Acordo fechado. Governo paga para voltar a ficar com o controlo da TAP

O Governo de António Costa vai pagar 1,9 milhões de euros para o Estado ficar com 50% da TAP, noticiou o semanário Expresso na sua edição online.

Segundo o jornal, o “Estado vai pagar 1,9 milhões de euros para ficar com 50% das ações e escolhe o presidente do conselho de administração, que passa a ter voto de qualidade”.

O Estado passa a ter 50% das ações da TAP e o conselho de administração passa a ser paritário, com seis elementos nomeados pelo Estado e seis pelo consórcio”, escreve o Expresso, citando o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

Nas declarações ao Expresso, Pedro Marques refere que a comissão executiva “permanecerá” como foi designada pelo consórcio, ou seja, Fernando Pinto vai continuar como presidente da TAP e o filho de Humberto Pedrosa, David Pedrosa, como administrador financeiro.

“A presidência do conselho de administração passa a ser do Estado, que tem voto de qualidade”, acrescentou o ministro.

O semanário refere que o consórcio Gateway, que tinha comprado 61% da empresa em novembro, passa agora a ter 50% do capital da TAP, “menos as ações que vierem a ser adquiridas pelos trabalhadores (até um máximo de 5%)”.

O jornal refere também que o acordo alcançado “pressupõe que a distribuição de direitos económicos só ocorra daqui a pelo menos cinco anos e caso haja uma operação de dispersão de capital em bolsa”.

“Nesse caso, o Estado terá 18,75% dos direitos económicos, caso opte por subscrever parte do empréstimo obrigacionista previsto para os acionistas privados, em situações de mercado idênticas”, acrescenta o jornal.

Na cerimónia de assinatura do memorando de entendimento realizada este sábado, o primeiro-ministro afirmou que vê com “muita satisfação” este acordo.

“Como se diz em bom português, a falar é que a gente se entende e foi isso que aconteceu”, declarou António Costa.

É com muita satisfação que iremos ser sócios não só nos próximos dois anos, vamos ser sócios para sempre”, sublinhou.

O acordo de conclusão da venda direta de 61% do capital da TAP foi assinado no dia 12 de novembro de 2015 entre a Parpública, empresa gestora das participações públicas, e o agrupamento Gateway, na presença da então secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, do então secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Miguel Pinto Luz.

O atual primeiro-ministro sempre se manifestou contra a privatização total da TAP, tendo afirmado em diversas ocasiões que tudo faria para a impedir que a transportadora aérea tivesse mais de 50% do capital privatizado.

Bom Dia

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Grande homem!
    Ele Prometeu, ele cumpriu!
    Finalmente alguém zela pelos interesses de Portugal!
    Viva Portugal aqui e além fronteiras!
    Bem haja grande António Costa!

  2. O PS em coligações com a direita, acordos destes jamais seriam possíveis…
    Prá frente é que é caminho António Costa!
    Não sou PS, não sou PC, não sou Bloco de esquerda, não sou laranja nem azul. Mas apoiarei qualquer um que decida o melhor para o meu país.
    Sou portuguesa convicta!

  3. O Estado pode ter de pagar 3xmais do valor que recebeu, pois muito bem.
    Quem é o Estado, são os ZÉS deste Portugal que pagam as contas provocadas pela irresponsabilidade dos políticos.
    Mas como é possível que a rapaziada não entenda que uma Empresa só existe se a sua atividade gerar retorno para fazer face a custos de laboração, manutenção e outros, sem esquecer uma conta de previsão a novos investimentos.
    É fácil não equacionar as realidades, quando as perdas são pagas pelos impostos dos ZÉS.

    • Marrafa deve ter percebido que o estado pagou 1900 milhões… Mas vai pagar um milhão e novecentos mil. Não chega a 2 milhões por 11% da TAP, ficando assim em pé de igualdade na sociedade com a garantia que o nome da TAP e de Portugal, continuará pelos quatro cantos do mundo, assim como as caravelas portuguesas há mais de 500 anos.
      Muito mais do que 1,9 milhões de € andam os ZÉS deste país a pagar por bancos falidos para vende-los depois por coisa nenhuma.

  4. Paga, e o que é que isso tem de mais ZAP? É claro que paga! Pois se fica com mais 11% da TAP, tem mesmo que pagar. Ninguém dá nada a ninguém! Pagando ao mesmo preço que que o anterior governo vendeu, já é bom.

  5. Comigo certamente não fariam acordo nenhum nestas condições, ficariam com a TAP toda inteirinha mas antes todo o meu dinheirinho para cá com a resposta que haverá mais países sérios onde o pudesse investir com segurança, agora resta-nos ver como as coisas vão funcionar e se vamos continuar a alimentar esse monstro preguiçoso e matreiro.

  6. Não percebi… o estado fica com 50% mas só 18,75% dos direitos económicos? E isto se ainda pagar mais 30 milhões para o conseguir? 50% mas não quer gerir, a gestão é para os outros? Será isto apenas uma operação de marketing político? Só um salva face?

  7. Esta é mais uma trapalhada de uma PPP que o Estado paga (todos nós pagamos) e quem ficará a ganhar serão os privados. PPP à moda da corja dita “socialista”. E também para continuarem a fazer greve quando querem. O que vale é que isto são só balelas e o costa e sua pandilha vão cair em breve com grande estrondo!!

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …