministro, estabelecendo aqui uma diferença entre os festivais de verão e outros espetáculos musicais.

Na entrevista, Costa advertiu que, neste verão, terá de se ir à praia com cautelas especiais e com regras em termos de lotação. “Antecipamos dificuldades de gestão porque uma coisa são praias de enorme extensão e outra coisa são praias pequenas. Vai ser um dos problemas mais difíceis que temos a resolver”, admitiu o primeiro-ministro.

António Costa adiantou apenas que tenciona definir as regras para acesso às praias em diálogo com os autarcas e com as capitanias. “Temos de encontrar uma boa forma de não privar os portugueses do acesso à praia nas melhores condições de segurança. Mas não vamos estar a antecipar aquilo que ainda não é antecipável”, alegou.

Já sobre o desenvolvimento de aplicações informáticas para rastreamento de contactos que podem servir como medida de reforço contra a covid-19, o primeiro-ministro referiu que esses programas poderão desenvolver-se “sem qualquer tipo de intervenção pelo Estado, sendo de adesão voluntária e absolutamente descentralizada entre as pessoas”.

“Trata-se de pegar no seu telemóvel e descarregar uma aplicação porque quer, ou seja, é um ato voluntário. As aplicações que eu tenho visto funcionam basicamente por Bluetooth, portanto, não funcionam por geo-referenciação. E só descarrega a aplicação quem quiser”, frisou.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Nenhuma era apenas um número". NYT dedica toda a primeira página a mil vítimas da pandemia

Mil nomes de pessoas numa primeira página. O jornal norte-americano The New York Times dedicou a primeira página da edição deste domingo a mil vítimas mortais da pandemia de covid-19, para assinalar a iminente passagem …

A economia é a vítima colateral da estratégia singular da Suécia

A Suécia deixou nas mãos dos cidadãos a responsabilidade pela sua saúde e a abordagem relaxada do país em relação à pandemia de covid-19 trouxe resultados negativos. O Governo sueco não impôs um confinamento à população …

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes. E elogia lei da segurança nacional

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes que protestaram, este domingo, contra a legislação anunciada por Pequim. O comissário da polícia, Tang Ping-keung, …

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …