Governo pede aos portugueses que tenham cuidado na República Dominicana

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) pediu aos turistas portugueses que tencionar viajar para a República Dominicana que tenham precaução, recordando que a água da torneira do país não é potável.

Depois das recentes notícias que dão conta que, pelo menos, 10 turistas norte-americanos morreram em resorts da região – alguns dos quais depois de ingerirem bebidas nos bares das unidades hoteleiras ou dos mini-bares disponíveis nos quartos -, o Governo atualizou as recomendações para este país no Portal das Comunidades Portuguesas.

Na secção dedicada à República Dominicana, o MNE apela para que tenham especial cuidado quanto ao consumo de bebidas e para que optem sempre pela água engarrafada.

“Sugerimos aos nossos cidadãos que têm como destino a República Dominicana que mantenham as precauções habituais de segurança, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de bebidas de qualquer tipo, lembrando que a água da rede pública (da torneira) não é viável para o consumo humano”, pode ler-se no site.

A Secretaria das Comunidades escreve ainda que “não é ainda completamente claro o motivo dos óbitos” repentinos no país. Vários média internacionais apontam suspeitas para o consumo de bebidas alcoólicas contrafeitas. O Governo frisa, contudo, que os casos das mortes são pontuais, acrescentando que esta nação das Caraíbas recebe cerca de seis milhões de turistas por ano, sem que tenham sido registados “incidentes de relevo”.

O MNE recomenda ainda que os turistas se vacinem contra a difteria, o tétano, a poliomielite, a febre tifóide, as hepatites A e B e a raiva.

A última recomendação vai para o seguro médico e de viagem. Os turistas devem ter um seguro que “cubra totalmente os encargos com eventuais despesas de saúde no local, bem como os custos de um repatriamento sanitário”, uma vez que a assistência nos hospitais privados locais é muito cara.

Nas últimas semanas têm surgido vários relatos de mortes na República Dominicana. O último caso foi o de Vittorio Caruso, nova iorquino, de 56 anos, que sofreu um ataque cardíaco após ter tomado uma bebida num resort em Santo Domingo.

Segundo um balanço do semanário Expresso, pelo menos 19 turistas dos Estados Unidos morreram em hotéis de luxo daquela ilha das Caraíbas – oito este ano e 11 em 2018 – situação que está a alarmar as autoridades.

As autoridades da República Dominicana, que estão a ser auxiliadas pelo FBI e pela Organização Mundial de Saúde nas investigações às mortes, disseram tudo estar a fazer para apurar as causas e os contornos das mortes.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se fosse adulteração de bebidas, não teriam que morrer mais pessoas e de outras nacionalidades, com tanto turista de todo o mundo que lá passa?…
    Acho estranho serem apenas americanos… apenas um tipo de alvo? Parece intencional.
    Cá para mim há um serial killer à solta e não querem alarmar as pessoas. Mas deviam…

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …