Governo nega já ter optado por “saída à irlandesa”

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

Luis Marques Guedes

Luis Marques Guedes

O Governo PSD/CDS-PP negou hoje, através do ministro da Presidência, que já tenha optado por sair do actual programa de resgate “à irlandesa”, sem um programa cautelar, e comunicado essa intenção à “troika”.

Em resposta à comunicação social, na conferência de imprensa sobre as conclusões do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes afirmou que a opção entre adoptar ou não um programa cautelar só será tomada mais para a frente, “no momento certo”, e que “o momento certo não é com três meses de antecedência”.

Num esclarecimento entretanto enviado à agência Lusa pelo seu gabinete, o próprio primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, reafirma que “nenhuma decisão foi tomada nesta matéria pelo Governo português e que nenhuma preferência sequer foi comunicada a qualquer instituição”.

“A avaliação sobre os termos em que se concluirá o Programa de Assistência Económica e Financeira não deixará de ser feita oportunamente, muito perto da conclusão do programa [prevista para maio]. Nessa altura então, e de modo transparente, o Governo comunicará a sua decisão sobre esta questão”, acrescenta o chefe do executivo PSD/CDS-PP.

Segundo o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, “o país tem todo o interesse em ir analisando as circunstâncias e só tomar essa decisão quando tiver mesmo de a tomar, e esse momento ainda não chegou”.

“Temos tempo. Temos de avaliar a evolução da situação para, no momento certo, escolher aquela que seja a melhor solução para o país”, sustentou Luís Marques Guedes, acrescentando que “não se trata aqui de escolhas de interesse político-partidário”, mas sim de “encontrar a solução que seja a mais interessante para o país”.

As afirmações do ministro da Presidência e do primeiro-ministro foram feitas em reacção a uma notícia do Diário Económico segundo a qual o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, “já disse à ‘troika’ que Portugal quer sair à irlandesa“.

Na nota enviada pelo gabinete do primeiro-ministro à Lusa, Pedro Passos Coelho declara que esta notícia “não tem qualquer fundamento”.

Na conferência de imprensa sobre as conclusões do Conselho de Ministros, o ministro da Presidência considerou que “se trata de um caso típico de uma manchete jornalística inventada”, neste caso, com “50% de hipóteses de acertar“.

A posição do Governo sobre esta matéria “já foi repetida à exaustão”, referiu Luís Marques Guedes: “Já foi repetida à exaustão pelo senhor primeiro-ministro, pela senhora ministra de Estado e das Finanças, pelo senhor vice-primeiro-ministro, por mim próprio, por vários outros membros do Governo”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …