Governo pede aos portugueses que tenham cuidado na República Dominicana

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) pediu aos turistas portugueses que tencionar viajar para a República Dominicana que tenham precaução, recordando que a água da torneira do país não é potável.

Depois das recentes notícias que dão conta que, pelo menos, 10 turistas norte-americanos morreram em resorts da região – alguns dos quais depois de ingerirem bebidas nos bares das unidades hoteleiras ou dos mini-bares disponíveis nos quartos -, o Governo atualizou as recomendações para este país no Portal das Comunidades Portuguesas.

Na secção dedicada à República Dominicana, o MNE apela para que tenham especial cuidado quanto ao consumo de bebidas e para que optem sempre pela água engarrafada.

“Sugerimos aos nossos cidadãos que têm como destino a República Dominicana que mantenham as precauções habituais de segurança, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de bebidas de qualquer tipo, lembrando que a água da rede pública (da torneira) não é viável para o consumo humano”, pode ler-se no site.

A Secretaria das Comunidades escreve ainda que “não é ainda completamente claro o motivo dos óbitos” repentinos no país. Vários média internacionais apontam suspeitas para o consumo de bebidas alcoólicas contrafeitas. O Governo frisa, contudo, que os casos das mortes são pontuais, acrescentando que esta nação das Caraíbas recebe cerca de seis milhões de turistas por ano, sem que tenham sido registados “incidentes de relevo”.

O MNE recomenda ainda que os turistas se vacinem contra a difteria, o tétano, a poliomielite, a febre tifóide, as hepatites A e B e a raiva.

A última recomendação vai para o seguro médico e de viagem. Os turistas devem ter um seguro que “cubra totalmente os encargos com eventuais despesas de saúde no local, bem como os custos de um repatriamento sanitário”, uma vez que a assistência nos hospitais privados locais é muito cara.

Nas últimas semanas têm surgido vários relatos de mortes na República Dominicana. O último caso foi o de Vittorio Caruso, nova iorquino, de 56 anos, que sofreu um ataque cardíaco após ter tomado uma bebida num resort em Santo Domingo.

Segundo um balanço do semanário Expresso, pelo menos 19 turistas dos Estados Unidos morreram em hotéis de luxo daquela ilha das Caraíbas – oito este ano e 11 em 2018 – situação que está a alarmar as autoridades.

As autoridades da República Dominicana, que estão a ser auxiliadas pelo FBI e pela Organização Mundial de Saúde nas investigações às mortes, disseram tudo estar a fazer para apurar as causas e os contornos das mortes.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se fosse adulteração de bebidas, não teriam que morrer mais pessoas e de outras nacionalidades, com tanto turista de todo o mundo que lá passa?…
    Acho estranho serem apenas americanos… apenas um tipo de alvo? Parece intencional.
    Cá para mim há um serial killer à solta e não querem alarmar as pessoas. Mas deviam…

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …